“O que é bom para os EUA é bom para o Brasil!”

O ministro Mantega se encontrou com um dos chefes da economia mundial, o secretário do Tesouro americano, Jacob Lew, e saiu dizendo que Brasil e Estados Unidos “sempre tiveram excelentes relações econômicas”. Mantega disse que é importante continuar “estreitando laços entre os dois países“.

O ministro Mantega se encontrou com um dos chefes da economia mundial, o secretário do Tesouro americano, Jacob Lew, e saiu dizendo que Brasil e Estados Unidos “sempre tiveram excelentes relações econômicas”. Mantega disse que é importante continuar “estreitando laços entre os dois países“. E disse também que “… observamos uma recuperação da economia internacional” … “No entanto, essa recuperação, do meu ponto de vista, é ainda incipiente, mais lenta do que gostaríamos e ainda não é suficiente para estimular a retomada dos países emergentes.”

Não há mais imperialismo. Os EUA sempre foram “parceiros” e provavelmente “O que é bom para os EUA é bom para o Brasil!” (Como disse Juracy Magalhães, primeiro embaixador brasileiro em Washington depois do golpe de 64), certo Mantega?!

Eis a declaração do ministro de esquerda: “Temos de promover uma reaproximação dos Estados Unidos com o Brasil, e isso é possível porque temos interesses comuns, temos de encontrar os caminhos para concretizar essa parceria.”

Aprofundar a dominação imperialista e esconder a crise. Estes são objetivos estratégicos do governo. Isso terá consequências dolorosas para os trabalhadores e a juventude.