Últimas Notícias

maio, 2024

  • 24 maio

    Marxismo versus libertarianismo

    No momento em que escrevo, a economia global encontra-se nas garras do caos e da crise – o resultado de um coquetel incendiário de oscilações voláteis na demanda, de anos de subinvestimento crônico e de gargalos induzidos por pandemias na produção e distribuição. Alguns especialistas estão prevendo que levará anos até que os atrasos sejam resolvidos, a escassez de mão de obra seja preenchida e os preços se estabilizem. Enquanto isso, as famílias comuns enfrentam escassez de necessidades básicas, como alimentos e combustível, e a renda familiar real está sendo corroída pela inflação desenfreada.

    Leia Mais »
  • 22 maio

    Abaixo a perseguição aos médicos do Hospital Vila Nova Cachoeirinha: pelo direito ao aborto público, gratuito e seguro

    No dia 16 de maio, houve um ato na Avenida Paulista em frente ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) em defesa do aborto legal. Este ato foi chamado pela Frente pela Legalização do Aborto do Estado de São Paulo devido aos recentes ataques que o direito ao aborto nos casos previstos em lei vem sofrendo recentemente. Manifestantes realizaram a entrega simbólica de uma coroa de flores, que representa a morte, em especial de jovens mulheres que não conseguem acesso ao aborto legal ou são criminalizadas por supostamente estarem matando outra vida.

    Leia Mais »
  • 15 maio

    Suspensa a greve do magistério de SC: uma categoria gigante e uma direção sindical miúda

    Os trabalhadores em educação de Santa Catarina encerram em 8 de maio uma greve de 15 dias, iniciada em 23 de abril. O Sinte, maior sindicato do estado, tem hoje uma base de 18 mil efetivos na ativa, 28 mil contratados em caráter temporário (ACTs) e 31 mil aposentados e pensionistas. Ou seja, um sindicato gigante, que representa um universo de 77 mil trabalhadores. Mas para além de falar do potencial dessa categoria em quantidade, é fundamental analisar a sua força e o seu potencial de luta. 

    Leia Mais »
  • 14 maio

    Lênin em um ano: O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia (1899)

    Em dezembro de 1895, Lênin ajudou a fundar o grupo marxista de São Petersburgo, a Liga de Luta pela Emancipação da Classe Operária. Mas, assim que estava prestes a imprimir o primeiro número de seu jornal, Lênin e outras figuras proeminentes foram presos pela polícia secreta czarista. Mas a atividade política de Lênin não diminuiu quando ele foi preso e posteriormente exilado para Shushenskoye, na Sibéria. Na verdade, foi durante esse período que Lênin produziu "O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia", uma análise científica afiada dos processos econômicos que estavam minando a antiga e venerável ordem social no país, preparando eventos revolucionários.

    Leia Mais »
  • 13 maio

    A crise no movimento comunista – Precisamos retornar a Lênin

    Publicamos aqui uma contribuição de Alan Woods ao debate pré-congressual do Partido Comunista Brasileiro – Refundação Revolucionária. O PCB-RR reúne os camaradas que foram burocraticamente expulsos do PCB em Julho e Agosto de 2023, depois de terem levantado uma série de divergências políticas, inclusive com relação à questão do caráter da guerra na Ucrânia. Gostaríamos de agradecer ao Comitê Político Provisório do PCB-RR pela oportunidade desta troca de ideias entre comunistas e desejar-lhes êxito em seu congresso, que se realizará no final do mês.

    Leia Mais »
  • 1 maio

    Nove dias de greve do magistério catarinense: avaliação, lições e rumos

    Hoje, 1º de Maio, Dia Internacional de Luta da Classe Trabalhadora, completam-se nove dias de greve do magistério catarinense. Ontem, essa categoria realizou um dos maiores atos da sua história, em Florianópolis, com a participação de mais de 7 mil trabalhadores de todo o estado. Isso mesmo diante do mais alto nível de assédio moral já sofrido pelos profissionais da educação de Santa Catarina. A Corrente Sindical da OCI constroi a greve desde o primeiro momento. Ontem, participou do ato em Florianópolis e, como força reconhecida da categoria, elabora aqui uma avaliação, com as lições e possíveis rumos do movimento.

    Leia Mais »
  • 1 maio

    “O Comunismo” nasce como jornal dos novos comunistas do Brasil

    Este Dia do Trabalhador marca o nascimento de um novo jornal no Brasil. “O Comunismo” surgiu para organizar os novos comunistas. Essa é uma iniciativa da Organização Comunista Internacionalista (OCI) para ajudar milhares de jovens e trabalhadores que querem dar um fim no capitalismo e construir um futuro de felicidade para a humanidade.

    Leia Mais »

abril, 2024

  • 30 abril

    Podcast – Por que precisamos de uma internacional comunista?

