Estudantes ocupam escolas no Paraná contra Reforma do Ensino Médio

Estudantes das escolas da rede pública estadual do Paraná iniciam um movimento de resistência à reforma do Ensino Médio.

Foto: Manifestação realizada na manhã desta quarta-feira (5/10) em Curitiba

Estudantes das escolas da rede pública estadual do Paraná iniciam um movimento de resistência à reforma do Ensino Médio. Em menos de três dias, sete escolas em São José dos Pinhais (SJP) e uma em Ponta Grossa (PG) foram ocupadas por estudantes da rede pública estadual.

A primeira ocupação ocorreu no colégio Padre Arnaldo Jansen, na noite de segunda-feira (3/10), em SJP. Em seguida outras três foram tomadas no mesmo município, o Colégio Estadual Afonso Pena, Colégio Estadual Elza Scherener e Ana Divanir. Em Ponta Grossa, o Colégio Estadual Boratto está ocupado desde terça-feira (4/10) pela manhã. A tendência é que o número de colégios ocupados aumente rapidamente com o desenvolvimento da luta.

A proposta de Reforma do Ensino Médio através da Medida Provisória 765/2016, encaminhada pelo governo Michel Temer, provocou uma onda de revolta entre estudantes e educadores. A MP destrói a educação pública. Precariza as condições de trabalho, aprofunda as parcerias com a iniciativa privada, retira a obrigatoriedade de disciplinas como sociologia, filosofia, educação física e arte, aprofundando a qualidade estrutural da educação. As mudanças atingem os filhos da classe trabalhadora, que frequentam a escola pública. Querem ler ofertar uma educação aviltante que busca, tão somente, formar força de trabalho barata.

Na manhã de quarta-feira (5/10), cerca de dois mil estudantes tomaram as ruas centrais de Curitiba em protesto contra a MP. Com falas, faixas e cartazes, os jovens demonstraram toda revolta contra o atual governo e a destruição da escola pública. No domingo (09/10) haverá um novo ato.  A Liberdade e Luta apoia e se integra a essas iniciativas, combatendo ombro a ombro com estudantes e professores contra a destruição da educação pública.

Deixe Seu Comentário