Foto: DUMBO/Midtown Engagement Shoot

Homossexualidade não é doença

O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho do Distrito Federal, a pedido de uma da psicóloga Rozangela Alves Justino, censurada pelo Conselho Federal de Psicologia por aplicar terapias de reversão sexual, aprovou uma liminar que abre brecha para que determinados psicólogos apliquem a “Cura Gay” em seus pacientes.

Mas desde quando doença tem a ver com orientação sexual ou identidade de gênero?

Para o Conselho Federal de Psicologia “as terapias de reversão sexual não têm resolutividade, como apontam estudos feitos pelas comunidades científicas nacional e internacional, além de provocarem sequelas e agravos ao sofrimento psíquico.”

No Brasil, não ser taxado pela ciência com algum tipo de ‘patologia’ apenas por ter uma orientação sexual ou identidade de gênero diferente da maioria só aconteceu praticamente na virada do século 20 para o século 21, em 1999. A Organização Mundial da Saúde o fez apenas em 17 de maio de 1990. Observe como isso é recente Brasil e no mundo!

O tal juiz usa o argumento da liberdade do profissional. O profissional, por sua vez, usa o argumento da liberdade científica…

Mas e onde fica liberdade de ser homossexual e não ser assassinado por ser quem é? Vamos lembrar que o Brasil é um dos países que mais mata gays, lésbicas, transexuais e bissexuais!

Onde fica a liberdade de usar os serviços públicos de saúde e educação igualitariamente a qualquer outra pessoa, sem distinção e discriminação? Vamos lembrar que foi retirada do Plano Nacional de Educação a discussão curricular sobre gênero e sexualidade! E lembremos também que, com o corte do teto dos gastos, muitos procedimentos como o de mudança de sexo, que eram gratuitos pelo SUS, provavelmente serão cortados ou reduzidos!

Onde fica a liberdade para trabalhar sem precisar se prostituir ou entrar num trabalho ainda mais precarizado com as reformas trabalhistas e da previdência?

Onde está a liberdade para os seres humanos serem quem eles quiserem ser?

Nós temos certeza que essa liberdade não será encontrada neste sistema.

O capitalismo falhou. Temos de erguer uma nova sociedade para sermos livres plenamente.