Foice & Martelo Especial 17 (Edição Atual)

Artigos exclusivos para assinantes.

EDITORIAL | EUA e Brasil: eleições em meio à crise

O capitalismo é o responsável pela dor e sofrimento que se espalha pelo mundo. Mais de 1 milhão de mortes oficiais pela Covid-19, número certamente inferior ao real retrato da pandemia. Somam-se a essas vítimas os que morrem cotidianamente por fome, falta de saneamento, por doenças curáveis e tratáveis que continuam matando pelo insuficiente atendimento de saúde e de medicamentos, pela violência das polícias, pelas guerras. As cenas cotidianas da atualidade parecem saídas do ensaio de George Orwell, “Como morrem os pobres”.

LEIA MAIS

Aumenta a temperatura da luta de classes nos EUA

Rafael Prata

O descontentamento popular com as condições de vida e trabalho nos EUA — que já vinha aumentando nos últimos anos — acentuou-se com o aprofundamento da crise econômica acelerada pela pandemia do novo coronavírus. Os mais afetados são os mais pobres e, dentre eles, os trabalhadores negros, latinos e imigrantes são os que mais sofrem com o desemprego e péssimas condições de saúde, trabalho, moradia e alimentação e os que mais são vítimas da violência policial, racismo e xenofobia.

LEIA MAIS

Os candidatos contra o sistema para a prefeitura de Joinville

Mayara Colzani e Chico Aviz

Em Joinville, Santa Catarina, estamos construindo uma campanha para denunciar a miséria gerada pelo capitalismo e administrada pelo Estado burguês. Nós, candidatos contra o sistema, estamos utilizando esse momento para atingir a maior quantidade de trabalhadores e jovens com as ideias do marxismo.

LEIA MAIS

Prof. Pedro Bernardes – 50800: Uma candidatura contra o sistema e pelo Fora Bolsonaro em SP!

Pedro Bernardes

Em 2020, eu, Prof. Pedro Bernardes, tenho a honra de representar a Esquerda Marxista – SP no pleito eleitoral. Mesmo considerando as inúmeras limitações desse processo, trata-se de um período importante para ampliar o diálogo e a base de apoio dos revolucionários junto à juventude e à classe trabalhadora.

Sou professor da rede estadual de SP. Além de militante da Esquerda Marxista, sou membro do coletivo Educadores pelo Socialismo e construo diariamente com as principais lutas da juventude e da classe trabalhadora.

LEIA MAIS

Por um mandato contra o sistema e pela revolução socialista! Nas ruas e nas lutas!

Esquerda Marxista (Campinas)

Alexandre é um militante que está há muito tempo nas lutas, seja com atuação histórica junto ao Movimento das Fábricas Ocupadas, na resistência da Flaskô, na luta em defesa da moradia e contra as reintegrações de posse, como na Vila Soma, Vila Operária, Nelson Mandela e tantas outras.

LEIA MAIS

Esquerda Marxista RJ: crítica ao PSOL e apoio a Renato Cinco

Esquerda Marxista (Rio de Janeiro)

Este documento é uma resolução da direção do Comitê Regional da Esquerda Marxista do Rio de Janeiro. Apontamos algumas críticas à direção do partido e à campanha majoritária à Prefeitura. E explicamos também nosso compromisso com a campanha do companheiro Renato Cinco a vereador.

LEIA MAIS

O consenso burguês em torno do Ministro do STF indicado por Bolsonaro

Luiz Gustavo Assad Rupp

Na última semana, Bolsonaro apresentou o nome de Kassio Marques para suceder o decano Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal. Nos últimos dias a indicação foi ofuscada pelas denúncias de plágio em trabalhos acadêmicos e falsificação do currículo do candidato, mas, com exceção deste “pequeno detalhe”, o nome de Kassio Marques, de um modo geral, foi visto com bons olhos pela burguesia e seus representantes no parlamento, no judiciário e na imprensa.

LEIA MAIS

Chile: plebiscito constituinte e a luta pelo Fora Piñera!

Luiz Neto

A atual conjuntura do Chile tomará passos significativos nas próximas semanas quando a população votará para decidir se querem ou não uma nova constituição. Marcada para o dia 25 de outubro, a votação é fruto das grandes movimentações políticas que tomaram o país.

LEIA MAIS

Marxismo, stalinismo e a burguesia

Michel Goulart

Em setembro Stalin e o stalinismo voltaram a ser um dos temas mais comentados pela esquerda no Brasil. Desta vez o motivo foi a referência que o músico Caetano Veloso fez, no programa apresentado por Pedro Bial, ao filósofo italiano Domenico Losurdo e aos vídeos de Jones Manoel. O músico afirmou: “Eu sou menos liberalóide do que era há dois anos”. A fala em si não diz nada, sendo muito mais um comentário isolado numa entrevista sobre outros tantos temas. Contudo, garantiu uma maior projeção a Manoel, que conseguiu espaço para uma entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

LEIA MAIS

Filosofia, ciência e Misticismo (Filosofia da História – parte 3)

Luiz Bicalho

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Essa frase representa o super-herói Homem-Aranha. Mas ela poderia representar todos os grandes super-heróis de quadrinhos. Na verdade, ela é expressão máxima de uma Filosofia da História. E a história é feita pelos grandes homens, pelos heróis, pelos reis, imperadores etc.

LEIA MAIS

Faça o login para acessar as edições anteriores (exclusivo para assinantes):

QUEM SOMOS CONTRIBUA E ASSINE EDIÇÕES ANTERIORES

EXPEDIENTE

Editor: Luiz Bicalho.

Comitê Editorial: Aline Seitenfus, André Mainardi, Evandro Colzani, Francine Hellmann, Henrique de Macedo, Luiz Bicalho, Michel Goulart, Pedro Corrêa.

Arte de Capa: Henrique de Macedo.

Contato: jornal@marxismo.org.br

Seja um assinante do jornal Foice&Martelo!

Faça sua assinatura com boleto ou parcelada no cartão do jornal Foice&Martelo abaixo, e tenha acesso a todo o conteúdo digital que disponibilizamos. Caso queira conhecer melhor o jornal clique aqui. Abaixo você faz sua assinatura:

Deixe Seu Comentário