Últimas Notícias

novembro, 2020

  • 24 novembro

    Em defesa do Museu Casa Leon Trotsky

    Oitenta anos após o assassinato de Leon Trotsky seguimos defendendo seu legado. E uma das tarefas mais importantes neste sentido é a manutenção do Museu Casa Leon Trotsky, localizado na Cidade do México, que é parte viva de nossa tradição revolucionária. Por isso, no próximo dia 25 de novembro (quarta), …

    Leia Mais »
  • 24 novembro

    Seminário Arte e Marxismo (2ª Edição)

    Arte e mercado: Uma perspectiva econômica marxista sobre a produção artística Quando? 3 de dezembro de 2020 (quinta-feira), às 18H Debates: A produção artística e a mercadoria. Informante: Vinícius Camargo (20 min). O mercado das artes plásticas e a esfera de circulação. Informante: Maurício Iânes (20 min). A peça teatral …

    Leia Mais »
  • 24 novembro

    Segunda onda da Covid-19 em Joinville: descaso da gestão pública e inoperância sindical

    No dia 17 de novembro, a Prefeitura de Joinville confirmou 475 novos casos de Covid-19 e decretou a restrição de público no comércio, shoppings, academias, bares e restaurantes da cidade. Paradoxalmente, emite uma nota dizendo que não irá proibir as aulas presenciais nas escolas municipais e privadas da cidade. O …

    Leia Mais »
  • 24 novembro

    Episódio #29 – A escravidão e a origem do capitalismo

    Por que o capitalismo precisou da escravidão para se consolidar como sistema econômico dominante e assegurar o poderio da burguesia? Que relações podemos estabelecer entre a escravidão e o capitalismo? Para falar um pouco mais sobre a história dessa relação brutal prática da escravidão e o surgimento do capitalismo, André Mainardi recebe novamente a camarada Flávia Antunes, historiadora e roteirista do Podcast da Esquerda Marxista.

    Leia Mais »
  • 23 novembro

    A degeneração da teoria e a teoria da degeneração: Problemas do regime soviético

    O socialismo plenamente desenvolvido (comunismo) significa uma sociedade sem Estado. Mas o período de transição do capitalismo ao socialismo exige um extremo fortalecimento da função do Estado (ditadura do proletariado). Essa dialética histórica do Estado foi suficientemente estudada pela teoria marxista. A base econômica do desaparecimento progressivo do Estado operário …

    Leia Mais »
  • 20 novembro

    200º Aniversário de Friedrich Engels, o professor do proletariado

    No dia 28/11, sábado, às 14h, venha participar da celebração do “200º Aniversário de Friedrich Engels, o professor do proletariado”. A atividade faz parte da Universidade Marxista – Brasil e o informante dessa edição será o dirigente da Esquerda Marxista, Serge Goulart, que irá abordar os seguintes temas: O materialismo …

    Leia Mais »
  • 20 novembro

    Contra a demissão dos trabalhadores do transporte público de Ponta Grossa

    No dia 17/11, terça-feira, a Viação Campos Gerais (VCG), concessionária que opera o transporte público de Ponta Grossa-PR, informou durante uma audiência com o Ministério Público do Trabalho e com o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Ponta Grossa (Sintropas) que pretende demitir 230 trabalhadores, o que representa 20% …

    Leia Mais »
  • 20 novembro

    Estado autoritário de direito e a tributação sobre jornais, revistas e livros

    Depois de abordar a tributação sobre livros do ponto de vista da democracia e da contradição de valores que a burguesia expõe, neste artigo destacaremos outro aspecto ignorado do assunto. Desta vez sob a perspectiva dos trabalhadores e dos adeptos do #ForaBolsonaro. Vivemos em uma sociedade de massas e de …

    Leia Mais »
  • 19 novembro

    Live: Ser negro não é crime! A luta contra o racismo hoje no Brasil e no mundo

    Na véspera do 20 de novembro, realizaremos a live “Ser negro não é crime! A luta contra o racismo hoje no Brasil e no mundo”. Acompanhe a transmissão na página do Facebook do Movimento Negro Socialista (MNS) ou pelo Canal Marxista para discutirmos a luta contra o racismo na atualidade. …

    Leia Mais »
  • 19 novembro

    A trajetória do Exército Vermelho

    INTRODUÇÃO Qual papel pode exercer a violência quando usada pela classe vitoriosa em uma revolução? Na Rússia pós-outubro, os sovietes e seus principais dirigentes, os bolcheviques, enfrentaram não só desafios administrativos por terem se apoderado da velha máquina estatal tsarista, mas também grandes desafios militares. Após os bolcheviques tomarem o …

    Leia Mais »
  • 16 novembro

    Ato público: Ser negro não é crime!

    No dia da Consciência Negra (20/11), o Movimento Negro Socialista (MNS) realizará, em São Paulo-SP, um ato para denunciar esse sistema de opressão e exclusão dos trabalhadores negros que é o racismo e todas as formas como ele se apresenta na sociedade capitalista, sobretudo nas instituições burguesas. Não nos calaremos …

    Leia Mais »
  • 16 novembro

    Retorno às aulas: o descaso com a vida dos estudantes e trabalhadores da Educação

    Desde que o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou o retorno das aulas no Estado do Espírito Santo, os trabalhadores da Educação e a Comunidade Escolar têm mostrado apreensão e medo. Esse retorno é anunciado em um contexto no qual não se tem a pandemia de Covid-19 sob controle, o que …

    Leia Mais »
  • 13 novembro

    Live: Não ao pagamento da dívida pública interna e externa!

    Nesta sexta-feira, às 19h30, teremos a última live com os candidatos contra o sistema desta eleição municipal de Joinville-SC, onde vamos conversar sobre a Dívida Pública, este roubo dos cofres públicos para os bolsos privados. Assista, divulgue e comente! Deixe Seu Comentário

    Leia Mais »
  • 13 novembro

    Tributação sobre livros revela falência ideológica dos capitalistas

    Está nas mãos do presidente da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3887/2020. Esse documento propõe a criação de uma Contribuição Social sobre Operações de Bens e Serviços, apelidada de CBS. Sua abrangência incluiria a venda de livros, que de isentos passariam a ter uma tributação de 12%. O …

    Leia Mais »
  • 12 novembro

    Encontros pelo Fora Bolsonaro ocorreram em Bauru, Distrito Federal e, conjuntamente, pelo Espírito Santo e Minas Gerais

    Veja como foi e inscreva-se para os próximos! No dia 31 de outubro, foram realizados dois encontros regionais pelo Fora Bolsonaro, um em Bauru/SP e outro em conjunto, com participantes do Espírito Santo e de Minas Gerais. No dia 8 de novembro, foi a vez do Distrito Federal. Os encontros …

    Leia Mais »