Publicações Recentes

junho, 2022

maio, 2022

  • 31 maio

    Lênin e o bolchevismo: o significado do 2º Congresso do POSDR

    A história do bolchevismo tem muitas lições vitais para os ativistas de hoje – tanto trabalhadores quanto jovens – e merece um estudo sério. Dentro desta história, o Segundo Congresso do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), realizado em 1903, tem um significado especial, pois foi quando ocorreu a famosa divisão entre a maioria (bolcheviques) e minoria (mencheviques).

    Leia Mais »
  • 26 maio

    Pela estatização da CAOA-Chery sob controle operário!

    No dia 05 de maio, a fabricante de veículos CAOA-Chery anunciou o fechamento da sua unidade de Jacarezinho/SP, demitindo cerca de 480 trabalhadores diretos. Decisão totalmente arbitrária e que pegou de surpresa os trabalhadores e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. A empresa alega que precisará reorganizar …

    Leia Mais »
  • 19 maio

    Entrevista com Glauber Braga: “Nossa luta não pode ficar limitada ao calendário eleitoral”

    Defensor de uma candidatura própria do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) para disputar a presidência da República, Glauber Braga, atualmente deputado federal pelo PSOL-RJ, foi pré-candidato e recebeu 42% dos votos na Conferência Eleitoral Nacional do partido, com apoio da Esquerda Marxista. Glauber defendeu a necessidade de combater o governo …

    Leia Mais »
  • 18 maio

    A saúde mental sob ameaça de retrocesso

    O Brasil, sob o governo de Jair Bolsonaro, está retrocedendo décadas nas políticas públicas voltadas à saúde mental. O Ministério da Saúde revogou, por meio da Portaria 596, de 22 de março de 2022, o Programa de Desinstitucionalização que integra as Estratégias de Desinstitucionalização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), …

    Leia Mais »
  • 16 maio

    Polícia e Judiciário ameaçam Ocupação Carlos Marighella em Santa Catarina

    No dia 05 de maio, deu-se início a ocupação Carlos Marighella, na cidade de Palhoça, localizada na região da grande Florianópolis, em Santa Catarina. Na ocasião, mais de 100 famílias tomaram quatro prédios inacabados e abandonados por mais de 10 anos. No dia 10, quarta-feira, a PM entrou na ocupação, …

    Leia Mais »
  • 5 maio

    Karl Marx: o homem, o pensador, o revolucionário

    O presente artigo foi escrito por Alan Woods em 2018 e traz um breve histórico da vida de Karl Marx. Hoje, celebramos 204 anos de seu nascimento, sua história e seu legado de luta pelo fim do capitalismo e pela construção de uma sociedade socialista.

    Leia Mais »
  • 5 maio

    A miséria da filosofia pós-moderna

    Há mais de 20 anos, as ideias “pós-modernas” não param de ganhar terreno no mundo acadêmico. Por diluição, progrediram para outras esferas sociais. São o centro de teorias – interseccionalidade, teorias decoloniais, entre outras – que encontram eco até na esquerda reformista.

    Leia Mais »
  • 4 maio

    PSOL com Lula e a capitulação de Valério Arcary

    No último 30 de abril, a Conferência Eleitoral Nacional do PSOL aprovou que o partido não apresentará candidatura própria à presidência da República e que estará na coligação da chapa Lula-Alckmin.

    Leia Mais »
  • 2 maio

    As eleições na UFSC e a necessidade de uma nova universidade

    Na última semana, a imprensa repercutiu a notícia da inscrição do professor Luiz Felipe Ferreira para concorrer à reitoria da UFSC em escolha a ser realizada pelo Conselho Universitário (CUn) na próxima segunda-feira (02). O referido órgão deve aprovar a lista tríplice a ser enviada ao governo federal, levando em …

    Leia Mais »

abril, 2022

  • 30 abril

    Por que a Unidade Popular (UP) defende a Constituição burguesa?

    No dia 22 de abril, o Instagram do partido Unidade Popular pelo Socialismo (@unidadepopular) divulgou o seguinte tweet do seu presidente nacional, também candidato à presidência da república pela sigla, Leonardo Péricles: Quando Péricles fala que Bolsonaro “não pode continuar rasgando a Constituição”, está opondo claramente a Constituição a Bolsonaro, …

    Leia Mais »
  • 23 abril

    Walter Benjamin, entre a revolução e a pós-modernidade. Uma crítica marxista.

    “(…) a luta revolucionária não é a luta entre o capitalismo e o Espírito, mas entre o capitalismo e o proletariado” (Benjamin). “Compreendi que a solidão não existe para nós quando a pessoa que amamos também está só, embora se encontre em um lugar diferente onde não podemos alcançá-la (…)” …

    Leia Mais »
  • 22 abril

    Contra a terceirização do CAPS II Itaquera

    O texto abaixo foi publicado na 4ª edição do Boletim em Defesa do Serviço Público, publicado em abril de 2022. A entrega da saúde pública para as empresas privadas por meio da terceirização tem avançado a passos largos. Na cidade de São Paulo, a terceirização já atinge 90% dos serviços …

    Leia Mais »
  • 20 abril

    Seguir o combate contra a federação com a Rede e pela candidatura própria do PSOL!

    Em reunião na última segunda-feira (18/04), o Diretório Nacional (DN) do PSOL aprovou, por maioria, compor uma federação partidária com a Rede Sustentabilidade. Foram 38 votos na proposta a favor da federação (das tendências Primavera Socialista, Revolução Solidária, Subverta e MES) e 23 votos na proposta 2, contra a federação …

    Leia Mais »
  • 20 abril

    Democracia Operária na Revolução Russa (Parte 1)

    A Revolução Russa é o evento mais grandioso da história humana, pois pela primeira vez a classe trabalhadora não apenas liderou a Revolução, mas também tomou diretamente o poder em suas próprias mãos. Esse ato é caluniado como antidemocrático, quando na realidade desenvolveu a democracia mais abrangente e revolucionária que o mundo já viu.

    Leia Mais »