Início / Teoria e Formação | Ver Mais

Teoria e Formação | Ver Mais

A autoproclamada 4º Internacional, de Pablo e Mandel: Uma virada para o ecletismo filosófico (Parte 1)

Em 1996, a “4º Internacional” aprovou um documento intitulado “Nossa Internacional” . Nesse texto, eles explicam a base teórica da sua organização: “Se citando nossas referências históricas ajuda a esclarecer quem somos, nos identificamos com Karl Marx, Friedrich Engels, Rosa Luxemburgo, VI Lenin e Leon Trotsky. Os muitos outros que …

Continue lendo... »

1936: A batalha de Cable Street

O dia 4 de outubro marca o aniversário da Batalha de Cable Street, um evento importante em que a classe trabalhadora de Londres se uniu para dar um golpe decisivo contra a ameaça do fascismo britânico. Neste artigo nós comemoramos a brava posição daqueles trabalhadores que combateram os fascistas enquanto …

Continue lendo... »

1968: um ano de revolução

Este artigo de 2001 foi publicado originalmente em inglês para introduzir um esforço da Corrente Marxista Internacional (CMI) em analisar vários dos acontecimentos revolucionários que preencheram e rodearam o ano de 1968. Acreditamos que seu conteúdo permanece plenamente atual, e serve como introdução para os jovens e trabalhadores que desejam …

Continue lendo... »

A revolução sexual na Rússia

Publicamos aqui um texto bastante citado, “A revolução sexual na Rússia”, do Dr. Grigory Batkis, que foi publicado na Alemanha em 1925 como contribuição aos trabalhos da Liga Mundial pela Reforma Sexual. Uma cópia do original em alemão foi encontrada e traduzida para o inglês por nossos camaradas alemães e …

Continue lendo... »

Construção pela base ou bolchevismo?

Como chegar às massas? Esta questão tem sido o centro do debate revolucionário desde o nascimento do movimento socialista. As revoluções são precedidas por períodos preparatórios de fermentação e debate, clarificação de ideias, perspectivas e tarefas, sacudindo a inércia de períodos anteriores de estabilidade e passividade. Nesses períodos, há um …

Continue lendo... »

Karl Marx: o homem, o pensador, o revolucionário

Os filósofos apenas interpretaram o mundo de diferentes maneiras; o que importa é transformá-lo. (Karl Marx, Teses sobre Feuerbach) Há 200 anos, em 5 de maio de 1818, na cidade alemã de Trier, nasceu uma das maiores figuras da história humana. Dois séculos depois, a despeito de todos os ataques …

Continue lendo... »