Publicações Recentes

dezembro, 2018

  • 7 dezembro

    “O Trabalho” no Congresso do Sinsej e a “despartidarização” dos sindicatos

    Na última semana, entre os dias 22 e 24 de novembro, aconteceu em Joinville, Santa Catarina, o 2º Congresso do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (Sinsej). Duas teses foram apresentadas. “Unir, Organizar e Lutar: resistir aos ataques e avançar nas conquistas”, assinada pela Corrente Sindical Esquerda …

    Continue lendo... »
  • 3 dezembro

    Bolsonaro e a destruição da saúde pública e gratuita

    A indicação do deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM), ex-secretário de Saúde de Campo Grande, como Ministro da Saúde é a demonstração dos objetivos deste governo antipovo. À frente da Saúde, Mandetta terá à disposição R$ 128,19 bilhões. O futuro ministro é investigado por fraude em licitação, tráfico de influência e …

    Continue lendo... »
  • 3 dezembro

    A nova velha proposta de Bolsonaro para a Previdência (parte 2)

    Na última edição do Jornal Foice e Martelo foi publicada a primeira parte deste texto. Nela, explicamos a proposta de Reforma da Previdência de Bolsonaro. Ela consiste basicamente em acabar com o atual princípio de solidariedade entre as gerações e implementar o modelo chileno e desastroso de capitalização individual. Nesta …

    Continue lendo... »
  • 3 dezembro

    Defender a Saúde Pública é uma tarefa urgente

    A Federalização e a criação de uma carreira de Estado no SUS, com dedicação exclusiva, é a saída para termos saúde pública, gratuita e para todos, em todos os níveis. A classe trabalhadora e suas organizações devem colocar como suas lutas prioritárias o estabelecimento de um Sistema Universal de Saúde …

    Continue lendo... »
  • 3 dezembro

    Do Chile ao Brasil: trajetória de um Chicago Boy

    Karl Marx, citando a observação de Hegel sobre a história ocorrer duas vezes, acrescenta que “a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”. Ainda acrescenta que “[…] justamente quando parecem empenhados em revolucionar-se a si e as coisas, em criar algo nunca antes visto, exatamente nessas épocas de crise …

    Continue lendo... »
  • 3 dezembro

    Brexit: a crise vem de cima

    Um acordo de saída do Reino Unido da União Europeia foi aprovado pelos chefes de estado e de governo do bloco no dia 25 de novembro. Mas a hora da verdade do Brexit ainda está por vir, no parlamento britânico, onde a primeira-ministra, Theresa May, não tem maioria para aprovar …

    Continue lendo... »
  • 3 dezembro

    A prisão de Carlos Ghosn e a disputa pelo monopólio automobilístico mundial

    No mês de novembro, a Promotoria de Justiça de Tóquio, capital japonesa, decretou a prisão de Carlos Ghosn, executivo da Nissan, por suposta sonegação de impostos e fraudes fiscais. Segundo as investigações, Ghosn não teria declarado R$ 167, 4 milhões em rendimentos entre os anos de 2010 e 2015, de …

    Continue lendo... »
  • 3 dezembro

    O orçamento do FMI na Argentina

    No dia 15 de novembro os senadores argentinos aprovaram depois de 14 horas de votação o orçamento para 2019, proposto pelo FMI e que presume zerar o déficit fiscal argentino até o ano que vem. O orçamento já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e foi ratificado no senado …

    Continue lendo... »
  • 3 dezembro

    Antissemitismo, sionismo e o verdadeiro caráter do Estado de Israel (parte 2)

    Intifada A Organização pela Liberdade Palestina (OLP), criada em 1964, ganha força entre a população oprimida tanto em Israel quanto nos países onde buscaram refúgio. Acossada entre os interesses das classes dominantes árabes e israelenses, a luta palestina ganha um viés inevitavelmente revolucionário. A insatisfação eclodiu em 1987, quando teve …

    Continue lendo... »

novembro, 2018

  • 27 novembro

    Dica de leitura: A Revolução Alemã, de Sebastian Haffner

    Em 2018, os meios de comunicação de todo o mundo lembraram o fim da primeira guerra (armistício de 1918) com direito à cerimônia em Paris no dia 11 de novembro. Cerca de 70 chefes de Estado estiveram presentes. Ocorre, porém, que 2018 marca outro grande acontecimento, aliás, consequência da própria …

    Continue lendo... »
  • 22 novembro

    Marxismo e Evolucionismo: A historicidade como categoria ontologicamente universal

    “O trabalho é a fonte de toda riqueza, afirmam os economistas. Assim é, com efeito, ao lado da natureza, encarregada de fornecer os materiais que ele converte em riqueza. O trabalho, porém, é muitíssimo mais do que isso. É a condição básica e fundamental de toda a vida humana. E …

    Continue lendo... »
  • 22 novembro

    O Balanço eleitoral do PSOL

    O Psol alcançou um resultado eleitoral aparentemente contraditório. Teve a pior votação de um candidato seu a presidência da república desde a criação do partido (Boulos  fez apenas 0,58% dos votos válidos), ao mesmo tempo em que dobrou sua bancada parlamentar. Como explicar isso? A direção nacional do Psol aprovou …

    Continue lendo... »
  • 22 novembro

    A nova velha proposta de Bolsonaro para a Previdência (Parte 1)

    “A luta pela previdência está na origem dos esforços da classe operária para constituir-se em ‘classe para si’. É daí que surgem as primeiras organizações de classe. Os primeiros sindicatos nasceram das caixas de apoio mútuo, no qual os trabalhadores contribuíam para ajudar-se durante as crises ou acidentes individuais. Destas …

    Continue lendo... »
  • 22 novembro

    Sérgio Moro e Bolsonaro, muito em comum

    No Brasil cresce a demagogia que trata os problemas sociais como problemas “técnicos”. Bolsonaro, que em sua campanha defendeu a criação de “ministérios técnicos”, colocou como Ministro da Justiça o alçado a super-herói Sérgio Moro, que se tornou conhecido após a condução dos julgamentos da Operação Lava-Jato. A propaganda criada …

    Continue lendo... »
  • 22 novembro

    Por uma escola pública, gratuita e sem censura

    Na última sexta-feira (9/11), foi lançada a nota técnica “Escola sem Partido” assinada por 116 promotores e procuradores de justiça que concordam com a existência de doutrinação por parte dos professores, que os alunos estão indefesos diante do perigo e afirmando a constitucionalidade do projeto Escola Sem Partido (ESP). Esses …

    Continue lendo... »