Slides

As relações entre Stalin e o Exército Vermelho (parte 2)

PARTE 1 O Pacto Molotov – Ribbentrop e o fiasco na Guerra de Inverno Depois de uma série dos mais absurdos malabarismos teóricos e mudanças bruscas de orientação, por parte de Stalin e da sua Comintern, que apenas confundiram e atrapalharam o proletariado mundial em sua luta de vida e …

Leia Mais »

Uma análise sobre o controle e o destino das armas de fogo no Brasil

No Brasil, o acesso legal ao treinamento militar e às armas de fogo é historicamente restrito ao seletíssimo grupo de oficiais das forças armadas, aos membros das forças de segurança (policiais e seguranças privados – estes apenas em serviço), assim como a parte superior da pequena burguesia e a burguesia, …

Leia Mais »

As relações entre Stalin e o Exército Vermelho (parte 1)

Um dos momentos mais marcantes da história da União Soviética remonta à voraz resistência à invasão e, consequentemente, à vitória sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial. Ela abriu o caminho para a expropriação do capital em diversos países do Leste Europeu – na esteira da onda revolucionária que …

Leia Mais »

10 anos depois: lições da Revolução Egípcia (parte 2)

PARTE 1 O que é o Estado egípcio? Muitas discussões sobre a Revolução Egípcia se concentram na natureza burocrática militar do Estado egípcio. Embora seja uma questão importante, muitas vezes é confundida com discussões sobre o conteúdo de classe fundamental do Estado. A classe dominante egípcia – e o Estado …

Leia Mais »

Amazonas chega a 10 mil mortos por Covid-19 e governo reabre o comércio

No dia 17 de fevereiro o Amazonas chegou à triste marca de 10 mil pessoas mortas por Covid-19 desde o início da pandemia. Dessas, quase metade aconteceram a partir de dezembro de 2020. Menos de uma semana depois, o governador Wilson Lima (PSC) anunciou a reabertura do comércio em Manaus. …

Leia Mais »

Direção da Apeoesp orienta furar a greve que ela mesma propôs

Conselheiro da Articulação Sindical defende a greve sanitária na assembleia, mas orienta furá-la na base, segundo áudio de Whatsapp que circula na categoria. A direção da Apeoesp é composta majoritariamente pela corrente petista Articulação Sindical (ArtSind). Ela é quem tem dirigido a greve sanitária da categoria, iniciada no dia 08 …

Leia Mais »

10 anos depois: lições da Revolução Egípcia (parte 1)

Entre os países cujas massas participaram do que ficou conhecido como a Primavera Árabe, a Revolução Egípcia é, talvez, a mais rica em lições, como também em perspectivas para o futuro imediato. Esse artigo fornece um balanço da revolução e suas consequências, dez anos depois, e explica as perspectivas revolucionárias …

Leia Mais »

Não há protocolo seguro: queremos lockdown e vacina para todos

Os profissionais da educação municipal de São Paulo decretaram greve desde o dia 10 de fevereiro contra a imposição do governo Bruno Covas (PSDB) de retorno presencial no planejamento dos professores e das aulas presencias com os estudantes a partir do dia 15. Não há protocolo seguro sem vacina, apontam …

Leia Mais »

O caso do deputado Daniel Silveira: por que e ao que a Câmara se curvou?

“E, finalmente, os próprios pontífices da ‘religião e da ordem’ são derrubados a pontapés de seus trípodes píticos, arrancados de seus leitos na calada da noite, atirados em carros celulares, lançados em masmorras ou mandados para o exílio” (Karl Marx, O 18 brumário de Luís Bonaparte) A votação sobre o …

Leia Mais »

EUA: a guerra civil no Partido Republicano

No dia 24 de janeiro, o Senado norte-americano absolveu Donald Trump de incitar a rebelião no Capitólio em 6 de janeiro. Embora sete republicanos tenham se juntado aos democratas para votar “culpado”, isso foi insuficiente para a maioria de dois terços necessária para declarar Trump culpado. Apesar de um discurso …

Leia Mais »