Prof. Pedro Bernardes – 50800: Uma candidatura contra o sistema e pelo Fora Bolsonaro em SP!

Artigo publicado no jornal Foice&Martelo Especial nº 17, de 15 de outubro de 2020. CONFIRA A EDIÇÃO COMPLETA.

Apresentação

Em 2020, eu, Prof. Pedro Bernardes, tenho a honra de representar a Esquerda Marxista – SP no pleito eleitoral. Mesmo considerando as inúmeras limitações desse processo, trata-se de um período importante para ampliar o diálogo e a base de apoio dos revolucionários junto à juventude e à classe trabalhadora.

Sou professor da rede estadual de SP. Além de militante da Esquerda Marxista, sou membro do coletivo Educadores pelo Socialismo e construo diariamente com as principais lutas da juventude e da classe trabalhadora.

Nosso programa

Nossa candidatura na cidade de São Paulo tem como objetivo central potencializar a luta contra esse sistema e pelo Fora Bolsonaro no centro econômico do país.

A solução para os problemas de São Paulo – SP não pode se dar nos marcos municipais, com projetos de lei que tratam uma questão ou outra. É preciso a organização da juventude e da classe trabalhadora para transformar tudo!

Em todo o mundo, os governos capitalistas promovem cortes e retirada de direitos, aprofundam a repressão. Não é à toa que vemos mobilizações massivas nos EUA contra o racismo, pela dissolução da polícia. Da mesma forma vimos recentemente mobilizações contra a violência policial na Colômbia. Em outros países ocorrem derrubadas de governos, como é o caso das manifestações no Líbano que fizeram mais um primeiro-ministro renunciar.

No Brasil, Bolsonaro é hoje o responsável por aplicar o programa da burguesia de total retirada de direitos e ampliar a exploração do conjunto da classe trabalhadora. Suas políticas só aceleram esse processo, fortalecem o status quo, esse sistema.

Bolsonaro corta das verbas da saúde, educação e ciência; retira direitos por meio das Reformas Previdenciária, Administrativa, Tributária e outras já anunciadas e agendadas. Na mesma linha, Dória apresenta o PL 529 que extingue autarquias importantes  à população, prepara mais privatizações e cortes nas universidades públicas e instituições públicas de pesquisa. Junto a isso, avança com o privatista programa de escolas de tempo integral. Por sua vez, Covas não fica para trás: aprova a reforma previdenciária municipal, promove os vouchers na educação infantil da cidade de SP, e prepara a entrega da educação pública de SP. Além disso, assim como Dória e Bolsonaro, segue na linha de forçar volta às aulas presenciais nas escolas públicas. Todos eles preparam um massacre contra a juventude e a classe trabalhadora.

Como vemos, as demandas locais de São Paulo – SP estão necessariamente ligadas à luta de classes em nível nacional e mesmo internacional. Assim, um programa revolucionário deve necessariamente contemplar as demandas gerais do conjunto da classe trabalhadora. É nesse sentido que essa candidatura defende e norteia suas ações com base nas seguintes bandeiras:

  • Fim do pagamento da “Dívida” Pública! Todo o dinheiro necessário para os serviços públicos (educação, saúde, cultura e assistência social)! Que os patrões paguem pela crise que criaram!
    Serviços públicos, gratuitos e para todos! Estatização de todos os serviços públicos terceirizados e privatizados!
  • Estatização de todo o serviço de saúde para combater a pandemia e garantir atendimento a toda a classe trabalhadora!
  • Estabilidade no emprego! Contratação imediata e direta de todos os terceirizados nos serviços públicos!
  • Auxílio estatal digno a todos os desempregados e autônomos para atravessarem a quarentena!
  • Estatização sob controle dos trabalhadores de todas as fábricas e grandes empresas fechadas ou que apresentarem uma política de demissões. Nenhum posto de trabalho a menos!
  • Revogação da Reforma da Previdência e da Reforma Trabalhista! Abaixo a EC 95 do Teto dos Gastos! Revogação da MP 936 das demissões e cortes de salários!
  • Paralisação imediata de todos os serviços públicos não essenciais sem prejuízo nos salários e nos empregos! Nenhuma escola, universidade ou serviço não essencial deve funcionar até a disponibilização de uma vacina! Pelo direito à quarentena!
  • Revogação da Reforma do Ensino Médio!
  • Em defesa da educação pública, gratuita e para todos! Fim do vestibular! Vagas para todos nas universidades públicas!
  • Federalização das faculdades e universidades privadas que exploram os estudantes com aumentos das mensalidades, cobranças indevidas e demissões de professores!
  • Não ao Escola Sem Partido! Contra a censura nas artes e nas ciências! Pelo direito de expressão e livre organização política!
  • Contra todo tipo de discriminação relacionada a gênero, cor de pele, identidade e sexualidade!

Além disso, nossa candidatura se desenvolve em constante apoio com os coletivos Movimento Negro Socialista, Mulheres pelo Socialismo, Educadores pelo Socialismo e Liberdade e Luta. Incorporamos integralmente seus programas e utilizamos nossa candidatura como amplificadores de suas pautas.

Perspectivas para a continuidade da luta

Nesse período de campanha estamos ampliando o diálogo com setores da juventude e a classe trabalhadora, aproximando cada vez mais pessoas das ideias revolucionárias. Construímos a luta contra o retorno às aulas presenciais durante a pandemia, conseguindo a vitória em diversas escolas e bairros.

Estamos mobilizando a luta em defesa da vida da Profª Mara (ver: http://liberdadeeluta.org/taxonomy/term/670) e da campanha contra os cortes de Bolsonaro aos serviços públicos (ver: https://www.marxismo.org.br/devolvam-as-verbas-da-saude-educacao-e-ciencia-nao-ao-retorno-das-aulas-presenciais-sem-vacina/)

Além das mobilizações cotidianas, toda quinta-feira às 21h realizamos nossa LIVE, para discutir mais diretamente com os contatos nossas ideias e programa.

Todas essas iniciativas são desenvolvidas para potencializar o programa revolucionário em SP, utilizando essa candidatura como mais uma ferramenta da luta da classe trabalhadora pela derrubada do capitalismo!

Apoie e vote em nossa candidatura contra o sistema e por Fora Bolsonaro na cidade de São Paulo (Prof. Pedro Bernardes 50800)! Participe de nossas ações e debates, e, muito mais importante que seu voto, some-se a nossa luta! Seja você também um militante da Esquerda Marxista!

Deixe Seu Comentário