Contra o pagamento da avaliação substitutiva na FMU

Artigo produzido por um Comitê de Ação pelo Fora Bolsonaro. Leia mais sobre os comitês clicando aqui.

Nós estudantes da FMU, sofremos ataques, frequentemente por parte da sua mantenedora Laureate, como aumento abusivo das mensalidades, demissão de professores gabaritados, péssima infraestrutura dos prédios, entre outros diversos ataques. Mesmo com as medidas de isolamento, por conta da pandemia, esses ataques não pararam, muito pelo contrário, continuaram. Por exemplo, há a falta de garantia de estudo e de trabalho por parte da mantenedora, ao não dar condições para que os estudantes e professores continuem a estudar e trabalhar, fazendo com que muitos estudantes tranquem os seus cursos. Não podemos aceitar calados.

Para piorar, no início desse semestre a FMU, com a justificativa da Laureate de modernização, alterou o modelo avaliativo, extinguindo o exame, dando como única opção para o estudante recuperar a sua nota da prova regimental, a realização de uma prova substitutiva. Na prática o que ocorreu foi uma forma de dificultar que os estudantes consigam tirar a nota mínima para passar de semestre e deixá-los em dependência (DP), pois nessa nova avaliação substitutiva, não é possível substituir toda a média, somente a nota da prova regimental e para dificultar ainda mais a instituição está cobrando R$ 95 para a realização desta avaliação.

Somos contra o pagamento da avaliação substitutiva. A cobrança desta avaliação é inadmissível pois é um direito do estudante de fazer uma reavaliação de forma gratuita. Neste momento de quarentena, a medida torna-se um ataque ainda maior, já que grande parte dos estudantes e suas famílias estão com dificuldades financeiras, pois muitos estão sendo demitidos ou tendo seus salários cortados.

Para nós, estudantes do Comitê por Fora Bolsonaro dos Estudantes da FMU, fica claro que todos os ataques, como esse da cobrança pela realização da avaliação substitutiva, promovidos pela Laureate contra nós estudantes é feito com a intenção da instituição lucrar cada vez mais em cima de nós, deixando claro que o seu lucro é o nosso prejuízo. Entendemos que esses ataques, são ataques do sistema capitalista, afinal está cada vez mais claro que o interesse da Laureate, como uma empresa multinacional americana não é a educação, mas sim arrancar cada vez mais dinheiro dos estudantes para aumentar os seus lucros.

Por isso, o Comitê por Fora Bolsonaro dos Estudantes da FMU se posiciona pelo Fora Laureate, pela federalização da FMU e por uma educação pública, gratuita e para todos. Compreendemos que esta luta não pode estar dissociada da luta pelo Fora Bolsonaro, pois não podemos ter uma educação pública, gratuita e para todos sob um governo que é inimigo da educação e capacho da burguesia e do imperialismo.

Propomos aqui uma moção para exigir medidas contra a evasão dos estudantes e pela garantia de estudo para todos.

E-mails para direcionar: info@laureate.net, adam.smith@laureate.net, IR@laureate.net, reitoria@fmu.br, cfb.estudantesfmu@outlook.com

Nos e-mails informados, temos contato da Laureate, da Reitoria da FMU e do Comitê de Ação por Fora Bolsonaro da FMU

Sugestão de texto para Moção:

Venho por meio desse, exigir a gratuidade na avaliação substitutiva para todos os estudantes, pois é um direito do estudante a garantia de uma reavaliação para que possa tentar recuperar a sua nota. A cobrança da avaliação substitutiva é um ataque aos estudantes e esse ataque se torna ainda maior no momento de quarentena que estamos passando, em que muitos estudantes ou responsáveis financeiros estão perdendo seus empregos ou tendo os seus salários reduzidos.

Diante disso, me coloco contra o pagamento da avaliação substitutiva e pelas ações tomadas pela Mantenedora da FMU, Laureate, que estão levando a evasão de muitos estudantes. Venho por meio desse, exigir que a Laureate tome as seguintes medidas, para garantir a permanência dos estudantes no ambiente acadêmico:

  • Gratuidade na avaliação substitutiva!
  • Garanta condições de estudo a todos os estudantes! Garantido acesso as aulas remotas a todos os estudantes para que possam estudar, disponibilizando para todos, todo tipo de equipamento necessário, computador, internet, livros, etc!
  • Enquanto as garantias de estudo a todos não são dadas, exigimos que cobrança das mensalidades e da rematrícula sejam suspensas imediatamente!
  • Revogação da medida que torna estágio em matéria nos cursos de licenciatura, os estudantes não vão pagar DP pelo estágio!
  • Que nenhum estudante seja reprovado por falta!

Nome; Curso (Semestre)

Deixe Seu Comentário