Últimas Notícias

agosto, 2018

  • 8 agosto

    Nem presa, nem morta: pela legalização do aborto!

    O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou audiências públicas nesta sexta (3/8) e segunda (6/8) para discutir a possibilidade de descriminalização do aborto no Brasil. A proposta foi encaminhada pelo PSOL por meio da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nomeada de ADPF 442 e pretende discutir se a mulher …

    Continue lendo... »
  • 3 agosto

    Quem são os partidos de “esquerda”?

    Frequentemente os jornais relatam a reunião de partidos “de esquerda”, aí incluídos o PT, o PSOL, o PCdoB e ainda PSB e PDT. Mas serão todos eles de esquerda? O conceito de esquerda e direita nasceu na Revolução Francesa, quando os partidos mais radicais, em particular os jacobinos, sentavam-se à …

    Continue lendo... »
  • 3 agosto

    O Combate de Trotsky: da ascensão do nazismo até a fundação da 4ª Internacional

    Em 1938, o revolucionário Leon Trotsky, já há muito perseguido e expulso da União Soviética, reunia-se com 30 delegados, que juntos representavam 12 países, e declarava a fundação da IV Internacional. Sentados em uma casa nos subúrbios de Paris, o líder russo e os demais presentes erguiam uma nova bandeira …

    Continue lendo... »
  • 3 agosto

    Um plano mundial para acabar com a previdência

    Durante a última Copa do Mundo, os meios de comunicação não conseguiram esconder que uma reforma da previdência acontecia no país que sediava o evento, a Rússia. O fato gerou espanto nos trabalhadores brasileiros que passam nesse exato momento pelo maior ataque ao sistema previdenciário dos últimos 20 anos: o …

    Continue lendo... »
  • 3 agosto

    Uma candidata de esquerda em Nova York?

    No mês passado, um fenômeno bastante interessante sacudiu a política norte-americana. Uma jovem nova-iorquina de apenas 28 anos chamada Alexandria Ocasio-Cortez, filha de uma porto-riquenha, pertencente ao DSA (Socialistas Democráticos da América) derrotou durante as primárias do Partido Democrata*, Joe Crowley, que é deputado há 10 mandatos e que compunha …

    Continue lendo... »
  • 3 agosto

    Grã-Bretanha: Junte-se aos marxistas! Lute pela revolução!

    O quinto ano da Federação de Estudantes Marxistas (MSF -Marxists Students Federation) celebra um período de grande agitação política na Inglaterra e em toda Grã-Bretanha. No ano passado, os camaradas da Federação intervieram nas eleições gerais apoiando a candidatura de Jeremy Corbyn. Impulsionaram a campanha “Defend Corbyn, Fight for Socialism!” …

    Continue lendo... »
  • 3 agosto

    As alianças eleitorais e os vices problemáticos

    A maior parte das notícias sobre Bolsonaro nas eleições, na última semana, foram seus problemas em arrumar um vice. Quatro recusas, para ser vice do candidato que, sem Lula, lidera as pesquisas eleitorais. O candidato preferido da burguesia, Alckmim, não fica atrás. Assim que fechou uma aliança com o condomínio …

    Continue lendo... »
  • 3 agosto

    O suicídio em uma moldura social

    Nesta quinta-feira (2/8), mais uma pessoa pulou do prédio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Essa situação não se trata de um caso isolado relacionado ao prédio da UERJ, de uma questão individual, muito menos de uma característica regional. É um fenômeno generalizado, coletivo e mundial. A …

    Continue lendo... »

julho, 2018

  • 27 julho

    Evento contra condenação dos 23 ativistas debate como derrotar a repressão

    No dia 24 de julho, no Rio de Janeiro, aconteceu um grande evento contra a condenação dos 23 ativistas que estavam nas manifestações de 2013. Estiveram presentes mais de 300 pessoas, dezenas de organizações políticas e centenas de apoiadores. O evento foi realizado no IFCS (Instituto de Filosofia e Ciências …

    Continue lendo... »
  • 26 julho

    Dia 2/8: a tarefa dos professores é rechaçar a BNCC e a Reforma do Ensino Médio

    O governo Temer, por meio de um MEC totalmente atrelado aos interesses do capital financeiro, propõe para a próxima quinta-feira (2/8) um “debate” nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas, última etapa da implementação da Reforma do Ensino Médio. Assim como as farsas promovidas nas discussões da …

    Continue lendo... »
  • 25 julho

    Pelo fim das práticas antissindicais no BB! Campanha de moções!

    Nos dias 7 e 8 de junho ocorreu o 29º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, encontro que definiu a pauta de reivindicações dos trabalhadores, a qual foi em seguida apresentada ao banco e que está sendo debatida nas negociações da campanha salarial em curso. Porém, o 29º …

    Continue lendo... »
  • 20 julho

    Palestina: dois Estados ou um Estado único, laico e democrático?

    Costuma ser unanimidade entre as organizações de esquerda a defesa da Palestina contra os ataques do Estado de Israel. Quando o exército israelense lança seus mísseis contra as pedras e paus de que dispõe a maior parte do povo palestino, a quase totalidade dessas organizações publica artigos condenando tais atrocidades. …

    Continue lendo... »
  • 20 julho

    O comércio da saúde: lucro em sangue

    Numa trajetória que atravessa milhares de anos, o acesso à saúde sempre obedeceu à ordem de que “a história da humanidade até os dias atuais tem sido a história da luta de classes”. Sob o capitalismo, essa realidade é cada vez mais escancarada nas crises e a classe trabalhadora sangra …

    Continue lendo... »
  • 20 julho

    Trump, a OTAN e as armas

    Quando Trump, fiel a seu estilo, chegou na reunião da OTAN atacando seus aliados europeus, os analistas viram nisso mais uma de suas fanfarronadas. Mas os número frios demonstram que o presidente dos EUA tem um objetivo bem real, que nada tem a ver com a Rússia. Trata-se do comércio …

    Continue lendo... »
  • 20 julho

    A situação da Colômbia e o fracasso eleitoral das FARC

    Realizado no dia 17 de Junho, o segundo turno das eleições presidenciais na Colômbia foi marcado pela polarização social e pela desmoralização política das FARC (Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia). A vitória foi para o candidato reacionário Ivan Duque, apoiado pelo ex-presidente Alvaro Uribe e que recebeu 54% da votação …

    Continue lendo... »