    Nesse terceiro episódio do Foice & Martelo, André Mainardi recebe a camarada Lucy Dias, da coordenação nacional da Juventude Comunista Internacionalista (JCI) para um debate que aborda a importância da fundação de uma nova organização internacional dos trabalhadores que seja a expressão organizativa de toda a insatisfação que brota das entranhas do atual sistema. Uma discussão que passa também por um profundo balanço histórico de todas as internacionais.

    Leia Mais »
  • 29 abril

    Greves dos servidores públicos marcadas pela disposição de luta dos trabalhadores e adaptação das direções

    Em 2024, os primeiros meses dos servidores públicos estão marcados pela mobilização de diversas categorias. As pautas levantadas estão ligadas à reposição das perdas salariais, reajuste e defesa dos salários ou pela existência dos planos de carreira e contra os avanços de políticas privatistas como a terceirização, imposição de plataformas digitais e de outros tipos de Parcerias Públicos-Privadas (PPPs).

    Leia Mais »
  • 28 abril

    Defenda o serviço público! Organize-se com a OCI!

    O novo concurso da prefeitura não traz garantias de efetivação para os candidatos, se caracterizando como uma farsa. O último concurso para cargos da administração e da saúde para o Município de Joinville aconteceu em 2014. Mais de 10 anos sem concurso!

    Leia Mais »
  • 24 abril

    Lições de Abril

    Em 1974, Portugal vivia sob o jugo de uma ditadura e era um país pobre, isolado e em guerra. Sete grupos econômicos controlavam a economia do país. Cansados da guerra e temendo vir a ser responsabilizados pela derrota, os Capitães (cerca de 300 militares) impulsionados por uma questão reivindicativa, evoluíram muito rapidamente para a oposição e conspiração contra a guerra e o regime. Que tudo se tenha passado numa questão de meses foi fruto do apodrecimento do regime. 

    Leia Mais »
  • 22 abril

    Os trotskistas e a luta contra a ditadura

    Os trotskistas, desde a criação da Oposição de Esquerda, na década de 1930, sempre fizeram parte da vida política no Brasil. Na ditadura, isso não foi diferente, defendendo a revolução e o socialismo. Na ditadura, combateram tanto a integração estratégica do Partido Comunista Brasileiro (PCB) às instituições do Estado como o espontaneísmo inconsequente da luta armada, defendo a necessidade da organização independente dos trabalhadores. Esse processo, de luta teórica e política de princípios, levou à criação da Organização Socialista Internacionalista (OSI), em 1976.

    Leia Mais »
  • 17 abril

    Conselho Federal de Medicina ataca o direito ao aborto legal

    A atual crise do capitalismo ataca continuamente os direitos conquistados pela luta da classe trabalhadora. O direito em risco desta vez é sobre o corpo das mulheres, trata-se do direito ao aborto, inclusive nas condições já limitadas previstas pela lei vigente. No dia 3 de abril, foi publicado uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) no Diário Oficial com a proibição da assistolia fetal, que é a prática usada para induzir o aborto em gestações após 22 semanas nos casos previstos pela lei: quando a gravidez causa risco à vida da mulher, quando o feto for anencéfalo ou a gravidez for resultante de um estupro. Este procedimento, proibido pela resolução, serve para interromper os batimentos cardíacos do feto ainda dentro do corpo da mãe para impedir que ele saia do útero ainda com sinais vitais e cause mais danos psicológicos à mulher e à equipe médica envolvida.

    Leia Mais »
  • 16 abril

    Lênin em um ano: escritos de um revolucionário

    Neste ano do centenário da morte de Lênin, é tempo de os revolucionários reivindicarem o verdadeiro Lênin: como um lutador revolucionário, o fundador do bolchevismo e da Internacional Comunista, e como um dos maiores teóricos marxistas da história. Para este objetivo, temos o orgulho de lançar uma nova série, “Lênin em um Ano”, para trazer à tona as pérolas – algumas bem conhecidas, outras nem tanto – do prodigioso trabalho teórico de Lênin. A série pretende transmitir o valor duradouro desta teoria aos revolucionários de hoje e ilustrar como este trabalho teórico esteve intimamente ligado às polêmicas e às lutas políticas que definiram a vida de Lênin, por meio das quais o bolchevismo foi forjado.

    Leia Mais »
  • 9 abril

    Solidariedade aos servidores ingressantes da prefeitura de SP: convocação imediata dos ingressantes

    Mais uma vez, o prefeito Ricardo Nunes nos mostra o seu caráter marqueteiro e descompromissado com o serviço público e o atendimento à população. Em janeiro, o Nunes fez a divulgação em suas redes sociais da convocação de mais de 7 mil professores que passaram no último concurso da prefeitura. No processo de admissão, todos os ingressantes passam por uma perícia médica, que é feita por uma empresa contratada pela prefeitura. No entanto, essa empresa demonstra não estar preparada para receber a quantidade de professores ingressantes e monstra não compreender a legislação do serviço público municipal. Centenas de professores ingressantes estão sendo impactados por essa burocracia e desorganização.

    Leia Mais »