Colunas

As eleições na UFSC e a necessidade de uma nova universidade

Na última semana, a imprensa repercutiu a notícia da inscrição do professor Luiz Felipe Ferreira para concorrer à reitoria da UFSC em escolha a ser realizada pelo Conselho Universitário (CUn) na próxima segunda-feira (02). O referido órgão deve aprovar a lista tríplice a ser enviada ao governo federal, levando em …

Leia Mais »

Por que a Unidade Popular (UP) defende a Constituição burguesa?

No dia 22 de abril, o Instagram do partido Unidade Popular pelo Socialismo (@unidadepopular) divulgou o seguinte tweet do seu presidente nacional, também candidato à presidência da república pela sigla, Leonardo Péricles: Quando Péricles fala que Bolsonaro “não pode continuar rasgando a Constituição”, está opondo claramente a Constituição a Bolsonaro, …

Leia Mais »

Título de eleitor: prioridade para a luta ou adaptação?

Durante o último período presenciamos a indignação de amplas camadas dos dirigentes da esquerda reformista e das celebridades pequeno-burguesas nas redes sociais em relação ao fato de apenas 10% dos jovens entre 16 e 18 anos terem tirado seu título de eleitor para participar das eleições deste ano, sendo o …

Leia Mais »

O Oscar e o cinema em meio à pandemia

Na noite deste domingo (27/03), ocorreu mais uma cerimônia do Oscar. Neste ano, a premiação foi realizada de forma presencial, passados pouco mais de dois anos desde o início da pandemia da Covid-19. O principal prêmio da noite, de melhor filme, foi entregue à produção distribuída no Brasil com o …

Leia Mais »

Capitalismo, bacharelado em psicanálise e movimento psicanalítico

A relação social que transformou o artesão e o camponês em operário fabril é a mesma que, mais de cem anos depois da fundação da psicanálise, está transformando os psicanalistas em assalariados comuns. Como? Estão crescendo uma série de empresas privadas de serviços terapêuticos, principalmente online, que demandam trabalhadores da …

Leia Mais »

Rio de Janeiro e São Paulo unem forças para privatizar o carnaval

Em nome da “ciência” os dois principais estados do país adiaram o carnaval de rua. Entretanto, ao mesmo tempo e em nome do capital, permitirão que festas privadas aconteçam entre fevereiro e março. Basta uma rápida olhada na plataforma de ingressos como a “Sympla” para perceber o que está acontecendo. …

Leia Mais »

Dívida Pública suga dos trabalhadores para valorizar capital dos super ricos

A dívida pública brasileira fechou 2021 em R$5,6 Trilhões, segundo a ONG Auditoria Cidadã da Dívida. Ou seja, desde o golpe de 2016 ela dobrou de tamanho. As instituições financeiras possuem hoje aproximadamente 30% dos títulos, fundos de investimento 24%, fundos de previdência 22%, não residentes 11%, restante outros. Atingindo …

Leia Mais »

O apresentador Monark e a liberdade de expressão

Bruno Aiub, mais conhecido como Monark, apresentador do Flow Podcast, defendeu na última segunda-feira (7) a ideia de que deveríamos viver em uma sociedade na qual a liberdade de expressão fosse irrestrita, incluindo a liberdade para posicionamentos racistas e antissemitas. O que pensam os marxistas sobre o tema? Para a …

Leia Mais »