Trabalhadores colombianos pedem solidariedade contra o fechamento de empresa

Ajude enviando moções!

A Unilever cortará até 20 mil empregos nos próximos quatro anos, dentro dos esforços do grupo anglo-holandês para acelerar sua recuperação e combater o aumento nas commodities. Os cortes, equivalentes a cerca de 10% da força de trabalho, ocorrerão em sua maior parte na Europa e levarão ao fechamento de até 50 fábricas. A meta é alcançar uma economia anual de 1,5 bilhão de euros até 2010.

Os cortes da Unilever brasileira, na realidade, já aconteceram e se
concentraram entre 2002 e 2005. Nesse período, houve uma redução próxima a 10% no quadro de funcionários. Em 2002, a Unilever tinha 13.797
funcionários, caindo para 12.494 pessoas em 2005. Hoje, a companhia possui 12,5 mil empregados e registrou no ano passado um faturamento de R$ 9,5 bilhões.

Como conseqüência do anúncio mundial da Unilever a empresa Unilever
Andina Colômbia anunciou o fechamento da fábrica de produtos pessoais na cidade de Bogotá, o que representa a perda de 1140 postos de trabalho e o desaparecimento da organização sindical SINTRA UNILEVER ANDINA na Colômbia.

Os trabalhadores determinaram em assembléia geral que se colocarão em luta para resistir ao anúncio de fechamento da empresa, que está previsto para o próximo dia 21 de Outubro. Por isto, os companheiros colombianos pedem que o movimento sindical internacional e todas as organizações do movimento operário acompanhem e enviem moções de solidariedade contra o fechamento da fábrica e contra as demissões: “Estamos seguros que com este apoio poderemos deter esta medida e defender os empregos nesta fábrica na Colômbia”, diz Edgar Tolosa Gómez

Moções

Enviar notas de solidariedade à campanha contra o fechamento da unidade da Univeler na Colômbia para o email do presidente da Unilever Andina Colômbia, Sigfredo Valle: sigfredo.valle@unilever, com cópia para o email do Sindicato: siunilev@sky.net.co.

Deixe um comentário