Slides

A variante Ômicron e a evolução da pandemia

A variante Ômicron é o mais recente produto da evolução descontrolada da pandemia. Nos EUA, até 11 de dezembro, a nova variante ainda representava menos de 10% dos novos casos de Covid-19, mas essa proporção pulou para mais de 70% na semana anterior ao Natal, e chegou a 98% no …

Leia Mais »

Ano novo, tragédias capitalistas e otimismo revolucionário

Um novo ano se inicia, um novo ciclo, esperança de dias melhores… No entanto, a continuidade do decadente capitalismo regendo a sociedade frustra, em poucos dias, estas expectativas. Desemprego, inflação, miséria e fome, desastres ambientais e sociais, nova onda da pandemia. O ano é novo, mas os velhos problemas persistem. …

Leia Mais »

Mensagem de ano novo 2022 de Alan Woods: vi isto no cinema

Na madrugada de 2022, os gritos de “Feliz Ano Novo” soam vazios para a maioria das pessoas, porque a maioria das pessoas não está nada feliz. No passado, em tempos difíceis, eles buscavam consolo na religião. Mas, hoje em dia, as igrejas estão vazias. Em vez disso, as pessoas tendem …

Leia Mais »

Cazaquistão: protestos contra o preço dos combustíveis levam à revolta

Este informe foi recebido esta noite de um correspondente no Cazaquistão após um blecaute de Internet de 7 horas. Da noite para o dia, os protestos que começaram contra o aumento do preço do gás se transformaram em um levante que já levou à renúncia do governo, mas que não …

Leia Mais »

Bolsonaro, Queiroga e a vacinação de crianças

Nesta terça-feira (04) foi realizada pelo Ministério da Saúde uma audiência centrada na discussão da vacinação de crianças contra a Covid-19. Nas últimas semanas esse tema se tornou a principal frente de intervenção de Bolsonaro e de seus seguidores, como parte de suas posições antivacina e de combate às medidas …

Leia Mais »

Chuvas, inundações e as férias do presidente

No mês de dezembro de 2021 a Bahia passou por três fortes períodos de chuvas, o maior acumulado de chuvas desde 1989 no estado: dias 1 a 4, dias 7 a 12 e, por último, dias 23 a 27.  Em dezembro do ano que passou e começo de janeiro deste …

Leia Mais »

“Não olhe para cima… e nem para os lados”

Este artigo não é uma crítica ao filme em si, mas busca abrir uma discussão com aqueles que assistiram ao filme sobre a realidade atual e suas perspectivas a partir do marxismo. Alerta de Spoilers: Se você não gosta de receber spoilers de filmes que ainda não viu, sugerimos que …

Leia Mais »

Nossas diferenças irreconciliáveis com Alckmin

No editorial do jornal Tempo de Revolução 13, intitulado “Vale tudo contra Bolsonaro?”, explicamos a posição da Esquerda Marxista diante da “possibilidade de Geraldo Alckmin sair do PSDB e compor a chapa de Lula como seu vice”. Na última quarta (15), o agora ex-tucano se desfiliou do PSDB, sinalizando um …

Leia Mais »

A ficção de Marighella e os métodos do guerrilheiro urbano

Em polvorosos, as direções de esquerda, os setores liberais da imprensa e muitas pessoas honestas que se entusiasmaram ao assistir o longa-metragem exaltam Marighella (2021), dirigido por Wagner Moura, como um “ato de resistência”, uma “necessidade histórica” e um tributo à vida e obra do guerrilheiro dos Anos de Chumbo. …

Leia Mais »

Assange pode ser extraditado para os EUA

Julian Assange, jornalista e fundador da organização de denúncias WikiLeaks, agora pode ser extraditado para os Estados Unidos para enfrentar acusações de espionagem, determinou a Alta Corte de Justiça em 10 de dezembro. Esta decisão foi a favor de um apelo do governo dos Estados Unidos para anular a decisão …

Leia Mais »