Últimas Notícias

janeiro, 2022

  • 21 janeiro

    Mensagem de Trotsky após a morte de Lenin

    No dia 21 de janeiro de 1924 chegava ao fim a vida do grande revolucionário marxista Vladimir Ilyich Ulyanov (Lenin), principal líder do Partido Bolchevique e da Revolução Russa de 1917. Logo após a sua morte, Leon Trotsky escreveu esta bela homenagem que reproduzimos abaixo. Lenin morreu Lenin morreu. Lenin …

    Leia Mais »
  • 21 janeiro

    A educação e a Revolução Russa: Makárenko e Vygotsky

    A revolução russa de 1917 é até hoje o acontecimento mais radical da história social humana, em que, pela primeira vez, a ampla maioria se levantou para derrubar seus opressores e criar uma sociedade sem exploração. Sem esquecer o antecedente, ao mesmo tempo glorioso e trágico, da Comuna de Paris …

    Leia Mais »
  • 21 janeiro

    A farsa da reciclagem no capitalismo

    O termo reciclagem tomou força da década de 60 em diante com o advento em massa das embalagens descartáveis, principalmente dos plásticos e plastificados. Despontou como uma reação popular contra o volume de lixo gerado, mas foi distorcido e vem sendo utilizado apenas com o intuito de gerar mais lucros …

    Leia Mais »
  • 20 janeiro

    O colapso da União Soviética e a ascensão de Putin

    O mês de dezembro do último ano marcou o 30º aniversário do colapso da União Soviética. O estado operário deformado mais poderoso estava entrando em colapso enquanto supostos comunistas saqueavam o Estado e seus ativos, aplaudidos pelos imperialistas do Ocidente. O capitalismo mostrou sua cara feia, e os trabalhadores da …

    Leia Mais »
  • 19 janeiro

    Guerra, paz e luta de classes: marxismo versus pacifismo (parte 2)

    PARTE 1 A luta pela paz é a luta pelo socialismo Este é o programa do marxismo. Mas devemos conectar isso com o humor das massas em qualquer momento, que é inacabado, confuso e contraditório. Na maioria dos casos, o desejo de paz entre os trabalhadores é saudável, não é …

    Leia Mais »
  • 18 janeiro

    Guerra, paz e luta de classes: marxismo versus pacifismo (parte 1)

    A questão da violência é frequentemente colocada como uma questão teórica abstrata. Os pacifistas isolam o conceito de “violência” e o tratam separadamente de todos os outros aspectos das relações humanas. Mas, como disse o teórico militar Carl von Clausewitz: “a guerra é a continuação da política por outros meios”. …

    Leia Mais »
  • 18 janeiro

    A variante Ômicron e a evolução da pandemia

    A variante Ômicron é o mais recente produto da evolução descontrolada da pandemia. Nos EUA, até 11 de dezembro, a nova variante ainda representava menos de 10% dos novos casos de Covid-19, mas essa proporção pulou para mais de 70% na semana anterior ao Natal, e chegou a 98% no …

    Leia Mais »
  • 17 janeiro

    Ano novo, tragédias capitalistas e otimismo revolucionário

    Um novo ano se inicia, um novo ciclo, esperança de dias melhores… No entanto, a continuidade do decadente capitalismo regendo a sociedade frustra, em poucos dias, estas expectativas. Desemprego, inflação, miséria e fome, desastres ambientais e sociais, nova onda da pandemia. O ano é novo, mas os velhos problemas persistem. …

    Leia Mais »

dezembro, 2021