CineMarx promoverá debate Panteras Negras x Pantera Negra

No próximo sábado, dia 19 de maio, a Livraria Marxista receberá mais uma edição do CineMarx. Em homenagem aos 130 anos da abolição da escravatura no Brasil, data arrancada da decrépita elite imperial brasileira pela luta dos escravos, exibiremos o filme “Eu não sou seu Negro”, dirigido por Raoul Peck, diretor haitiano que também dirigiu o filme “O Jovem Marx”.

O filme utiliza a vida e a obra de James Baldwin, importante escritor e ativista negro da luta pelos direitos civis nos EUA, para retratar a luta contra o racismo nesse país. Passagens da vida de importantes líderes dessa época, como Malcom X e Martin Luther King, também aparecem.

Também faremos uma discussão mirando o filme ”Pantera Negra”, recém lançado pela Marvel, para discutir as questões identitárias sob a perspectiva marxista.

A introdução sobre o contexto do filme exibido e curiosidades serão trazidas por Pedro Bernardes, professor da rede estadual e militante da Esquerda Marxista. Após a exibição será realizado um debate político sobre os 130 anos da abolição da escravatura. E diante do sucesso de bilheteria do filme ”Pantera Negra” da Marvel, iremos aproveitar a ocasião para debater as diferenças entre a luta dos Panteras Negras na década de 1960 e a identidade racial, além da chamada ”reparação histórica”.

Uma seleção de livros sobre o movimento negro está disponível na Livraria Marxista e será disponibilizada no dia do evento.

[Confirme presença e acompanhe as novidades pelo Facebook]

QUANDO?
19/05 – sábado.

ONDE?
Livraria Marxista – Rua Tabatinguera, 318 – Sé. Distância de 5 minutos da saída Poupa Tempo do metrô Sé (São Paulo)

QUANTO?
Entrada free. Solidário quanto puder!

VAI TER COMIDA?
Para arrecadar fundos para a iniciativa, teremos venda de pipoca e refrigerante! Nada melhor do que isso pra acompanhar um filminho!

Pipoca grande R$5,00
Refrigerante copo (400 ml) R$4,00

QUER FICAR POR DENTRO DAS PRÓXIMAS EDIÇÕES?
Você pode acompanhar de perto o CineMarx participando do nosso grupo no WhatsApp ou pelo nosso grupo no Facebook.