Download WordPress Themes, Happy Birthday Wishes

Dica de Leitura: Karl Marx – A História de sua Vida, de Franz Mehring

No ano de 2018 vários são os marcos para lembrarmos Marx: 200 anos do seu nascimento, 170 anos do Manifesto Comunista ou das Revoluções de 1848, 100 anos da Revolução Alemã. Mas no Brasil, sem dúvida, o que colocou Marx no topo das discussões acaloradas foi a eleição presidencial. Fato compreensível, já que nenhum homem antes dele foi tão claro com relação ao entendimento do que é o sistema capitalista e a necessidade de derrubá-lo. Lamentavelmente, muitas bobagens circularam sobre Marx nas redes sociais, mas ao mesmo tempo milhões de jovens e trabalhadores despertaram a curiosidade de saber quem é este homem que, depois de 200 anos do seu nascimento, causa tanto medo ao sistema. Para ajudar nisso, nossa dica de leitura da semana é a biografia de Marx feita por Franz Mehring, intitulada Karl Marx – A História de sua Vida. Trata-se de uma obra de arte do ponto de vista literário e um documento histórico científico espetacular.

Mehring, o biógrafo, chegou a ser contemporâneo de Marx. Conhecido como apreciador de arte, erudito que não aderiu ao socialismo logo de início, ele nem mesmo foi um defensor de Marx nos anos em que estavam sob o mesmo céu de estrelas da Alemanha a partir de meados do século 19. Mas sem dúvida sua evolução histórica é notável, ao ponto de ser o homem que Laura Lafargue (filha de Marx) solicitou para representá-la na comissão editorial que publicaria as cartas entre Marx e Engels, após a morte de ambos. Franz aderiu à socialdemocracia alemã, esteve à frente do jornal da socialdemocracia como redator, foi deputado no parlamento alemão de 1917 a 1918. Amigo pessoal de Rosa Luxemburgo, a águia não poupava elogios ao amigo: “O senhor salvou do campo da burguesia o que ainda restava dos dourados tesouros da antiga cultura intelectual e os trouxe para nós, no campo dos deserdados sociais” (carta de fevereiro de 1916).

Rosa Luxemburgo tinha razão. Mehring nos envolve profundamente na história de Marx, no seu pensamento, na sua militância, no homem Marx e, mais do que isso, nos coloca na história riquíssima da Europa do século 19.

O livro é uma publicação da editora Sundermann e está com preço promocional na Livraria Marxista por R$ 70,00. A leitura vale cada página. Um excelente presente para o Natal Vermelho de 2018.

A obra pode ser adquirida pela Livraria Marxista no botão abaixo.

Adquira na Livraria Marxista!

Deixe Seu Comentário
x

Confira Também

Leon Trotsky – Mártir revolucionário

O assassinato de Leon Trotsky não foi nenhuma ação acidental ou aleatória do ditador Stalin, ...