Publicações Recentes

junho, 2021

  • 10 junho

    Organização do partido: o caminho acertado para a revolução socialista

    Ao transitar pelas ruas, é bem provável que se depare com mensagens como esta da foto do Centro da cidade de Niterói: “Eleição não! Revolução sim!”. Não há dúvidas de que haja pessoas isoladas e grupos sociais que defendam a derrubada do Estado burguês para a implantação do socialismo no …

    Leia Mais »
  • 10 junho

    Indústria 4.0: seu significado à luz do marxismo e seus impactos na luta de classes (parte 2)

    O que é a Indústria 4.0 ou a assim chamada “Quarta Revolução Industrial”, seu significado teórico a partir da perspectiva marxista e seus impactos na luta de classes? A Industria 4.0 representa um desenvolvimento das forças produtivas? Ou ainda, pode uma tecnologia disruptiva significar avanço das forças produtivas? Esperamos que …

    Leia Mais »
  • 9 junho

    Indústria 4.0: seu significado à luz do marxismo e seus impactos na luta de classes (parte 1)

    O que é a Indústria 4.0 ou a assim chamada “Quarta Revolução Industrial”, seu significado teórico a partir da perspectiva marxista e seus impactos na luta de classes? A Industria 4.0 representa um desenvolvimento das forças produtivas? Ou ainda, pode uma tecnologia disruptiva significar avanço das forças produtivas? Esperamos que …

    Leia Mais »
  • 8 junho

    EUA: O Terror Racista de Tulsa em 1921

    Nota da Redação: John Peterson é dirigente de Socialist Revolution (Revolução Socialista), seção da Corrente Marxista Internacional (CMI) nos Estados Unidos. Este artigo cita fontes primárias que contêm insultos raciais, totalmente explícitos. Tomamos a decisão de incluir essas citações na íntegra para apresentar uma representação real e gráfica do veneno …

    Leia Mais »
  • 7 junho

    Atentados em Manaus: quando o crime e a burguesia se desentendem

    Após dois dias de atentados contra prédios e espaços públicos, Manaus amanheceu neste dia 07 de junho sem ônibus, com unidades de saúde, escolas e comércios fechados e pouquíssimas pessoas na rua. Os ataques estariam acontecendo a mando do Comando Vermelho, facção criminosa que tomou conta da cidade há cerca …

    Leia Mais »
  • 4 junho

    O marxismo e a questão trans

    O Brasil é o país que mais mata pessoas transexuais e travestis no mundo. No ano de 2020 houve um aumento no número de casos, sendo o maior dos últimos quatro anos. Foram 175 pessoas trans – travestis e mulheres transexuais – assassinadas no Brasil. Segundo relatório da Antra1, não …

    Leia Mais »
  • 3 junho

    A Comuna é Imortal: Lenin e Trotsky sobre o Assalto aos Céus de 1871 (parte 2)

    PARTE 1 Trotsky e as Lições da Comuna Guerra e Revolução frequentemente se sucedem na história. […] É assim que há 46 anos na França a guerra franco-prussiana de 1870-1871 resultou na revolta dos trabalhadores e na criação da Comuna de Paris. […] A bandeira da Comuna é a bandeira …

    Leia Mais »
  • 3 junho

    Marxismo vs Teoria Queer (parte 3)

    Confira a última parte do artigo de  Yola Kipcak, da seção austríaca da Corrente Marxista Internacional (CMI), sobre a Teoria Queer. PARTE 1 | PARTE 2 Pela unidade da classe trabalhadora! Para os marxistas, a unidade na luta não se baseia na cultura ou na identidade, nem é uma questão …

    Leia Mais »
  • 2 junho

    Marxismo vs Teoria Queer (parte 2)

    A Teoria Queer é compatível com o marxismo? Pode haver algo como um “marxismo queer”? Yola Kipcak, de Viena, responde que “não” e explica porquê. PARTE 1 Sociedade de classes, opressão e cultura A Teoria Queer chama a atenção para um aspecto do gênero que não pode ser explicado por …

    Leia Mais »
  • 2 junho

    A Comuna é Imortal: Lenin e Trotsky sobre o Assalto aos Céus de 1871 (parte 1)

    A análise materialista e dialética da história nos permite uma compreensão totalizante dos acontecimentos, pois mira holofotes ao passado para uma atuação consequente no presente. Para isto deve servir a historiografia, ser uma escrita destinada à balanços e perspectivas para as gerações, explicando como deram-se os caminhos que nos trouxeram …

    Leia Mais »
  • 1 junho

    Marxismo vs Teoria Queer (parte 1)

    Este artigo foi publicado pela primeira vez em alemão pelos camaradas da seção austríaca da CMI, Der Funke. Aqui nós fornecemos uma tradução para o português sobre esta importante questão da Teoria Queer. Ela é compatível com o marxismo? Pode haver algo como um “marxismo queer”? Yola Kipcak, de Viena, …

    Leia Mais »

maio, 2021

  • 31 maio

    Bolsonaro e a Copa Covid da América

    Todo dia Bolsonaro oferece mais elementos para que a classe trabalhadora se organize para a derrubada de seu governo. Nesta segunda-feira, 31 de maio, o motivo foi seu aceite para a realização da 47ª Copa América no Brasil, um país com mais de 460 mil mortos pela Covid-19. A confirmação …

    Leia Mais »
  • 31 maio

    Toda solidariedade às famílias da Ocupação João Mulungu!

    Na madrugada do dia 23 de maio, a Tropa de Choque do estado de Sergipe cumpriu uma decisão judicial de reintegração de posse na capital Aracaju do prédio ocupado pela Ocupação João Mulungu. A ação resultou em 71 pessoas despejadas, além de 8 pessoas presas, liberadas no dia seguinte. A …

    Leia Mais »
  • 28 maio

    Quem são os trabalhadores de aplicativos? Uma caracterização marxista

    O capitalismo produz, como consequência de seu próprio sucesso e expansão, uma superpopulação relativa, composta por trabalhadores supranumerários da grande indústria e que não consegue se empregar nela de maneira permanente. Aqui falamos em superpopulação “relativa” porque nos referimos ao número de trabalhadores que excede as necessidades de reprodução do …

    Leia Mais »
  • 27 maio

    Organize-se em defesa dos direitos e da vida da classe trabalhadora

    A humanidade foi jogada de cabeça na maior crise econômica do período recente da história. Os impactos, mais cedo ou mais tarde, serão percebidos nos mais diferentes ambientes e isso inclui os nossos direitos imediatos. Cortes de direitos, arrocho salarial e elevação do custo de vida são geralmente os primeiros …

    Leia Mais »