Nota de solidariedade à militante Taly Nayandra

A Liberdade e Luta vem através dessa nota expressar seu apoio e solidariedade à militante da UJC, Taly Nayandra, covardemente detida e torturada por policiais militares em Manaus na madrugada do dia 25 de fevereiro.

Conforme seu relato, Taly e um grupo de militantes saíam de um bar no centro de Manaus quando foram surpreendidos por três pessoas não identificadas que fizeram disparos em sua direção.

Ao correrem para se proteger, o grupo passou a ser perseguido por uma viatura da polícia militar que também chegou atirando. Taly e outro militante que não quer se identificar foram detidos pelos atiradores (que não estavam uniformizados) e entregues aos policiais, que os levaram sob a alegação de que estavam pichando.

Ambos foram então levados à delegacia, onde foram separados e Taly passou a ser espancada e agredida verbalmente (entre outras coisas, por ser comunista) durante mais de uma hora, chegando a desmaiar em virtude dos golpes sofridos.

Após recuperar a consciência, Taly foi abandonada em uma rua do Bairro São Raimundo e ainda recebeu a ameaça de que se olhasse para trás  poderia receber um tiro.

Este novo episódio de violência vem nos lembrar como o estado capitalista e sua força policial tratam diariamente trabalhadoras e trabalhadores, assim como qualquer pessoa que dedique sua vida a lutar por um mundo sem opressões.

Além disso, o ocorrido se soma à série de represálias que os militantes do movimento contra a tarifa vêm sofrendo desde a manifestação na Câmara da última sexta-feira, quando seguranças à paisana e policiais do batalhão de choque agrediram os manifestantes com chutes, cassetetes e spray de pimenta.

Só teremos paz quando esse sistema e todo o seu aparato repressivo for colocado a baixo de uma vez por todas.

Desejamos força à Taly, sua família e camaradas de luta.

Abaixo a repressão!

Pelo fim da polícia militar!

Não ao aumento da tarifa!