Últimas Notícias

maio, 2021

abril, 2021

  • 30 abril

    A reforma da previdência dos servidores de Joinville e o papel do sindicato

    Pela segunda vez em pouco mais de um ano, os servidores municipais de Joinville têm o seu direito à aposentadoria atacado e precisam se colocar em luta. O ataque, desta vez, é bem mais profundo, com o prefeito Adriano Silva (Novo) querendo diminuir salários, aumentar o tempo de contribuição e …

    Leia Mais »
  • 30 abril

    Março e abril de morte em Santa Catarina

    Os governos burgueses no Brasil iniciaram a pandemia contundentes no negacionismo científico diante a pandemia de Covid-19. Suas intenções nunca foram evitar os milhares de corpos se acumulando. Aliás, este nunca poderia ter sido o foco, pois não passam de administradores do balcão de negócios da classe dominante. Durante este …

    Leia Mais »
  • 29 abril

    Em defesa dos trabalhadores do transporte público de Ponta Grossa (PR)

    Confira abaixo o panfleto que os militantes da Esquerda Marxista (Paraná) estão distribuindo para os trabalhadores do transporte público de Ponta Grossa em greve. Parar totalmente o transporte da cidade para defender os empregos, salários e direitos! Desde o final do ano passado a Viação Campos Gerais (VCG), concessionária que …

    Leia Mais »
  • 29 abril

    Mulheres Pelo Socialismo SP: mês de março com agenda de luta!

    O mês de março historicamente tem sido um período de luta e reivindicação dos direitos das mulheres da classe trabalhadora. Por isso, o Mulheres Pelo Socialismo de São Paulo, participou e realizou diversos debates online sobre os temas mais latentes e as demandas mais urgentes das mulheres proletárias no mundo …

    Leia Mais »
  • 26 abril

    Live: 1º de Maio – Fora Bolsonaro Já!

    Neste 1º de Maio de 2021, às 15h, realizaremos um ato político nacional online para lançar a convocatória de um Encontro Nacional de Luta com o objetivo de discutir as formas, os meios, para avançarmos na luta pela organização e mobilização do combate para ajudar as massas a derrubar o …

    Leia Mais »
  • 23 abril

    As demissões dos trabalhadores terceirizados da Petrobras em plena pandemia e o desemprego na crise capitalista

    O desemprego é um aspecto estrutural da sociedade capitalista e isso se intensifica ainda mais em um momento de crise tão profunda como essa que não só o Brasil, mas o mundo todo atravessa. A pandemia deflagrou as mazelas do sistema e tem sido usada motivadamente pelos capitalistas como subterfúgio …

    Leia Mais »
  • 23 abril

    Pílulas da Ciência Diária: Oxigênio em Marte

    Ontem (22), ficamos sabendo que o robô Perseverance da NASA, que desceu em Marte, fez uma experiência muito boa, a princípio. Ele utilizou eletricidade para transformar o gás carbônico (CO2) em oxigênio (O2). Mas como isto funciona? Através da eletricidade, o gás carbônico, que é formado por um átomo de …

    Leia Mais »
  • 22 abril

    Alemanha, 1921: A tragédia da “Ação de Março”

    Há cem anos, os líderes ultraesquerdistas do Partido Comunista Alemão lançaram prematuramente uma ofensiva revolucionária. Isso acabou sendo um fiasco, destruindo a autoridade do partido. A “Ação de Março” de 1921 contém lições importantes para hoje. O evento conhecido como “Ação de Março” de 1921 foi um capítulo trágico no …

    Leia Mais »
  • 22 abril

    Por que a “esquerda” acredita ser mais fácil o fascismo do que a revolução?

    Este artigo tem como objetivo discutir uma linha de pensamento comum na “esquerda” atual: a crença de que é mais fácil haver um fascismo do que uma revolução. Nós discordamos frontalmente desta interpretação. Para nós, o que ocorre é que um desânimo profundo contaminou a “esquerda” (mesmo aqueles que se …

    Leia Mais »