Coronavírus

Caem as máscaras

Na última sexta-feira (03/07) a lei nº 14.019, que obrigava a utilização de máscaras em locais públicos e com grandes aglomerações, foi vetado por Bolsonaro e sua trupe de obscurantistas. Os vetos se aplicam para comércios, escolas, igrejas, eventos públicos entre outros espaços. Na segunda-feira (06) o veto de uso …

Leia Mais »

A economia planejada em tempos não só de pandemia

Pandemias acontecem em todas as sociedades. A maneira como se lida com ela, no entanto, pode ser um marco que nos ilustra quais os interesses estão na lista de prioridades para serem atendidos. No Brasil, uma das primeiras medidas tomadas pelo governo durante a pandemia foi dedicar R$ 1,4 trilhão para salvar bancos — que, em primeira instância, não produzem absolutamente nada. Somado a isto, vimos fraudes e superfaturamento em licitações de respiradores e insumos médicos para hospitais, e presenciamos um mercado paralelo de negociatas com equipamentos. Escancarado e sem pudor, a face do atual sistema se mostrou, uma outra vez, comercializando com a vida dos trabalhadores para “girar a economia” e deixar “a boiada passar”.

Leia Mais »

Grã-Bretanha: o capitalismo no lado errado da história

Uma explosão social está se formando na Grã-Bretanha. A pandemia, o Brexit, e agora o movimento Black Lives Matter estão jogando o governo conservador de uma crise para outra. A podridão de todo o sistema capitalista está sendo rapidamente revelada. O mundo está pegando fogo, começando com os Estados Unidos, …

Leia Mais »