Lutar por igualdade e combater o racismo

Dia 20 de Novembro, o MNS (Movimento Negro Socialista) organiza debate com o lançamento do livro “Divisões Perigosas”.

Completou 312 anos da morte de Zumbi dos Palmares, o primeiro herói brasileiro. Quilombo era o nome das localidades, geralmente de difícil acesso naquela época, onde os escravos procuravam refúgio na esperança de uma vida livre da escravidão.

O Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga (atual estado de Alagoas) foi o maior da história, fruto da organização de resistência dos escravos e da população pobre do Brasil até a lei Áurea, que, em 1888, extinguiu a escravidão.

No dia 20 de Novembro o mercenário Domingos Jorge Velho, com um exército
patrocinado pela Coroa Imperial de Portugal e latifundiários assassinou Zumbi numa batalha que durou meses, acabando com quase cem anos de resistência do Quilombo dos Palmares. O Quilombo dos Palmares é a marca da resistência do povo oprimido contra o colonialismo de Portugal e contra a covarde e ignorante elite brasileira, numa época em que a população era composta principalmente por escravos, que escapavam das fazendas da região. Mas também por muitos brancos pobres, índios e mestiços de toda ordem.

Relembrar a luta de Palmares, sob a liderança de Zumbi, é prestar homenagem à coragem do povo brasileiro e continuar na luta para libertação de todo povo oprimido.

Para fazer uma reflexão e discussão de como lutar contra o racismo, o MNS (Movimento Negro Socialista) organiza, no dia 20 de Novembro, o lançamento do livro “Divisões Perigosas”, com a Presença dos co-autores José Carlos Miranda, Coordenador Nacional do MNS; Professora Yvonne Maggie, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Demétrio Magnoli, doutor em Geografia Humana USP.

Veja mais informações, baixando o cartaz em anexo.

Deixe um comentário