Publicações Recentes

novembro, 2020

  • 13 novembro

    Tributação sobre livros revela falência ideológica dos capitalistas

    Está nas mãos do presidente da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3887/2020. Esse documento propõe a criação de uma Contribuição Social sobre Operações de Bens e Serviços, apelidada de CBS. Sua abrangência incluiria a venda de livros, que de isentos passariam a ter uma tributação de 12%. O …

    Leia Mais »
  • 12 novembro

    A segunda onda da pandemia

    A estabilidade, ou mesmo a redução no número de novas contaminações e de mortes provocadas pela Covid-19, tem sido um forte argumento para que Bolsonaro, governadores e prefeitos iniciem um processo de retomada do que entendem ser o “normal”. Entre outras coisas, isso mostra o cinismo da burguesia e seus representantes, que desde o início da pandemia procuram, de todas as formas, expor os trabalhadores à contaminação e à morte para garantir o funcionamento do capitalismo.

    Leia Mais »
  • 12 novembro

    Os quilombos no Brasil e a luta pela libertação dos escravos

    A diáspora africana e a acumulação de capital no Novo Mundo O Brasil ocupa o vergonhoso segundo lugar na história da diáspora africana ficando atrás apenas dos EUA. Durante o período colonial cerca de cinco milhões de africanos desembarcaram no Brasil. O tráfico negreiro, que se estendeu do século 15 …

    Leia Mais »
  • 12 novembro

    Da senzala ao cartório: a Lei de Terras de 1850 e sua importância no processo de abolição da escravatura

    A Lei das Terras de 1850[1], mais do que se constituir no “[…] dispositivo legal que, pela primeira vez, buscou regulamentar a questão fundiária no Império do Brasil”[2], foi fundamental para a transição da propriedade privada dos meios de produção no Brasil e, em consequência, um passo conservador das elites …

    Leia Mais »
  • 10 novembro

    Violência contra a mulher e a punição de estupradores: qual a posição dos marxistas?

    Dois casos recentes de estupro tiveram grande repercussão: um envolvendo o jogador de futebol Robinho, reacendido a partir de sua tentativa de retorno ao Santos Futebol Clube, outro, o absurdo caso que teve Mariana Ferrer como vítima, em que a polícia e a justiça demonstraram sua podridão negligenciando provas, constrangendo …

    Leia Mais »
  • 8 novembro

    “Apartidarismo” e “apolitismo” em ato de Joinville: desvio da luta contra o Estado burguês e a opressão da mulher

    Os militantes da Esquerda Marxista de Joinville participaram, no sábado (7/11), da manifestação “Justiça para Mari Ferrer”, organizada por um grupo de estudantes da cidade. O ato, convocado pelas redes sociais, reuniu centenas de jovens e trabalhadores, entre mulheres e homens. Participamos da atividade manifestando nossa solidariedade a Mariana Ferrer …

    Leia Mais »
  • 5 novembro

    A grande fraude da democracia americana

    As apurações de votos das eleições americanas colocam o democrata Joe Biden à frente na disputa pela Casa Branca, mas nada está garantido. Apesar disso, essa não é uma questão que está dada e, independente do resultado, não se trata de um processo que beneficiará a classe trabalhadora. Em primeiro …

    Leia Mais »
  • 5 novembro

    Live: Conversa com os servidores públicos

    Acompanhe nesta sexta-feira (6/11) nossa “Conversa com os servidores públicos”. A atividade terá a participação de quatro trabalhadores, do município e do estado. Vamos debater os principais problemas da categoria e a defesa do serviço público, gratuito e para todos. Não perca! Assista ao vivo pela página do Facebook Deixe …

    Leia Mais »
  • 3 novembro

    Episódio #28 – O racismo enquanto mecanismo de divisão

    Os preconceitos, ressentimentos e o menosprezo em relação a um “estranho”  são tão antigos quanto a própria sociedade de classes. Assim, já na Grécia Antiga, aqueles que não falavam grego, por exemplo, eram chamados de “bárbaros”. Na Idade Média europeia, os não-cristãos, principalmente os judeus e muçulmanos, eram vilipendiados como “diabólicos” e “não civilizados”. Já o surgimento do racismo está intimamente associado à implantação do modo de produção capitalista e sua fase de acumulacão primitiva. Para fazer uma exposição sobre esse tema, André Mainardi recebe Felipe Araujo, professor da rede estadual do Rio de Janeiro, militante da Esquerda Marxista e do Movimento Negro Socialista.

    Leia Mais »
  • 2 novembro

    A governadora catarinense e o holocausto: negação e revisão da História

    Nos cursos de História de todo mundo, um dos temas mais estudados, debatidos e produzidos são o negacionismo e o revisionismo na História. Autores, professores e estudantes se debruçam no assunto por meses, seja estudando as referências bibliográficas, seja nas demais ementas onde o negacionismo e o revisionismo são praticados contra a ciência da História.

    Leia Mais »
  • 2 novembro

    Bibliografia sugerida para a Universidade Marxista – Brasil

    Diante do grande êxito da Universidade Marxista Internacional, que contou com a inscrição de quase 6.500 pessoas de mais de 115 países ao redor do mundo, a Esquerda Marxista, seção brasileira da Corrente Marxista Internacional (CMI), decidiu organizar a Universidade Marxista – Brasil. Confira a programação aqui e inscreva-se. 5º …

    Leia Mais »

outubro, 2020

  • 29 outubro

    O grito preso na garganta 

    A indignação paira no ar e qualquer ato ou faísca pode levar a uma explosão. Afinal, Bolsonaro acumula declarações e atos que deixam a burguesia muitas vezes em pânico, com medo da explosão. Suspender a compra de uma vacina do coronavírus (que ainda não tem aprovação, diga-se de passagem), preparar a privatização das Unidades …

    Leia Mais »
  • 29 outubro

    O curioso caso de banqueiros, multinacionais e da fábrica de armas que apoiam candidatos do PSOL

    Wesley Teixeira, candidato a vereador no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, é a bola da vez na polêmica sobre dinheiro de empresas e capitalistas em campanhas eleitorais. Ao aceitar dinheiro de dois banqueiros, João Moreira Salles e Beatriz Bracher, Wesley causou uma enxurrada de denúncias, assim como …

    Leia Mais »
  • 29 outubro

    A escravidão e as origens do capitalismo   

    Poucas práticas são tão repugnantes quanto a de subjugar um ser humano com o objetivo de reduzi-lo a condição de escravo, sem qualquer direito ou dignidade. Um número incalculável de pessoas, em todo o mundo e em diferentes épocas, foi submetido a esse terrível destino. Foi com o suor e …

    Leia Mais »
  • 28 outubro

    Direitos trabalhistas e previdência social

    Acompanhe nesta sexta-feira (30/10), a live sobre “Direitos trabalhistas e previdência social”, com o candidato a vice-prefeito de Joinville/SC, pelo PSOL, Chico Aviz, e o advogado e militante da Esquerda Marxista, Tiago de Carvalho. A transmissão será realizada pelo YouTube da Esquerda Marxista e pela página do Facebook. Ative as …

    Leia Mais »