Slides

Um novo jornal, para um tempo de revolução

Editorial da 1ª Edição do jornal Tempo de Revolução. Faça sua assinatura e receba no seu e-mail! As revoluções são a locomotiva da história. O regime da propriedade privada dos grandes meios de produção, que se consolidou a partir da Grande Revolução Francesa de 1789, trouxe ao mundo a promessa …

Leia Mais »

#36 – A Guerra das Malvinas: ditadura, movimento operário e o oportunismo de Nahuel Moreno

O que levou o governo da Junta Militar a acreditar no sucesso de uma aventura armada contra a terceira maior potência militar do planeta, naqueles anos? Como reagiu o movimento real das massas argentinas diante desse conflito? Qual foi a posição oportunista e revisionista de Nahuel Moreno e do Partido Socialista de los Trabajadores (PST) e o que ela tem a nos ensinar sobre o conteúdo da luta pela Frente Única Anti-imperialista nos países atrasados? No episódio que marca o lançamento da Revista América Socialista nº 18 e o primeiro aniversário do Podcast da Esquerda Marxista, André Mainardi e Flávia Antunes fazem uma exposição sobre a Guerra das Malvinas, a ditadura militar argentina, o movimento operário e sobre o oportunismo e a capitulação de Nahuel Moreno durante desenrolar do conflito. Adquira a Revista América Socialista nº 18

Leia Mais »

1º de Maio: Mais de mil ativistas de 23 estados do Brasil convocam encontro nacional contra Bolsonaro para julho

Nesse 1º de Maio, foi realizado um ato nacional online que lançou uma convocatória firmada por 1.075 militantes, ativistas, trabalhadores e jovens de 23 estados do Brasil. Eles convocam um “Encontro Nacional de Luta: Abaixo Bolsonaro! Por um Governo dos Trabalhadores Sem Patrões Nem Generais!” para 10 de julho a …

Leia Mais »

Chegou a América Socialista 18

A revista traz artigos que vão da economia às artes e analisa o papel do reformismo APRESENTAÇÃO O lançamento da revista América Socialista 18 surge em um cenário onde a morte de milhões de pessoas na pandemia não permite que o véu “progressista” das direções traidoras se sustente. O papel …

Leia Mais »

Vitorioso 2º Seminário em defesa da educação pública, gratuita e para todos prepara o Encontro Nacional de Luta “Abaixo governo Bolsonaro”

Abaixo, apresentamos um relato completo do evento que ocorreu no sábado (17/04/2021)! Boa leitura! A abertura começou com um vídeo da camarada Dora, militante da Federação de Estudantes Marxistas em Londres. No vídeo, Dora faz uma breve fala sobre a situação estudantil no Reino Unido e a importante luta contra …

Leia Mais »

O canto de sereia da Renda Básica Universal

Com o aprofundamento da crise, o aumento do desemprego e da miséria, aparece com mais força a proposta de uma renda básica universal. Ela é apresentada tanto por setores da burguesia quanto por setores da esquerda. Neste artigo, buscaremos compreender a origem desta proposta, seus objetivos e se ela é …

Leia Mais »

As incertezas de Fukushima

O recente anúncio de que a água radioativa armazenada em Fukushima seria despejada no oceano, num processo que se iniciaria daqui a dois anos, foi bastante noticiado na mídia. Analisemos os fatos. Uma unidade produtora de energia elétrica do tipo usada em Daiichi Fukushima, funciona do seguinte modo: O combustível …

Leia Mais »

Os voos altos e baixos da águia: Rosa Luxemburgo e a Rússia

A Rússia e a Alemanha formavam o epicentro dos debates teóricos e das ondas revolucionárias do final do século 19 e início do século 20. Nos dois locais, a efervescência política produzida pela revoltosa classe trabalhadora estava sob a influência das sociais-democracias1 e dos sindicatos, onde, de modo geral, os …

Leia Mais »

#35 – A Revolução Mexicana: Zapata e a Comuna de Morelos

Quais as condições que levaram os camponeses mexicanos a utilizar a Convenção Revolucionária como instrumento de poder? Qual era o programa de Emiliano Zapata, e como a Comuna de Morelos, superando esse seu próprio programa, pôs em questão o ponto central de poder da classe dominante? Afinal, como e porque o governo revolucionário à frente da República Mexicana, foi derrotado? Abrindo a programação do mês de abril, que marca o lançamento da edição de número 18 da Revista América Socialista, órgão teórico e político da Corrente Marxista Internacional nas Américas, publicado semestralmente pela Esquerda Marxista no Brasil, André Mainardi fala sobre América Latina, mais especificamente sobre a Revolução Mexicana, Zapata e a Comuna de Morelos. O bloco "Nossas Lutas" traz um importante recado da camarada Lucy Dias, militante da Liberdade e Luta em São Paulo, sobre o 2º Seminário em defesa da educação pública, gratuita e para todos, que acontecerá online no próximo sábado, dia 17/04. Inscreva-se já!

Leia Mais »

Por que participar do 2º Seminário em Defesa da Educação Pública, Gratuita e para Todos?

No dia 17 de abril, sábado, a partir das 14 horas, realizaremos a 2ª edição deste importante seminário. A educação pública, gratuita e universal é um direito republicano básico, que remonta às conquistas da Revolução Francesa contra o obscurantismo medieval. Contudo, num país de capitalismo atrasado como o Brasil, sequer …

Leia Mais »