O que é isso Serra?

Trem da RFFSA, privatizado por FHC/PSDB
quando Serra era Ministro do Planejamento

No programa Roda Viva levado ao ar segunda feira (21/06), pela TV-Cultura, o candidato a presidente José Serra-PSDB, quando falava sobre infra-estrutura, afirmou: “o governo Lula sucateou as ferrovias”.


Serra pode estar sofrendo de amnésia circunstancial, pois não se lembrou no programa que a inclusão da RFFSA e da FEPASA no programa de privatizações foi obra do governo Fernando Henrique Cardoso, do qual era ministro do Planejamento, cargo que exerceu de 01/01/95 a 31/04/96.

Ainda está presente na memória dos ferroviários da ex-Estrada de Ferro NOB, a imagem de Serra batendo o martelo no leilão de concessão da malha, ocorrido em março de 1996. 

O resultado deste “crime de lesa pátria” é de conhecimento de todos os brasileiros. Destruição do patrimônio público, redução da malha ferroviária ativa, a liquidação da RFFSA, o que acabou por gerar os gargalos atuais no sistema de transportes.

O governo do presidente Lula poderia ter revertido esta situação, decretando a caducidade dos contratos, reestatizando as ferrovias, revitalizando a Rede Ferroviária Nacional, combinando estas ações com a implantação de um novo Plano Nacional de Transportes, que privilegiasse a multimodalidade de transportes, e o modal ferroviário como base deste sistema. Não o fez.

Logotipo da NOB, privatizada por Serra

E porque não fez? Não fez por conta da política de alianças e do governo de coalização, inclusive com partidos que deram sustentação ao governo entreguista de FHC, como o PMDB. O mesmo PMDB que levou a direção do PT a intervir em Minas Gerais e no Maranhão, para impor o apoio aos candidatos ao governo Hélio Costa e Roseana Sarney, jogando na lata do lixo os fundamentos de independência de classe que estiveram na base de fundação do partido.


Mas Serra, querer agora, às vésperas do processo eleitoral fugir de sua responsabilidade com o processo de destruição das ferrovias, é achar que o povo brasileiro e os ferroviários não tem memória. Temos, e lembramos também, que foi o senhor José Serra, que determinou a suspensão do pagamento aos aposentados e pensionistas da RFFSA, dos valores referentes à dívida com o pagamento do tíquete refeição, o que ensejou ação judicial que tramita na justiça há mais de 14 anos.

A responsabilidade de Lula, e isso também não esquecemos, é que no seu governo, e por ação direta sua, via medida provisória que a Rede Ferroviária Federal foi extinta, último ato da peça orquestrada pelos demotucanos.

Fonte: Roque Ferreira (Vereador pelo PT em Bauru/SP e militante da Esquerda Marxista)