Publicações Recentes

março, 2021

fevereiro, 2021

  • 27 fevereiro

    Homenagear Krupskaya é compreender a escola que os marxistas defendem

    Estamos no interlúdio entre o nascimento e morte de Nadezhda Konstantinovna Krupskaya. Comemoramos 152 anos de sua chegada na Rússia czarista, relembramos os 82 anos da sua morte completados neste 27 de fevereiro, na União Soviética já burocratizada pelo stalinismo. A obra de Krupskaya, produzida durante a Revolução Russa, primeira …

    Leia Mais »
  • 25 fevereiro

    Joinville: ônibus vazios e terminais lotados enquanto o governo finge combater a pandemia

    Entrou em vigor hoje (25) em todo o estado de Santa Catarina o decreto que apresenta novas medidas de restrição para o suposto combate à Covid-19. Entre elas, está a redução na lotação máxima dos ônibus de 70% da capacidade total para 50% da capacidade de passageiros sentados. Em Joinville, …

    Leia Mais »
  • 25 fevereiro

    Peterloo: a luta de classes na Inglaterra do século 19

    No dia 16 de agosto de 1819, teve lugar uma grande manifestação que contou com cerca de 80 mil operários na praça de St. Peter’s Field, na cidade industrial de Manchester. A repressão a essa demonstração de força dos trabalhadores, ordenada pelos magistrados locais, deixou um saldo de 15 mortos …

    Leia Mais »
  • 24 fevereiro

    As relações entre Stalin e o Exército Vermelho (parte 2)

    PARTE 1 O Pacto Molotov – Ribbentrop e o fiasco na Guerra de Inverno Depois de uma série dos mais absurdos malabarismos teóricos e mudanças bruscas de orientação, por parte de Stalin e da sua Comintern, que apenas confundiram e atrapalharam o proletariado mundial em sua luta de vida e …

    Leia Mais »
  • 24 fevereiro

    Uma análise sobre o controle e o destino das armas de fogo no Brasil

    No Brasil, o acesso legal ao treinamento militar e às armas de fogo é historicamente restrito ao seletíssimo grupo de oficiais das forças armadas, aos membros das forças de segurança (policiais e seguranças privados – estes apenas em serviço), assim como a parte superior da pequena burguesia e a burguesia, …

    Leia Mais »
  • 23 fevereiro

    As relações entre Stalin e o Exército Vermelho (parte 1)

    Um dos momentos mais marcantes da história da União Soviética remonta à voraz resistência à invasão e, consequentemente, à vitória sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial. Ela abriu o caminho para a expropriação do capital em diversos países do Leste Europeu – na esteira da onda revolucionária que …

    Leia Mais »
  • 23 fevereiro

    10 anos depois: lições da Revolução Egípcia (parte 2)

    PARTE 1 O que é o Estado egípcio? Muitas discussões sobre a Revolução Egípcia se concentram na natureza burocrática militar do Estado egípcio. Embora seja uma questão importante, muitas vezes é confundida com discussões sobre o conteúdo de classe fundamental do Estado. A classe dominante egípcia – e o Estado …

    Leia Mais »
  • 22 fevereiro

    Governos ignoram risco gravíssimo em SC e empurram trabalhadores para a morte

    De acordo com o mapa de risco potencial da Covid-19 divulgado pelo Governo do Estado de Santa de Catarina na última sexta-feira (19/3), 15 das 16 regiões do estado apresentam a matriz de risco potencial gravíssimo. São 636.445 casos confirmados e a infecção pelo novo coronavírus causou 6.929 mortes em …

    Leia Mais »
  • 22 fevereiro

    10 anos depois: lições da Revolução Egípcia (parte 1)

    Entre os países cujas massas participaram do que ficou conhecido como a Primavera Árabe, a Revolução Egípcia é, talvez, a mais rica em lições, como também em perspectivas para o futuro imediato. Esse artigo fornece um balanço da revolução e suas consequências, dez anos depois, e explica as perspectivas revolucionárias …

    Leia Mais »
  • 20 fevereiro

    250 mil mortos: a pandemia e a necessidade da revolução

    O Brasil se aproxima das 250 mil mortes provocadas pela Covid-19, sendo o segundo país a registrar mais óbitos, atrás apenas dos Estados Unidos. Esses dados sobre a quantidade de pessoas vitimadas pela Covid-19 se dão num momento em que o país ultrapassa os 10 milhões de casos de contaminação, …

    Leia Mais »
  • 18 fevereiro

    Intervir nos sindicatos contrarrevolucionários para combater o oportunismo

    Intervimos nos sindicatos municipais dos trabalhadores em educação da cidade de São Paulo e de outras cidades do Estado no espírito que Lenin conclamava os comunistas a intervir em “Esquerdismo, doença infantil do comunismo”. As orientações de princípio assinaladas por Lenin a esse respeito concentram a concepção marxista sobre disputa …

    Leia Mais »
  • 17 fevereiro

    Transporte coletivo no RJ: lucro para empresários e contaminação para a classe trabalhadora

    A passagem de ano de 2020 para 2021 trouxe a mudança na gestão da Prefeitura do Rio de Janeiro, mas pouco ou nada mudou em relação à situação de controle da pandemia e à melhoria das condições do transporte público. Este é um grande vetor de propagação da Covid-19, que …

    Leia Mais »
  • 16 fevereiro

    #31 – As relações entre Stalin e o Exército Vermelho

    Stalin realmente foi um grande estrategista e general? Qual papel ele jogou junto ao Exército Vermelho durante a Guerra Civil Revolucionária e depois que ascendeu ao poder? Quais os reflexos dessa atuação antes e durante a 2ª Guerra Mundial? Como, apesar de Stalin, os soldados e proletários soviéticos venceram a máquina de guerra nazista?

    Leia Mais »
  • 12 fevereiro

    A “esquerda” e a crise de direção dos trabalhadores

    As eleições do ano passado mostraram um recuo da influência das principais legendas de “esquerda”. O Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que, além de não vencerem para o Executivo de nenhuma capital, tiveram reduzidos o número de prefeitos e de vereadores. A experiência desses …

    Leia Mais »