Sobre a cessão ao Instituto Lula de terreno na região da Cracolândia e a aliança com o Kassab

Nabil Bonduki
Participei da CPI das áreas públicas em 2002, quando vereador na Camara Municipal, quando se levantou o escândalo que é a maneira como a prefeitura cede áreas públicas. Na conclusão da CPI foram apresentadas propostas para que essas instituições pagassem contrapartidas compatíveis com o valor das áreas quando a utilização não fosse compatível com o caráter público. Pouco foi feito, porque ninguém queria se posicionar contra clubes de futebol, clubes de elites, igrejas, etc. Depois apresentei projeto de lei criando um fundo para aquisição de áreas verdes públicas, a ser alimentado com recursos obtidos com essas concessões e com a eventual venda de áreas públicas. Não foi aprovado e a posição do Executivo foi contrária, pois se queria vender áreas para melhorar o caixa da prefeitura, como se fez com a venda da área onde estava a AR de Pinheiros (vendida por 16 milhões), hoje um condomínio de luxo. No caso da cessão para o Instituto Lula, sou da opinião que deveria ser recusada por vários motivos:
1. O projeto da Luz é contestado por vários setores da sociedade e a cessão visa legitimar a maneira como ele vem sendo feito, de forma autoritária, sem participação da sociedade, um mero negócio, com “n” pequeno, aliás.
2. Kassab pretende com esse gesto se identificar com o Lula, lembrando que ele tem péssima avaliação e o Lula está no máximo. Vai servir para alavancar o Kassab, em quem ninguém confia.
3. O Instituto Lula, e muito menos o Lula, não precisam desse “favor”.
Aproveito para dizer a todos que sou totalmente contrário à aliança do PT com o Kassab, que se insere num quadro de descaracterização total do partido. Será o fim do PT em São Paulo, seguindo o rumo que ocorreu no Rio, quando Zé Dirceu e a cúpula do partido impuseram a aliança com o Garotinho e o que ocorreu em Minas, com a aliança Pimentel/Aécio. Nada tem de programático, e será um fator para a derrota do Haddad. Temos que nos posicionar contra essa aliança.
Um abraço
 
Nabil Bonduki