Últimas Notícias

julho, 2021

  • 23 julho

    Richard Lewontin: o biólogo dialético (1929-2021)

    Em 4 de julho, o célebre biólogo evolucionário Richard Lewontin infelizmente faleceu aos 92 anos. Raro entre os cientistas, a ciência e a política de Lewontin eram guiadas por uma perspectiva filosófica consciente, que ele defendeu com firmeza e assumidamente ao longo de sua vida. Lewontin era um marxista e, …

    Leia Mais »
  • 23 julho

    Reflexões sobre o marxismo e as Ciências Humanas

    O presente artigo é uma contribuição de um apoiador da Esquerda Marxista e contém posições exclusivas de seu autor. José Alberto Bandeira Ramos é professor aposentado pela  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e autor do artigo “O ‘Manifesto Comunista’ estaria superado? A nova sutileza anticomunista“. Da Redação. Introdução …

    Leia Mais »
  • 20 julho

    A corrida espacial bilionária: egolatria e parasitismo de proporções cósmicas

    No início deste mês, em meio a uma pandemia que é uma das piores catástrofes desde a 2ª Guerra Mundial, os magnatas bilionários Jeff Bezos (proprietário da Amazon e de sua própria empresa privada de voos espaciais, Blue Origin) e Richard Branson (proprietário da Virgin Galactic) anunciaram suas intenções para …

    Leia Mais »
  • 19 julho

    Maringá, a corrupção no capitalismo e a farsa do Estado mínimo

    Maringá, nas últimas semanas, tem se tornado praticamente um epicentro das investigações políticas sobre corrupção e irresponsabilidades do governo em relação à crise da Covid-19, com três figuras da cidade tendo participado direta ou indiretamente.  Sérgio Moro, juiz responsável pelos julgamentos pertencentes à Operação Lava Jato, foi o primeiro a …

    Leia Mais »
  • 15 julho

    Todo apoio à organização e luta dos moradores do Morro do Amaral

    Os moradores do bairro Morro do Amaral, comunidade mais antiga da cidade de Joinville, sofreram um ataque por parte do prefeito Adriano Silva (Partido Novo) na última quinta-feira (8/7). Três imóveis foram colocados no chão, e a prefeitura já sinalizou que estes constavam em uma lista de 71 a serem …

    Leia Mais »
  • 15 julho

    Sectarismo e oportunismo nos atos Fora Bolsonaro

    Vemos uma onda crescente de insatisfação contra o governo Bolsonaro. Em maio e em junho deste ano ocorreram atos massivos em todo o Brasil e, ao que tudo indica, continuarão a acontecer em julho. Uma vez em movimento, os trabalhadores e a juventude encontraram em suas direções tradicionais – principalmente …

    Leia Mais »
  • 14 julho

    Escolas estaduais de São Paulo impõem trabalho forçado

    De acordo com o art. 2º da convenção nº 29 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a definição de trabalho forçado significa “todo trabalho ou serviço exigido de um indivíduo sob ameaça de qualquer penalidade e para o qual ele não se ofereceu de espontânea vontade”.[1] No Código Penal brasileiro, …

    Leia Mais »
  • 14 julho

    Repúdio aos ataques da direita à memória do camarada Roque Ferreira

    Revolucionários, mesmo após a morte, seguem sendo um incômodo para a burguesia pelo legado que deixaram. Os capitalistas, invariavelmente, buscam atacar este legado com calúnias e falsificações. Nosso camarada Roque Ferreira, vítima da Covid-19 em setembro do ano passado, dedicou toda sua vida à defesa dos interesses da classe trabalhadora, …

    Leia Mais »
  • 13 julho

    Manifesto do Encontro Nacional de Luta Abaixo o Governo Bolsonaro! Por um Governo dos Trabalhadores sem patrões nem generais!

    No dia 10 de julho, ativistas de diferentes partes do país se reuniram em encontro online para discutir a situação política e os meios e as formas para ajudar a desenvolver o movimento de massas capaz de derrubar o governo Bolsonaro e abrir caminho para um verdadeiro governo dos trabalhadores.Este …

    Leia Mais »
  • 13 julho

    #37 – Pão, fé e terra: Müntzer, Engels e a Revolta Anabatista

    No primeiro episódio de julho, mês das grandes revoluções da história, André Mainardi traz uma exposição sobre Thomas Müntzer e a Revolta Anabatista ocorrida na Alemanha dos anos de 1524-25. Friedrich Engels o grande professor do proletariado, analisou o levante camponês como sendo uma das maiores tentativas revolucionárias da história do povo alemão e que expressou, no crepúsculo do Feudalismo, o programa proletário moderno de abolição da propriedade privada.

    Leia Mais »
  • 8 julho

    Fundação do Partido Comunista Chinês: heroísmo e tragédia

    Há um século, em 1º de julho de 1921, o Partido Comunista Chinês foi fundado. Começou como um partido revolucionário genuíno liderado por quadros dedicados e heroicos, mas veio abaixo ante a trágica derrota na revolução de 1925-27. Hoje, o PCCh é um instrumento de dominação capitalista, mas sua história …

    Leia Mais »
  • 8 julho

    “Cuba é um país maior que a geografia da Ilha”

    Em 2020, a editora Boitempo publicou o livro Água por todos os lados, de Leonardo Padura. O escritor cubano se tornou bastante conhecido no Brasil com a publicação do livro O homem que amava os cachorros, também pela Boitempo, em 2013, que trata do assassinato do revolucionário russo Leon Trotsky. …

    Leia Mais »
  • 6 julho

    O “Manifesto Comunista” estaria superado? A nova sutileza anticomunista

    Li, no caderno MAIS! da Folha de São Paulo, publicado no dia 19/02/2006, artigo assinado pelo professor da USP, Dr. Boris Fausto, sob o título “O novo desafio da esfinge”. O artigo começa afirmando, em sua chamada inicial, que o referido documento histórico, o “Manifesto Comunista” de Marx e Engels, …

    Leia Mais »
  • 6 julho

    A Revolução Gráfica do Maio Francês de 68: A beleza está nas ruas

    No último dia de junho (30), realizamos a atividade “A Revolução Gráfica do Maio Francês de 1968”, a partir do artigo de mesmo nome da última edição da revista “América Socialista”. A condução da atividade foi feita por Taisa Leonardo que também apresentou a revista aos 23 participantes, entre militantes …

    Leia Mais »
  • 5 julho

    3 de Julho: Esquerda Marxista e Liberdade e Luta no combate por abaixo Bolsonaro já!

    No último sábado, dia 3 de julho, milhares de jovens e trabalhadores voltaram às ruas de todo o Brasil para pôr abaixo o governo Bolsonaro. Novamente, a Esquerda Marxista e a Liberdade e Luta participaram ativamente dessas mobilizações, levantando nossas bandeiras e faixas e divulgando a nossa política. Em todos …

    Leia Mais »