Indicações da Redação | Ver Mais

O mundo no limite: a revolução iminente

Este documento foi aprovado pelo órgão dirigente da Corrente Marxista Internacional (CMI) após uma discussão em 12-13 de setembro de 2020. Ele atualiza nossas perspectivas sobre a explosiva situação mundial. Estamos vivendo uma virada decisiva na história. Nessas ocasiões, é natural buscar pontos de referência ou paralelos históricos. Mas nada …

Leia Mais »

Bonapartismo e fascismo

O presente texto, escrito por Trotsky, pouco depois da vitória do nazismo na Alemanha, é fundamental para compreender a situação contemporânea vivida no Brasil. Primeiro, porque nele Trotsky demonstra na prática a necessidade de analisar a realidade em sua concretude, evitando utilizar de forma abstrata conceitos retirados de outros contextos …

Leia Mais »

Teses da CMI sobre a crise climática

As mudanças climáticas representam uma ameaça colossal para a humanidade e motivaram enormes protestos (principalmente por parte da juventude) no último período. Somente uma transformação socialista da sociedade, com a produção planejada democraticamente pela classe trabalhadora em harmonia com o planeta, pode acabar com a ameaça das mudanças climáticas. Este …

Leia Mais »

Marxismo, keynesianismo e a crise do capitalismo

Keynes era um economista inglês, que ganhou destaque por seus escritos sobre o turbulento período entre guerras. Apesar de hoje ser adotado pelo movimento trabalhista e pela esquerda, Keynes era um liberal devoto. Ele se opôs ativamente ao socialismo, bolchevismo e à Revolução Russa, declarando orgulhosamente que "a guerra de classes me encontrará do lado da burguesia educada".

Leia Mais »

As tarefas imediatas dos marxistas frente à tragédia organizada pelo capitalismo e os Estados nacionais

É preciso agir desde já para defender a vida da classe trabalhadora e enterrar o principal responsável por esta tragédia que atravessa o mundo, o sistema capitalista. E isso ressalta a necessidade, como nunca antes, da construção de uma verdadeira Internacional dos Trabalhadores, tarefa de que participa a CMI e sua seção brasileira, a Esquerda Marxista, como uma corrente legítima do movimento operário internacional.  

Leia Mais »

Programa Emergencial para a Crise no Brasil

Os falatórios de toda espécie, segundo os quais as condições históricas não estariam “maduras” para o socialismo, são apenas produto da ignorância ou de um engano consciente. As premissas objetivas da revolução proletária não estão somente maduras: elas começam a apodrecer. Sem vitória da revolução socialista no próximo período histórico, …

Leia Mais »

Pelo ensino laico, democrático e para todos!

EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA! LUTAR PELA LIBERDADE DE ENSINAR! Em defesa das liberdades democráticas Temos o direito constitucional à liberdade de expressão e de pensamento: De acordo com o art. 5º da Constituição Federal (CF/88): “IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; IX – …

Leia Mais »