Publicações Recentes

agosto, 2018

  • 3 agosto

    Grã-Bretanha: Junte-se aos marxistas! Lute pela revolução!

    O quinto ano da Federação de Estudantes Marxistas (MSF -Marxists Students Federation) celebra um período de grande agitação política na Inglaterra e em toda Grã-Bretanha. No ano passado, os camaradas da Federação intervieram nas eleições gerais apoiando a candidatura de Jeremy Corbyn. Impulsionaram a campanha “Defend Corbyn, Fight for Socialism!” …

    Continue lendo... »
  • 3 agosto

    As alianças eleitorais e os vices problemáticos

    A maior parte das notícias sobre Bolsonaro nas eleições, na última semana, foram seus problemas em arrumar um vice. Quatro recusas, para ser vice do candidato que, sem Lula, lidera as pesquisas eleitorais. O candidato preferido da burguesia, Alckmim, não fica atrás. Assim que fechou uma aliança com o condomínio …

    Continue lendo... »
  • 3 agosto

    O suicídio em uma moldura social

    Nesta quinta-feira (2/8), mais uma pessoa pulou do prédio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Essa situação não se trata de um caso isolado relacionado ao prédio da UERJ, de uma questão individual, muito menos de uma característica regional. É um fenômeno generalizado, coletivo e mundial. A …

    Continue lendo... »
  • 1 agosto

    1968: um ano de revolução

    Este artigo de 2001 foi publicado originalmente em inglês para introduzir um esforço da Corrente Marxista Internacional (CMI) em analisar vários dos acontecimentos revolucionários que preencheram e rodearam o ano de 1968. Acreditamos que seu conteúdo permanece plenamente atual, e serve como introdução para os jovens e trabalhadores que desejam …

    Continue lendo... »

julho, 2018

  • 20 julho

    Palestina: dois Estados ou um Estado único, laico e democrático?

    Costuma ser unanimidade entre as organizações de esquerda a defesa da Palestina contra os ataques do Estado de Israel. Quando o exército israelense lança seus mísseis contra as pedras e paus de que dispõe a maior parte do povo palestino, a quase totalidade dessas organizações publica artigos condenando tais atrocidades. …

    Continue lendo... »
  • 20 julho

    O comércio da saúde: lucro em sangue

    Numa trajetória que atravessa milhares de anos, o acesso à saúde sempre obedeceu à ordem de que “a história da humanidade até os dias atuais tem sido a história da luta de classes”. Sob o capitalismo, essa realidade é cada vez mais escancarada nas crises e a classe trabalhadora sangra …

    Continue lendo... »
  • 20 julho

    Trump, a OTAN e as armas

    Quando Trump, fiel a seu estilo, chegou na reunião da OTAN atacando seus aliados europeus, os analistas viram nisso mais uma de suas fanfarronadas. Mas os número frios demonstram que o presidente dos EUA tem um objetivo bem real, que nada tem a ver com a Rússia. Trata-se do comércio …

    Continue lendo... »
  • 20 julho

    A situação da Colômbia e o fracasso eleitoral das FARC

    Realizado no dia 17 de Junho, o segundo turno das eleições presidenciais na Colômbia foi marcado pela polarização social e pela desmoralização política das FARC (Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia). A vitória foi para o candidato reacionário Ivan Duque, apoiado pelo ex-presidente Alvaro Uribe e que recebeu 54% da votação …

    Continue lendo... »
  • 20 julho

    A Revolução Alemã põe fim ao horror da Guerra

    Que dobre de finados aos que morrem qual gado? – Apenas a monstruosa cólera dos canhões. Apenas a gagueira dos fuzis disparados Pode tartamudear rápidas orações. (“Hino a uma juventude condenada”, Wilfred Owen) Na décima primeira hora do décimo primo dia do décimo primeiro mês de 1918, o armistício passou …

    Continue lendo... »
  • 20 julho

    É dada a largada para os acampamentos e encontros regionais da Liberdade e Luta

    O primeiro acampamento regional da Liberdade e Luta de Curitiba (PR) foi realizado nos dias 30 de junho e 1° de julho em uma chácara próxima à região metropolitana da capital. O acampamento contou com duas atividades de formação: “Como funciona a sociedade” e “As lutas da juventude de maio …

    Continue lendo... »
  • 11 julho

    A luta dos operários em 1917: um motivo real para celebrar no dia 9 de Julho

    O dia 9 de Julho é feriado no Estado de São Paulo, mas nem sempre foi assim. A transformação da data de início da chamada “Revolução Constitucionalista” de 1932 em feriado estadual ocorreu em 1997, por decisão do então governador Mario Covas, do PSDB, em seu primeiro mandato. A decisão …

    Continue lendo... »
  • 10 julho

    A revolução sexual na Rússia

    Publicamos aqui um texto bastante citado, “A revolução sexual na Rússia”, do Dr. Grigory Batkis, que foi publicado na Alemanha em 1925 como contribuição aos trabalhos da Liga Mundial pela Reforma Sexual. Uma cópia do original em alemão foi encontrada e traduzida para o inglês por nossos camaradas alemães e …

    Continue lendo... »
  • 9 julho

    Seis anos da Ocupação Vila Soma: a luta por moradia e os desafios nesta conjuntura

    No último dia 29 de junho de 2018, a Vila Soma completou seis anos da ocupação, resgatando todo o significado de um grande combate pela moradia, expondo inúmeras contradições que a questão fundiária apresenta, lutando contra a especulação imobiliária e em defesa da regularização fundiária por interesse social, garantindo que …

    Continue lendo... »
  • 7 julho

    Boulos, o socialismo e o PSOL

    No programa Roda Viva (7/5), Boulos afirmou que socialismo é “igualdade de oportunidades”, uma descrição do ideário liberal burguês, mas nunca do socialismo. Só que ele é o candidato do PSOL, Partido do Socialismo e Liberdade. Como se chegou a isso? O PSOL, e a maioria de suas correntes, endossou …

    Continue lendo... »
  • 7 julho

    Os negócios da Copa do Mundo

    A Nike patrocina os 25 jogadores mais caros da Copa, seguida pela Adidas e pela Puma. Hoje a arrecadação da CBF com os patrocinadores chega a marca de meio bilhão de reais. Uma das estratégias adotadas foi tentar fazer uma clara separação entre a crise de corrupção vivida pela direção …

    Continue lendo... »