Coronavírus

Segunda onda na Argentina: o capitalismo é um horror sem fim

A crise do capitalismo argentino, inserida na crise econômica e sanitária mundial, se aprofundou com a segunda onda de contágios da Covid-19. A situação é dramática para a classe trabalhadora. O governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, assinalou: “Não é um onda o que está ocorrendo, é mais …

Leia Mais »

Os recordes de óbitos em São Paulo e a demagogia das lideranças

O número de mortes registradas por Covid-19 alcançou níveis alarmantes ao final de março no Brasil e mostra tendência a seguir em alta por mais dias. Em constante crescimento desde o ano passado, o número de casos da doença e suas consequências trágicas, deixam cada vez mais evidentes os responsáveis …

Leia Mais »

Profissionais de saúde na linha de frente: sucateamento e mortes por Covid-19

A enfermeira Cristiane, 43 anos, chegou em casa após um cansativo plantão. O caçula de quatro anos correu pelo corredor para abraçá-la. “Eu pensei: ‘vixe, e agora?’. Do nada apareceu meu marido Raimundo, também enfermeiro, e segurou o pequeno de última hora, sabe? Ele o abraçou e falou ‘Temos que …

Leia Mais »

Nenhuma confiança no Prefeito Rafael Greca! Vacina para todos já!

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, anunciou no dia do aniversário da cidade (29/03) que o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas municipais irá ocorrer apenas após a vacinação dos professores. Esta não é a primeira vez que o prefeito faz promessas deste tipo. Durante as eleições municipais de …

Leia Mais »

Por que não há vacina para todos já?

PUBLICAÇÃO DE LIBERDADEELUTA.ORG Por que não há vacina para todos já? Esta é a pergunta que, possivelmente, todos já se fizeram. Em um mundo com tamanha capacidade produtiva, por que todas as indústrias não produzem, em larga escala, vacina para imunizar toda a população mundial? Um tema semelhante pode nos …

Leia Mais »

O futebol tem que parar – Qual o papel do esporte e da CBF na pandemia?

Mesmo com o Brasil caminhando para 350 mil mortes — picos de mais de 2 mil por dia — e 15 milhões de infectados pela Covid-19, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) insiste na continuidade dos campeonatos nacionais e estaduais. Dessa forma, a entidade responsável pelo esporte mais popular do …

Leia Mais »

A barbárie na educação: orçamento 2021 aprovado, mais cortes e nosso combate

Quando dizemos socialismo ou barbárie não estamos levantando uma mera palavra de ordem ou uma previsão de piora nas condições de vida, trabalho e estudo que, futuramente, há de chegar, caso não construamos o socialismo. Na realidade, a barbárie está se impondo. Não há mais segredos ou máscaras neste sistema, …

Leia Mais »

Goiânia e a pandemia: somente a classe trabalhadora pode mudar sua realidade

O estado de Goiás segue a tendência nacional de aumento de casos de Covid-19, com indicativo de novas variantes do vírus e agravamento do quadro geral nas cidades. No interior, após o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, sugerir que pacientes do entorno estariam impactando sobre o quadro pandêmico caótico …

Leia Mais »

O afastamento de Carlos Moisés, a pandemia e as tarefas dos trabalhadores

Pela segunda vez em menos de seis meses, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), foi afastado do cargo, em decisão tomada pelo Tribunal Especial de Julgamento, nesta sexta-feira (26). A vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido), assumirá interinamente na próxima terça-feira. Recaem sobre Moisés acusações pela compra de 200 …

Leia Mais »

Em memória de Hans-Gerd Öfinger (junho de 1955 – março de 2021)

Acabo de receber a triste notícia da morte de meu velho camarada e amigo, Hans-Gerd Öfinger. Foi um grande choque e a última coisa que esperava ouvir. Há apenas algumas semanas, enviei um e-mail para ele quando descobri que ele e sua filha Rosa haviam contraído Covid-19. Ele respondeu dizendo …

Leia Mais »