Detalhe com Karl Marx do mural de Diego Rivera (1935), afresco, Palácio Nacional, Cidade do México /Foto: Wolfgang Sauber

Seminário Arte e Marxismo (2ª Edição)

INSCREVA-SE

Arte e mercado: Uma perspectiva econômica marxista sobre a produção artística

Quando? 3 de dezembro de 2020 (quinta-feira), às 18H

Debates:

  • A produção artística e a mercadoria. Informante: Vinícius Camargo (20 min).
  • O mercado das artes plásticas e a esfera de circulação. Informante: Maurício Iânes (20 min).
  • A peça teatral A mais-valia vai acabar, seu Edgar, de Oduvaldo Vianna Filho, do ponto de vista do marxismo. Informante: Jacqueline Takara (20 min).
  • O papel da música no desenvolvimento da cultura de massa no fim da Segunda Guerra Mundial aos dias de hoje. Informante: André Mainardi (20 min).

No dia 3 de dezembro (quinta-feira), às 18h, vai ocorrer o Seminário Arte e Marxismo on-line, com informes de artistas militantes da Esquerda Marxista. Este evento faz parte do “Socorro Vermelho” e pretende arrecadar recursos para ajudar nossos camaradas que estão desempregados em função da pandemia.

A atividade deverá servir para o debate sobre a arte e sua relação com o mercado capitalista.

No primeiro informe, há a apresentação da discussão acerca do conceito de mercadoria: afinal, toda arte é mercadoria? O que define a mercadoria? Como aplicar a teoria do valor à produção artística?

Na sequência, o informe concentra-se em tratar da área das artes plásticas, do grande mercado de obras vendidas a preços exorbitantes, da determinação de seus valores e do funcionamento de seus espaços de venda e de troca.

Já o terceiro informe procura analisar a peça teatral A mais-valia vai acabar, seu Edgar, considerada o marco das atividades do CPC da UNE nos anos de 1960. Nesta parte, a teoria marxista é confrontada com sua versão revisionista presente na dramaturgia e na militância do PCB deste mesmo período.

Por último, apresenta-se a discussão sobre os aspectos econômicos do Plano Marshall até a crise capitalista atual, o “boom” da Indústria Fonográfica e seu desenvolvimento.

Como participar?

Para participar, é muito simples! Basta clicar em “inscreva-se” e preencher o formulário do google com seus dados e selecionar a forma de pagamento. A inscrição só será efetivada após o pagamento.

Dúvidas?

Envie um e-mail para [email protected]

 

 

Deixe Seu Comentário