Publicações Recentes

setembro, 2018

  • 28 setembro

    A luta das mulheres hoje e a construção do socialismo: Teoria e Prática

    Nas últimas semanas acompanhamos o crescimento da movimentação das mulheres contra a candidatura de Bolsonaro através do Facebook e de atos organizados em todo o Brasil. Mais de 2 milhões de mulheres têm mantido o principal grupo na rede social, lutando contra ataques de hackers, apresentando diversos posicionamentos políticos e …

    Continue lendo... »
  • 28 setembro

    Quem bate à porta da Itália?

    Os impressionistas de todo tipo veem no governo liderado pelo Movimento 5 Estrelas uma comprovação italiana da tese da onda conservadora e do avanço do fascismo no mundo. Embora o M5E tenha obtido a maioria dos votos em 4 de março, apenas conseguiu empossar um governo em junho, ao costurar …

    Continue lendo... »
  • 28 setembro

    Campanhas vão à base explicar a situação e construir a organização

    Os candidatos são em geral identificados como aqueles que estão a todo custo atrás de votos para se eleger, conseguir um cargo e usufruir de privilégios. Estes são os candidatos do sistema. Os marxistas participam das eleições com outro objetivo, o da construção coletiva das forças da revolução, explicando com …

    Continue lendo... »
  • 28 setembro

    Morenismo: sectarismo e adaptação

    Moreno nasceu em 1924 e morreu em 1987. Aderiu às teses de Trotsky por volta de 1940 e fundou seu próprio grupo – o Grupo Operário Marxista – em 1944. Em 1948 esteve no 2º Congresso da 4º Internacional em Paris. Ele dirigiu uma fração importante na América Latina da …

    Continue lendo... »
  • 28 setembro

    Venezuela e a possibilidade de uma intervenção militar

    No dia 8 de setembro o New York Times publicou notícia sobre a reunião da administração do Governo Trump com militares opositores a  Maduro. Somado a isso o Secretário Geral das Organização dos Estados Americanos (OEA) ameaçou diretamente a Venezuela de intervenção militar para “restaurar a democracia e aliviar a …

    Continue lendo... »
  • 28 setembro

    Por que o homem não voltou a pisar na Lua? (Parte 1)

    No dia 18 de setembro Elon Musk, cofundador do Paypal, da fábrica de automóveis elétricos Tesla  e dono da empresa de exploração espacial SpaceX, anunciou com grande alarde o nome de um dos passageiros que farão uma viagem à Lua em 2023. Trata-se do bilionário japonês do ramo da moda …

    Continue lendo... »
  • 28 setembro

    Como Trotsky propunha combater o fascismo

    Extratos da obra de Trotsky sobre o que é o fascismo e sobre como combatê-lo Trotsky foi capaz de prever com enorme precisão o desenvolvimento do fascismo na Alemanha, tendo à mão os dados históricos de seu progresso na Itália e em outros países, aliados ao método marxista de análise …

    Continue lendo... »
  • 28 setembro

    Acampamento impulsiona construção da Liberdade e Luta

    N os dias 21, 22 e 23 de setembro aconteceu em Joinville (SC) o 2º Acampamento Regional da Liberdade e Luta. Cerca de 40 jovens participaram, todos dispostos a mudar o mundo. Na sexta-feira (21/9), após a chegada e instalação dos participantes, Mayara Colzani iniciou a mesa de abertura convocando …

    Continue lendo... »
  • 24 setembro

    Karl Marx está vivo e cheio de saúde

    Há dois séculos, nascia uma criança cujo nome faria com que as classes dominantes do mundo temessem uma revolução comunista. E, no entanto, apesar de seus esforços centenários para desacreditá-lo, zombar dele e distorce-lo, o espectro de Karl Marx continua a assombrá-los. A razão é simples: Marx tinha razão! Mais …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    PT e PSTU: Nacionalismo ou parceria com as empresas (Parte 2)

    Mas a política de Lula contagiou mais gente. O caso da Boeing No sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos e também, oficialmente no CSP-CONLUTAS, há a exigência de que o governo impeça a venda da Embraer para a Boeing. A razão? A Boeing é uma empresa estrangeira controlada …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    O 30 de agosto no Paraná

    Um dia histórico de luta dos educadores contra os ataques à classe trabalhadora No estado do Paraná, o dia 30 de agosto tem um sentido de organização e luta dos trabalhadores em educação, pois há 30 anos o então governador, Álvaro Dias, hoje senador e candidato à presidência da república …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    A autoproclamada 4º Internacional, de Pablo e Mandel: Uma virada para o ecletismo filosófico (Parte 1)

    Em 1996, a “4º Internacional” aprovou um documento intitulado “Nossa Internacional” . Nesse texto, eles explicam a base teórica da sua organização: “Se citando nossas referências históricas ajuda a esclarecer quem somos, nos identificamos com Karl Marx, Friedrich Engels, Rosa Luxemburgo, VI Lenin e Leon Trotsky. Os muitos outros que …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    Luca Cavalli-Sforza e a demolição do conceito de raças humanas

    Uma das primeiras pessoas a tentar categorizar os seres humanos em linhas de raça foi o alemão Johann Friedrich Blumenbach, em 1776. No decorrer do século 19 isso tomou corpo e toda uma linha científica se desenvolveu para tentar demonstrar a existência de raças humanas, tendo como principal expoente Joseph …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    Ciência, cultura e a barbárie capitalista

    A trágica maneira como o Museu Nacional do Rio de Janeiro foi ‘incinerado’, no dia 2 de setembro, escancara aos olhos do mundo o descaso com a cultura e a ciência por parte da burguesia e de seu Estado. Cada vez se tornam mais escassos para os jovens filhos da …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    Alemanha hoje e a luta dos marxistas

    Uma análise superficial da situação da Alemanha poderia levar a crer que o país vive uma estabilidade política e econômica. No entanto, as aparências enganam. A maior economia da Europa está em plena sintonia com as turbulências mundiais. Nas eleições de 2017, os dois partidos tradicionais sofreram perdas significativas de …

    Continue lendo... »