Indicações da Redação | Ver Mais

Das urnas para as ruas: é preciso mobilização de massas para pôr abaixo o governo Bolsonaro!

Resolução Política do Comitê Central da Esquerda Marxista Os resultados do segundo turno das eleições municipais reforçam o que já analisamos após o primeiro turno: o fracasso dos candidatos bolsonaristas, o derretimento do PT nos principais centros urbanos, além de um relativo crescimento eleitoral do PSOL. Pela primeira vez, desde …

Leia Mais »

EUA e Brasil: eleições em meio à crise

O capitalismo é o responsável pela dor e sofrimento que se espalha pelo mundo. Mais de 1 milhão de mortes oficiais pela Covid-19, sem contar as subnotificações. Somam-se a essas vítimas os que morrem cotidianamente por fome, falta de saneamento, por doenças curáveis e tratáveis que continuam matando pelo insuficiente …

Leia Mais »

Um novo mundo precisa nascer: situação política e construção da organização revolucionária

Esta é a resolução política do Comitê Central da Esquerda Marxista reunido em 26 de setembro de 2020. Nela analisamos o desenvolvimento da crise econômica e política no mundo e no Brasil, o impacto da pandemia e a disposição de luta presente na base, entre jovens e trabalhadores, o que …

Leia Mais »

O mundo no limite: a revolução iminente

Este documento foi aprovado pelo órgão dirigente da Corrente Marxista Internacional (CMI) após uma discussão em 12-13 de setembro de 2020. Ele atualiza nossas perspectivas sobre a explosiva situação mundial. Estamos vivendo uma virada decisiva na história. Nessas ocasiões, é natural buscar pontos de referência ou paralelos históricos. Mas nada …

Leia Mais »

Bonapartismo e fascismo

O presente texto, escrito por Trotsky, pouco depois da vitória do nazismo na Alemanha, é fundamental para compreender a situação contemporânea vivida no Brasil. Primeiro, porque nele Trotsky demonstra na prática a necessidade de analisar a realidade em sua concretude, evitando utilizar de forma abstrata conceitos retirados de outros contextos …

Leia Mais »

Teses da CMI sobre a crise climática

As mudanças climáticas representam uma ameaça colossal para a humanidade e motivaram enormes protestos (principalmente por parte da juventude) no último período. Somente uma transformação socialista da sociedade, com a produção planejada democraticamente pela classe trabalhadora em harmonia com o planeta, pode acabar com a ameaça das mudanças climáticas. Este …

Leia Mais »

Notas sobre a situação política e as tarefas de construção da organização revolucionária

Resolução política do Comitê Central da Esquerda Marxista reunido em 20 de junho de 2020.  Esta resolução traz a análise da convulsiva situação política nacional e internacional e a retomada de manifestações de massa em diferentes países, com destaque para a explosão insurrecional nos EUA. O documento apresenta ainda o …

Leia Mais »

Aos militantes e filiados do PSOL sobre um Manifesto em defesa da Lei e da Ordem!

“Estamos Juntos” com a burguesia? Abandonamos o Socialismo? Um Manifesto chamado “Estamos Juntos” foi assinado por Fernando Henrique (PSDB), os presidentes do PDT e do PSB, o ex-ministro da saúde de Bolsonaro, Mandetta, do DEM,  Luciano Hulk, Fernando Haddad (PT), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), Lobão (cantor), o …

Leia Mais »

Marxismo, keynesianismo e a crise do capitalismo

Keynes era um economista inglês, que ganhou destaque por seus escritos sobre o turbulento período entre guerras. Apesar de hoje ser adotado pelo movimento trabalhista e pela esquerda, Keynes era um liberal devoto. Ele se opôs ativamente ao socialismo, bolchevismo e à Revolução Russa, declarando orgulhosamente que "a guerra de classes me encontrará do lado da burguesia educada".

Leia Mais »

As tarefas imediatas dos marxistas frente à tragédia organizada pelo capitalismo e os Estados nacionais

É preciso agir desde já para defender a vida da classe trabalhadora e enterrar o principal responsável por esta tragédia que atravessa o mundo, o sistema capitalista. E isso ressalta a necessidade, como nunca antes, da construção de uma verdadeira Internacional dos Trabalhadores, tarefa de que participa a CMI e sua seção brasileira, a Esquerda Marxista, como uma corrente legítima do movimento operário internacional.  

Leia Mais »