Últimas Notícias

novembro, 2018

  • 8 novembro

    Foice&Martelo 127

    Leia online: Safatle: Fascismo sem luta de classes? Editorial Declaração da Esquerda Marxista: Organizar a resistência e o combate contra o governo Bolsonaro O que nos dizem as urnas? Como enfrentar os grupelhos fascistas e a repressão Bonaparte e Bolsonaro: a farsa na repetição histórica Escola de Bolsonaro: obscurantismo religioso …

    Continue lendo... »
  • 3 novembro

    Exemplo da UnB: combater as provocações dos grupelhos fascistas

    A parcialidade da mídia burguesa e seus decrépitos mercenários não medem esforços para se alinharem como capachos do próximo governo e subverterem a chamada opinião pública aos desmandos e devaneios da extrema-direita. Em um caluniador comentário no rádio, também registrado em seu blog, o jornalista Cláudio Humberto classificou como fascistas …

    Continue lendo... »
  • 1 novembro

    PM entra em escola estadual do ES e leva professor para a delegacia, após discussão sobre “Escola Sem Partido”

    Na terça-feira após o 2º turno das eleições, o professor da rede estadual do Espírito Santo e mestrando do programa de pós-graduação do IFES, Bruno Guedes Pinto, foi coagido na sala de professores da instituição na qual ocupa o cargo de professor efetivo, por uma outra professora, em regime de …

    Continue lendo... »
  • 1 novembro

    Safatle: Fascismo sem luta de classes?

    Vladimir Safatle, em um vídeo bastante difundido no Youtube, principalmente entre a esquerda, explica o que a seu ver é fascismo1: Culto à violência. Não há fascismo sem a ressureição do Estado-Nação em sua versão paranóica. O fascismo sempre será solidário com a insensibilidade absoluta e a violência com as …

    Continue lendo... »
  • 1 novembro

    O que nos dizem as urnas?

    Os marxistas têm claro que o que move a sociedade é a luta de classes, e que esta se expressa apenas de maneira deformada através das eleições burguesas. Para a luta de classes, cem pequeno-burgueses sem laço algum com o seu entorno, que sequer sabem o nome de seus vizinhos …

    Continue lendo... »
  • 1 novembro

    Como enfrentar os grupelhos fascistas e a repressão

    A Frente Democrática As declarações de Bolsonaro foram claras: ele está disposto a reprimir os movimentos, os partidos de esquerda, os comunistas. Frente a isto, o PT e o PSOL estão lançando uma “Frente Democrática” para combater o novo governo. O PT afirma em sua nota: “A eleição de um …

    Continue lendo... »
  • 1 novembro

    Honduras: socialismo ou barbárie!

    Com a caravana de milhares em direção aos Estados Unidos, Honduras volta à cena internacional. O país, com uma população de 9 milhões de habitantes, sempre apareceu no palco internacional através de golpes de Estado e de muita resistência por parte da população, aviltada pelas consequências de uma economia atrasada …

    Continue lendo... »
  • 1 novembro

    Plano Bolsonaro para a educação vem do Banco Mundial

    Os financiamentos públicos de instituições privadas de ensino básico e superior com dinheiro do Estado, assim como a cobrança de mensalidade em instituições de ensino superior estatais, são planos explícitos do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM). A fundação tanto do FMI quanto do BM insere-se na …

    Continue lendo... »
  • 1 novembro

    A Escola de Bolsonaro: obscurantismo religioso e ideologia de direita

    O projeto Escola Sem Partido (ESP) é um dos pilares políticos de Bolsonaro. Ele ataca o “kit gay” e os conteúdos ligados às Ciências Humanas, defendendo a volta da ditadura.   Seu filho, deputado federal mais votado em SP, divulga que é contra a escola pública e defende sua privatização integral. …

    Continue lendo... »
  • 1 novembro

    Bonaparte e Bolsonaro: a farsa na repetição histórica

    Os dois Napoleões Napoleão Bonaparte assumiu o governo da França em 1799, dez anos após a Revolução Francesa ter deposto o rei e instalado uma república. Ele assumiu e foi respaldado pela maioria da burguesia para restaurar a “ordem” que a revolução tinha destruído e que, constantemente, ameaçava os novos …

    Continue lendo... »
  • 1 novembro

    O movimento estudantil dando o exemplo!

    Nas últimas semanas, a Justiça Eleitoral promoveu uma verdadeira “caça” em ao menos 25 universidades públicas e institutos federais pelo Brasil a fora, com o intuito de barrar, por meio de mandados, a realização de debates, atos, aulas e eventos que tivessem como tema o fascismo. Faixas com dizeres “Antifascistas” …

    Continue lendo... »

outubro, 2018

  • 25 outubro

    Mano Brown está certo?

    Nesta última terça-feira (23/10), no palanque do chamado Comício da Virada, na Lapa (Rio de Janeiro), num palanque repleto de artistas, entre eles atores conhecidos da televisão brasileira, cantores consagrados, Mano Brown – referência central do rap nacional – fez uma fala que repercutiu por todo o Brasil. Em meio …

    Continue lendo... »
  • 22 outubro

    O movimento #EleNão, os atos e o que fazer

    “A verdadeira educação das massas não pode nunca ser separada de uma luta política independente e sobretudo da luta revolucionária das próprias massas. Só a ação educa a classe explorada, só ela lhe dá a medida das suas forças, alarga o seu horizonte, aumenta as suas capacidades, esclarece a sua …

    Continue lendo... »
  • 22 outubro

    A classe trabalhadora da Argentina resiste

    A Argentina vive uma crise profunda. O país está às vésperas de uma moratória e, para “evitá-la”, Macri aumenta a dívida com o FMI. A corrida de câmbio nos últimos meses foi motivada pelo aumento das taxas da reserva federal americana e pela crise que afeta todo o mundo. Os …

    Continue lendo... »
  • 19 outubro

    A Assembleia da ONU e os conflitos da burguesia em nível mundial

    Ocorreu entre 25/9 e 2/10 a 73a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, a ONU. O centro do debate foi o discurso do presidente Donald Trump, que provocou risos do plenário após vangloriar-se dos avanços de seu governo no campo econômico. Constrangido, tentou manter o humor e afirmou que …

    Continue lendo... »