Todo apoio à Greve Nacional dos Trabalhadores em Educação! O Piso é Lei do Oiapoque ao Chuí!

        Esquerda Marxista

 
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE/CUT convocou três dias de paralisação nacional dos trabalhadores em educação.
O objetivo central é garantir o cumprimento imediato e integral da Lei Federal nº 11.738, que determina um Piso Salarial Profissional Nacional para a carreira do magistério.
Os trabalhadores em educação, depois de anos de luta, conquistaram em 2008 o Piso Nacional do setor, mas ele não é aplicado.
 

Ainda em 2008 os governadores Luiz Henrique da Silveira (PMDB), de Santa Catarina, Yeda Crusius (PSDB), do Rio Grande do Sul, Roberto Requião (PMDB), do Paraná, André Puccinelli (PMDB), do Mato Grosso do Sul, e Cid Gomes (PSB), do Ceará, entraram com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra o piso nacional e a hora atividade de 33%.
 

Em 2011 o Supremo julgou constitucional a lei, mas os governos continuaram descumprindo o Piso e 1/3 de aula atividade que prevê a lei.

Em 2011, do Oiapoque ao Chuí, os trabalhadores em educação se mobilizaram. Foram muitas manifestações, paralisações e greves. Alguns poucos governos cederam, mas a maioria dos governos estaduais e municipais continuou descumprindo a Lei do Piso.
Em fevereiro de 2012, o MEC divulgou nota reafirmando o aumento de 22,22% no valor do Piso para 2012, retroativo a janeiro. Diversos governadores e prefeitos se manifestaram de forma cínica: “não temos como pagar!”. Ou seja, lei que garante direito de trabalhador não precisa ser cumprida no Brasil.
A Esquerda Marxista considera que uma das principais necessidades para se ter uma verdadeira Educação Pública e Gratuita em todos os níveis é o pagamento de salários dignos para os trabalhadores da educação.
Neste sentido a unidade de todas as forças dos trabalhadores e da juventude é muito importante para fazer valer o Piso Nacional. E para valoriza-lo, pois o valor definido mesmo sendo uma importante conquista, ainda é insuficiente.
A Esquerda marxista reafirma sua disposição de lutar junto com todo o magistério, a juventude e toda a classe trabalhadora por esta conquista que deve ser imposta nacionalmente.
 

 

A responsabilidade da direção nacional da CUT é total neste caso para que esta mobilização se expanda e a reivindicação possa chegar a ser efetivamente conquistada. Esta é uma luta de toda a classe.
Chamamos a atenção também sobre a necessidade da unidade de toda a classe trabalhadora e suas organizações. Por isso é preciso construir a CUT, única central capaz de dar uma expressão nacional de fato às lutas da classe trabalhadora.

 

A hora é de parar a educação no Brasil para impor o Piso Nacional!

Todo apoio à Greve Nacional dos Trabalhadores em Educação!

É preciso preparar a greve nacional por tempo indeterminado dos Trabalhadores em Educação!

Um comentário

  1. Também apoio veementemente uma paralisação nacional dos trabalhadores em educação por tempo indeterminado. É uma vergonha para a nação o desrespeito para com os únicos profissionais que podem tornar um dia esta uma nação de primeiro mundo. Os países que sonharam em se tornarem potências mundiais começaram seus investimentos na educação de seus cidadãos, aqui nossos políticos corruptos têm medo do que isso possa significar em futuro bem próximo…