Foto: Gabriela Mika Takana / Esquerda On Line

Catatau, presente!

Na noite da última segunda-feira (05) faleceu o companheiro Afonso Aguena, mais conhecido pelo apelido Catatau, aos 60 anos de idade. Catatau, que lutava contra um câncer no fígado, era um militante socialista com décadas de experiência, e, nos últimos anos, membro da direção da Resistência, corrente interna do PSOL.

Catatau, ainda estudante, começou a sua militância no final da década de 1970. Participou da construção da Convergência Socialista (CS) e do Partido dos Trabalhadores (PT) ao longo da década de 1980. Participou do processo que levou à fundação do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) em 1994. Em todo esse período, Catatau também contribuiu com a construção da Liga Internacional dos Trabalhadores (LIT), organização que reivindica o legado do trotskismo, da qual faz parte o PSTU.

Em 2016, Catatau foi um dos dirigentes que encabeçou a ruptura de um grupo de centenas de militantes do PSTU. Nesse processo, foi construído o Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista (MAIS) e, a partir da fusão com outras organizações, a Resistência, em 2018.

Independente das diferenças políticas entre nossas organizações, o falecimento de Catatau é uma grande perda para a esquerda socialista brasileira e para todos aqueles que defendem a bandeira do internacionalismo. Deixamos nossas condolências aos companheiros da Resistência, aos amigos e aos familiares de Catatau. Nessa despedida, reafirmamos o respeito à trajetória de luta desse valoroso companheiro e o compromisso de, como o fez Catatau ao longo de toda a sua vida, continuar a contribuir para a organização dos trabalhadores para a superação do capitalismo.