Indicações da Redação | Ver Mais

A importância do Encontro Nacional de 10 de julho em meio à luta para derrubar o governo

Editorial da 4ª Edição do jornal Tempo de Revolução. Faça sua assinatura e receba no seu e-mail! Estamos assistindo a um setor de massas ir às ruas, apesar da pandemia, expressar seu desejo de derrubar esse governo já, agora. Quem sai às ruas para protestar correndo o risco de se contaminar …

Leia Mais »

Por que fracassou a aliança do “centro democrático” com a esquerda?

Na noite do dia 1° de fevereiro, o deputado Baleia Rossi (MDB), integrante do chamado “centro democrático” apoiado pela esquerda, foi abandonado já durante o dia pelo PSDB e pelo DEM (partido do antigo presidente da Câmara) e sobrou para ele o apoio dos partidos de esquerda e do seu …

Leia Mais »

O ABC da dialética materialista

O “ABC da dialética materialista” de Trotsky é uma breve e brilhante explicação da filosofia marxista. Foi escrito como parte de uma defesa do marxismo contra uma tendência revisionista de classe média no movimento trotskista norte-americano no final dos anos 1930, que tentava desafiar seus princípios básicos. Em oposição ao …

Leia Mais »

Em defesa da vida e dos empregos, abaixo o governo Bolsonaro!

Um novo ano inicia e deveria trazer consigo a esperança de dias melhores. Porém, sob o capitalismo, as tragédias de 2020 prosseguem em 2021. A pandemia bate recordes de mortes, a crise econômica atinge o proletariado em todo o mundo com o aumento da miséria, da fome, do desemprego. No …

Leia Mais »

100 anos do caso de Sacco e Vanzetti

Este ano é o centenário do esquema policial nos Estados Unidos contra dois militantes anarquistas de origem italiana, que os levou à morte sete anos depois e gerou um movimento de solidariedade internacional. Na época, milhões de trabalhadores socialistas, comunistas e anarquistas saíram às ruas para denunciar o ultraje com …

Leia Mais »

Das urnas para as ruas: é preciso mobilização de massas para pôr abaixo o governo Bolsonaro!

Resolução Política do Comitê Central da Esquerda Marxista Os resultados do segundo turno das eleições municipais reforçam o que já analisamos após o primeiro turno: o fracasso dos candidatos bolsonaristas, o derretimento do PT nos principais centros urbanos, além de um relativo crescimento eleitoral do PSOL. Pela primeira vez, desde …

Leia Mais »

EUA e Brasil: eleições em meio à crise

O capitalismo é o responsável pela dor e sofrimento que se espalha pelo mundo. Mais de 1 milhão de mortes oficiais pela Covid-19, sem contar as subnotificações. Somam-se a essas vítimas os que morrem cotidianamente por fome, falta de saneamento, por doenças curáveis e tratáveis que continuam matando pelo insuficiente …

Leia Mais »

Um novo mundo precisa nascer: situação política e construção da organização revolucionária

Esta é a resolução política do Comitê Central da Esquerda Marxista reunido em 26 de setembro de 2020. Nela analisamos o desenvolvimento da crise econômica e política no mundo e no Brasil, o impacto da pandemia e a disposição de luta presente na base, entre jovens e trabalhadores, o que …

Leia Mais »

O mundo no limite: a revolução iminente

Este documento foi aprovado pelo órgão dirigente da Corrente Marxista Internacional (CMI) após uma discussão em 12-13 de setembro de 2020. Ele atualiza nossas perspectivas sobre a explosiva situação mundial. Estamos vivendo uma virada decisiva na história. Nessas ocasiões, é natural buscar pontos de referência ou paralelos históricos. Mas nada …

Leia Mais »

Bonapartismo e fascismo

O presente texto, escrito por Trotsky, pouco depois da vitória do nazismo na Alemanha, é fundamental para compreender a situação contemporânea vivida no Brasil. Primeiro, porque nele Trotsky demonstra na prática a necessidade de analisar a realidade em sua concretude, evitando utilizar de forma abstrata conceitos retirados de outros contextos …

Leia Mais »