JM participou do Congresso Estadual da JPT de Santa Catarina

Juventude Marxista de Santa Catarina
Daison intervem na plenária da JPT 

Nos dias 8 e 9 de outubro aconteceu em Brusque o IV Congresso Estadual da Juventude do Partido dos Trabalhadores. A Juventude Marxista, que possui a maioria na JPT municipal de Joinville, esteve presente com três delegados e defendeu bandeiras de luta como a federalização da Univille e a posição do congresso em relação ao aumento do número de vereadores nas câmaras municipais.  A JM garantiu uma vaga na executiva estadual da JPT e uma delegada ao Encontro Nacional da JPT.

Durante o encontro foi possível estreitar contatos com o Movimento de Federalização da FURB, com estudantes secundaristas e universitários de outras partes do Estado, que se interessaram pela política da JM. O presidente do DCE da Univille e militante da JM, Daison Colzani, interveio em relação à importância de unir a luta da federalização da FURB com a da Univille: “A FURB federal é um exemplo para a gente e é uma luta do PT”. De acordo com ele, há mais 490 universidades com características muito parecidas às “comunitárias” de Santa Catarina em todo o país, com estruturas prontas para serem assumidas pelo governo e ampliar as vagas públicas no ensino superior.

A JM aprovou duas moções, uma direcionada às Câmaras Municipais, solicitando a aprovação do número de vagas para vereadores com base no teto da Emenda Constitucional 58/2008, e outra em defesa da federalização da FURB e da Univille. Também foi denunciado o ato do vereador de Joinville Belini Meurer (PT), que proibiu o DCE – também dirigido pela JM – de intervir em uma discussão sobre o número de vereadores na Univille. A Executiva Estadual da JPT ficou encarregada de conversar com o parlamentar. 
Deixe Seu Comentário

Um comentário

  1. Esse Belini….