Download WordPress Themes, Happy Birthday Wishes

Indicações de obras sobre a Revolução Russa

História da Revolução Russa (Tomos 1 e 2)

Trotsky não apenas participou dos eventos de 1917: ao lado de Lenin, por meio do Partido Bolchevique, ele conduziu diretamente a revolução.  Assim pela primeira vez na História, a classe operária tomou em suas  mãos as rédeas do seu próprio destino e conseguiu manter o poder.  Trotsky também foi o organizador e o comandante do  Exército Vermelho.

Compre na Livraria Marxista
Lenin e a Revolução de Outubro

Ao publicar este livro, para além de assinalarmos o Centenário da Revolução Russa, estamos convencido de que o seu estudo crítico pode ser fundamental para todos aqueles que, também no Brasil, apostam e militam para que se construa um mundo mais justo e emancipado, um mundo diferente daquele que vivemos.

Compre na Livraria Marxista

1917 – Revolução Russa em Quadrinhos

Este livro é um resumo simples da mais completa e brilhante narrativa da Revolução de Outubro, contada por Leon Trotsky, em seu livro História da Revolução Russa. Certamente, não é nada fácil contar uma história de tamanha magnitude, sobretudo quando se participou ativamente dos eventos.

Compre na Livraria Marxista

Revolução Russa – Passado e presente

Russa e elementos dos processos políticos posteriores, inclusive seu impacto no Brasil. Os textos discutem temas como a participação das mulheres no processo revolucionário, as particularidades da construção do partido e seu impacto nas organizações comunistas brasileiras. São debatidos também os embates políticos travados na União Soviética posteriormente à revolução e o papel cumprido pelo stalinismo em diferentes âmbitos da sociedade. Discute-se ainda a difusão do discurso anticomunista no século passado e a interpretações da teoria leninista entre pensadores marxistas brasileiros. Por outro lado, analisa-se a Revolução Russa como parte do tempo presente, seja a partir do balanço da obra de teóricos contemporâneos, seja pela interpretação da crise que levou ao fim da União Soviética.

Compre na Livraria Marxista

O Estado e a Revolução

Este livro, obra capital do marxismo, escrito em 1917, nega a viabilidade do controle revolucionário do poder pela burguesia e suscita o problema da transformação do partido, do papel do proletariado na revolução e da tomada do poder pelas classes trabalhadoras, reestabelecendo assim, a teoria de Marx e Engels sobre o Estado e o papel da ditadura do proletariado na revolução socialista.

Compre na Livraria Marxista

Relatos da Revolução de Outubro

“Tarefas e nomeações de enorme importância ali mesmo se estabeleciam; ali mesmo eram ditadas para as máquinas de escrever que matraqueavam sem parar, eram assinadas a lápis em cima do joelho, enquanto algum camarada jovem, feliz com o trabalho que lhr fora confiado, corria já no automóvel a louca velocidade, nas trevas da noite. Na última sala ao fundo, sem por um instante se afastarem da mesa, uns quantos camaradas enviavam as suas ordens, como caudais de energia elétrica, às cidades sublevadas da Rússia, rm todas as direções. Não posso recordar sem assombro esse espantoso trabalho, e considero a atuação do Comitê Militar Revolucionário nos dias de Outubro como uma das manifestações da energia humana, demostrativa das inesgotáveis reservas que um coração revolicionário tem em si e da daquilo que é capaz quando por ele chama a voz tonante da revolução”

Compre na Livraria Marxista

Às portas da revolução

Vladimir Ilianov Lenin, numa hora dessas? Lenin, quando a revolução – dizem – é coisa do passado? Lenin, quando o socialismo – dizem – acabou?

Slavoj Žižek nos surpreende uma vez mais, rompendo a “solidão de Lenin”, que havia sido responsabilizado por tudo o que passou depois na URSS, desqualificado como líder e teórico do totalitarismo, reduzido à solidão. Prematuramente, segundo o pensador esloveno.

Compre na Livraria Marxista

Stalin (Combo vol. 1 e 2)

No centenário da Revolução Russa, num momento em que o capitalismo passa por uma crise mundial, levando a confrontos cada vez mais violentos entre a burguesia e classe trabalhadora,num momento em que cada vez mais trabalhadores buscam uma saída, a Editora Marxista e a editora Movimento, se unem para lançar no Brasil uma edição em português do livro Stalin, uma biografia escrita pelo grande revolucionário russo Leon Trotsky.

