Foice & Martelo | Ver Mais

Foice & Martelo Especial 11

Leia nesta Edição: No Editorial, O "novo" Bolsonaro, analisamos a mudança de postura do presidente da República, e da imprensa, evitando conflitos e costurando acordos para garantir os interesses do capital financeiro. No caderno especial de Educação, explicamos quem é e o que defende o novo ministro da Educação e o real significado do Fundeb. Saiba porque a proposta de uma "nova internacional" é uma farsa orquestrada pelos setores reformistas, leia nossas análises sobre aumento recorde de contaminação por Covid-19 nos EUA e entenda o objetivo da burguesia ao premiar a ativista ambiental, Greta Thunberg com 1 milhão de euros.

Leia Mais »

A imunidade de rebanho, o Enem e a volta às aulas

Sendo um dos primeiros regimes de socialização com o qual o ser humano tem contato, a educação em instituições traz em seu princípio as noções de práticas sociais e aprendizado, envolto de concepções essenciais para entendimento do mundo e suas relações. É inegável, entretanto, que o sistema educacional brasileiro tenha …

Leia Mais »

O avanço do vírus nos Estados Unidos

No dia 16 de julho, a quantidade de infecções diárias pelo novo coronavírus atingiu mais um recorde nos Estados Unidos, com mais de 77 mil casos notificados em 24 horas. O pico anterior havia ocorrido na semana que antecede este recorde, com 66.600 casos em apenas um dia. Nos Estados …

Leia Mais »

História do Peru: da colonização à independência (1532-1824)

Nesta nova série de artigos, abordaremos a história de um dos países mais importantes do continente latino-americano: o Peru. Centro histórico de antigas e esplendorosas civilizações, o território peruano sempre exerceu considerável influência sobre os destinos de partes distantes da América do Sul pré-colombiana. A partir da conquista espanhola, no …

Leia Mais »

Foice & Martelo Especial 10

Nesta edição do jornal Foice&Martelo, destacamos a necessidade de uma internacional dos trabalhadores, contamos a história deste combate iniciado por Marx e Engels e explicamos como isso se relaciona com a Universidade Marxista Internacional, que ocorrerá de 25 a 28 de julho. Saiba também da situação política nos EUA e Peru, e conheça o trabalho dos marxistas de Portugal. Confira ainda os informes apresentados no 1º Seminário online em defesa da Educação Pública, Gratuita e para Todos e, no caderno de teoria, conheça as origens do machismo e leia sobre a tática da frente única no combate à ditadura militar.

Leia Mais »

Trump caminha para a derrota

O coronavírus balançou o mundo todo e não poderia ser diferente no país que teve o maior número de casos e de mortos, os EUA. Neste momento, 8 de julho, são mais de 130 mil mortos no país. As medidas de flexibilização do isolamento, assim como no Brasil, têm provocado …

Leia Mais »

Crescem as forças do marxismo em Portugal

A mudança da  situação política mundial, que teve como gatilho a pandemia, impôs um modificação no funcionamento de todas as seções da Corrente Marxista Internacional (CMI). Em Portugal, nossos camaradas do Colectivo Marxista de Lisboa, desenvolvem um trabalho inteiramente online e continuam a desenvolver ações das campanhas que atuavam antes …

Leia Mais »