Coronavírus

Manaus hoje é o resto do Brasil amanhã

Na última semana os principais jornais do país começaram a divulgar a tragédia já anunciada em Manaus. Hospitais da capital do Amazonas começaram a relatar óbitos por falta de oxigênio. O integrante da equipe do Ministério Público Federal (MPF) que atua no combate à pandemia na região, Igor Spindola, afirmou …

Leia Mais »

Em defesa da vida dos trabalhadores no Amazonas e no Brasil!

No dia 14/01, o Brasil assistiu escandalizado às imagens de barbárie vindas de Manaus, Amazonas. Após meses de medidas ineficientes por parte do governo para conter a Covid-19, a tragédia atingiu seu ápice com o esgotamento dos estoques de oxigênio nos hospitais e prontos-socorros da cidade. Longe de ser por …

Leia Mais »

Nova onda de Covid-19 em Manaus: no capitalismo não há saída

Após ser destaque nos noticiários do mundo todo com suas valas comuns, câmaras frigoríficas para cadáveres e até mesmo falta de caixões, o Amazonas vive um aumento ainda maior nos casos de Covid-19. Somente nos primeiros dias de 2021 morreram mais pessoas do que na soma de meses inteiros de …

Leia Mais »

O caos do capitalismo dificulta campanhas de vacinação

Com a vacina Oxford/AstraZeneca recentemente aprovada para uso no Reino Unido e os produtos da Pfizer/BioNTech, Moderna e outros já administrados em todo o mundo, poderíamos pensar que estamos nos aproximando do fim desta pandemia. No entanto, especuladores farmacêuticos e representantes políticos da classe dominante estão atrapalhando sua implementação em …

Leia Mais »

Lutar contra os especuladores da pandemia: nacionalizar as grandes empresas farmacêuticas!

As notícias sobre vacinas potencialmente viáveis mostram um raio de luz no fim do túnel. Mas, enquanto os trabalhadores sofrem a pior parte da crise do coronavírus, os principais monopólios farmacêuticos começam a comemorar. Milhões de pessoas em todo o mundo estão alegres porque logo estará disponível uma vacina da …

Leia Mais »

Segunda onda da Covid-19 em Joinville: descaso da gestão pública e inoperância sindical

No dia 17 de novembro, a Prefeitura de Joinville confirmou 475 novos casos de Covid-19 e decretou a restrição de público no comércio, shoppings, academias, bares e restaurantes da cidade. Paradoxalmente, emite uma nota dizendo que não irá proibir as aulas presenciais nas escolas municipais e privadas da cidade. O …

Leia Mais »

A segunda onda da pandemia

A estabilidade, ou mesmo a redução no número de novas contaminações e de mortes provocadas pela Covid-19, tem sido um forte argumento para que Bolsonaro, governadores e prefeitos iniciem um processo de retomada do que entendem ser o “normal”. Entre outras coisas, isso mostra o cinismo da burguesia e seus representantes, que desde o início da pandemia procuram, de todas as formas, expor os trabalhadores à contaminação e à morte para garantir o funcionamento do capitalismo.

Leia Mais »

Devemos voltar às aulas em Caieiras?

Como boa parte dos professores e das famílias já estão sabendo, o governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), declarou o retorno às aulas a partir do dia 8 de setembro. A prefeitura de Caieras segue o calendário e as determinações estaduais, iniciando as atividades para planejar o …

Leia Mais »

Bauru: onde os trabalhadores são sacrificados para salvar os lucros da burguesia local

Este artigo tem por objetivo tornar pública uma situação que, diariamente, vem afetando milhares de pessoas na cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo. Desde o início da pandemia, o Comitê de Luta Fora Bolsonaro tem feito um grande esforço se mobilizando para exigir que o prefeito Clodoaldo …

Leia Mais »

Itajaí lidera taxa de mortes por Covid-19 em SC e prefeito sugere mais uma “solução” mágica

Os números não mentem. E os mortos ao nosso redor também não, e nos maltratam, inclusive pela proximidade com amigos aqui do nosso Comitê de Ação Fora Bolsonaro, que ou estão contaminados ou com parentes contaminados e amigos mortos por essa peste.  Itajaí mantém uma liderança macabra em Santa Catarina …

Leia Mais »