Modesto da Silveira comenta trajetória de Irun Sant’Anna

Convite do Partido Comunista Brasileiro Rio de Janeiro
O advogado Modesto da Silveira fará palestra na sede da ABI, no próximo dia 22 de agosto, sobre a trajetória do médico Irun Sant’Anna e os primórdios da União Nacional dos Estudantes (UNE). Irun é o único fundador da entidade ainda vivo e está laçando, aos 94 anos, sua biografia “O garoto que sonhou mudar a humanidade”. O evento, organizado pela Fundação Dinarco Reis (FDR) e o Movimento em Defesa da Economia Nacional (Modecon), contará com a presença do autor, militante do PCB desde os 18 anos de idade, que autografará o livro recém-lançado.
Nesta atividade estará presente a Livraria Marxista que além de prestigiar o evento irá divulgar seu acervo de livros. Convidamos todos a comparecerem.
Quem é Modesto da Silveira?

Antônio Modesto da Silveira nasceu em 27, em Minas, filho de lavradores sem terra. Desde miúdo, teve de ganhar a vida como lavrador e ajudante de carro de bois. Aos 9 anos, era operário de pedreira, voltando, por vezes, à lavoura. Foi engraxate, foi lenhador e foi guia do cego Benedito Fonseca, que terminou por guiar seu pequeno guia, ajudando-o a entrar na escola. O pequeno lavrador e candeeiro torna-se advogado; para tocar a vida nos começos da carreira, foi também da Marinha Mercante, foi professor, tradutor e jornalista. Ao se formar em Direito, quase à época do golpe de 64, dedica-se à defesa dos presos e perseguidos políticos. Heleno Fragoso, um dos maiores juristas brasileiros, ao escrever sobre essa advocacia especial, relata que “Modesto da Silveira foi o advogado que mais defendeu perseguidos da ditadura”. 

Um comentário

  1. Antônio Modesto da Silveira é dos nossos!