Compre na Livraria Marxista

Lições de Outubro

A importância teórica e histórica deste livro começa pelo fato de que se trata do primeiro documento de balanço da Revolução Russa. Sete anos depois de outubro de 1917, e enquanto outras revoluções eclodiam, não havia ainda uma avaliação escrita sobre que lições de estratégia, de método e de teoria revolucionária retirar da primeira revolução proletária consciente da história? De forma direta e didática, este é o conteúdo do livro que você tem em mãos. Escrito nos marcos históricos da derrota da importantíssima revolução alemã em 1923 e dos primeiros elementos de burocratização da III Internacional. Este livro também pode ser lido como um resumo, quase telegráfico, da história da Revolução Russa e da sua dinâmica em 1917.

Compre na Livraria Marxista

Minha Vida

A obra que apresentamos aqui é a primeira de uma série que preparamos em comemoração ao centenário da Revolução Russa. Pela primeira vez na história, a classe operária tomou e manteve o poder em suas mãos, mostrando ao mundo que sim, é possível transformar o planeta. No entanto, não entendemos que esse aniversário seja ocasião apenas de festejos, de celebrar um episódio distante no passado. É uma oportunidade privilegiada de reestabelecer a verdade histórica e provar a atualidade de Outubro. Para isso, nada mais coerente do que reeditar e publicar as obras de Leon Trotsky: ele foi, sem sombra de dúvidas, o personagem mais importante, depois de Lenin, na tomada do poder na Rússia. De seus sessenta anos vividos, mais de quarenta foram dedicados ao marxismo e à causa comunista.

Compre na Livraria Marxista

História da Revolução Russa (Tomos 1 e 2)

Esta coletânea, organizada por Bruno Barretto Gomide, traz um conjunto significativo dessas vertentes na área da cultura, um mosaico de dissonâncias, composto não apenas dos embates implícitos e explícitos entre os diversos autores, mas das tensões e dificuldades internas enfrentadas por cada um daqueles que vivenciaram e fizeram a Revolução Russa. São textos breves, de uma a doze páginas, produzidos no “calor da hora” ou o mais próximo possível do primeiro momento revolucionário (entre 1917 e 1924).

Compre na Livraria Marxista

História da Internacional Comunista (Tomos 1 e 2)

Em História da Internacional Comunista, Pierre Broué (1926-2005), biógrafo de Trotsky e historiador dos principais períodos revolucionários do século 20, faz um relato detalhado dessa organização que durante 24 anos apavorou os regimes burgueses do mundo todo, analisando a ascensão e a queda desta organização. Fundada em 1919, até 1923 a Internacional Comunista (ou III Internacional) dedicou sua existência à construção da revolução mundial , elaborando preciosas elaborações teóricas em sua luta contra o capitalismo. Desde 1923, porém, acompanhando o movimento reacionário liderado por Stalin em seu maior partido, o russo, a Comintern começa a desmoronar em meio a aventuras e alianças espúrias acordadas em benefício daquela burocracia soviética. Compreender esse processo em seus acertos e erros é essencial para os militantes revolucionários de hoje.

Compre na Livraria Marxista

Sobre os Sindicatos

A copilação dos textos de Leon Trotsky sobre os sindicatos, reunidos pela editora norte-americana Pathfinder Press e publicados em 1972, ganhou posteriormente uma tradução para o espanhol pela Editora Pluma, da Argentina. A primeira edição que conhecemos destes textos em português foi feita pela Editora Kairós, em 1978, a partir da versão espanhola intitulada Escritos sobre sindicato. Esta edição que ora apresentamos preserva o título original – Sobre os Sindicatos – e preenche uma lacuna importante do esforço editorial da Editora Sundermann na divulgação das obras de Trotsky.

Compre na Livraria Marxista

A Moral Deles e a Nossa

Um dos grandes protagonistas do século XX – combatente contra todas as formas de opressão – Trotsky se ocupa neste livro da questão da moral e do papel que esta costuma cumprir nos marcos do senso comum e no campo da revolução social. Em tempos onde a ética ou a falta de é assunto corriqueiro e quando, mesmo no campo da esquerda, este é um tema pouco aprofundado ou debatido, para dizer o mínimo, tem total importância a publicação deste livro que aborda o tema de forma direta, esclarecedora e, sobretudo, na perspectiva da emancipação dos trabalhadores e da humanidade das amarras da exploração, mentira, da hipocrisia e da falta de autenticidade humana.

Compre na Livraria Marxista
Deixe Seu Comentário