Carta Pública da UNETE-Zulia ao PSUV e aos candidatos da aliança

Carta Pública dos Trabalhadores da União Nacional de Trabalhadores da Venezuela do estado de Zulia (UNETE-ZULIA)

Ao Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV)

Aos candidatos a deputado para a Assembléia Nacional

Nós, trabalhadores e sindicalistas da UNETE, quereremos tronar pública nossa posição frente às eleições ao parlamento de 26 de setembro e nos dirigimos aos candidatos do PSUV para apresentar nossas aspirações e reivindicações.
Estamos com o Presidente Chávez na luta contra o imperialismo, na defesa de nosso país e queremos avançar no processo revolucionário para construir o socialismo.
Não queremos retroceder aos anos nos quais não tínhamos nenhum tipo de assistência médica gratuita e tínhamos pensões miseráveis. Não queremos retroceder ao tempo que não tínhamos como garantir estudos aos nossos filhos.
Não queremos retroceder aos tempos quando o salário mínimo estava congelado e a voz dos trabalhadores era sufocada por governos patronais mancomunados com dirigentes sindicais da CTV (Central dos Trabalhadores Venezuelanos), que somente queriam fazer dos sindicatos negócios para seus próprios interesses.
Não queremos o regresso da oposição pró-imperialista, responsável por décadas de destruição e exploração do povo e das riquezas de nosso país!
Queremos avançar!
Sabemos que as eleições para a Assembleia Nacional é um primeiro “round” das eleições presidências de 2012 e, por isso, os povos de nosso continente e do mundo estão ligados no que vai se passar em 26 de setembro.
Nos próximos 2 anos, as leis que consigamos aprovar e que avancem na defesa de nosso povo serão fundamentais para garantir a vitoria do presidente Chávez.
Acreditamos que para avançar na transição ao socialismo exige aprofundar as conquistas da classe trabalhadora e do povo. Com este objetivo, os trabalhadores construíram seus sindicatos para se defenderem dos patrões e de todos que falando em nome da revolução pretendem desconhecer nossos direitos trabalhistas e sociais. Com o objetivo de unir forças para garantir nossas conquistas e avançar mais adiante, estamos decididos a construir a UNETE, nossa Central Sindical. E como disse o presidente Chávez em seu discurso no “Encontro Sindical Nossa América”, a construiremos autônoma e independente do estado, dos patrões e dos partidos.
Contudo, sabemos que para conquistarmos nossos objetivos é muito importante garantir a maioria dos deputados que estejam com o Presidente Chávez.
Estamos pela vitória dos deputados que estão com a revolução!
Assim, nos dirigimos ao PSUV, aos seus candidatos e candidatos do processo revolucionário, para garantirmos o compromisso de que na próxima Assembleia Nacional consigamos estender os direitos já conquistados e avançar em outros fundamentais para caminhar na direção do socialismo.
Queremos o compromisso dos candidatos para conquistar:
– Uma nova Lei Orgânica do Trabalho, que acabe com a terceirização nas empresas privadas e públicas, herança maldita da IV Republica;

– Redução da jornada de trabalho, para os trabalhadores poderem estudar, ter recreação sadia com a família e acabar com o horário de escravos ao qual estão submetidos os vigilantes;

– Um sistema Social Integral que proteja o trabalhador e sua família em todas as contingencias, aposentadorias com pagamento de pensões para todos os trabalhadores e trabalhadoras; educação, saúde, e moradias para todos;

– Nacionalização de todas as empresas que violem a Constituição, os direitos trabalhistas dos trabalhadores e que abandonados pelos patrões e aquelas envolvidas em conspirações, terrorismo sindical e “sicariato” (ndt: sicariato é uma forma de assassinato sob encomenda, realizado por meio de contratação de pistoleiros para liquidarem trabalhadores ou qualquer outra pessoa);

– Uma lei de participação democrática dos trabalhadores, mediante controle operário da produção, gestão e administração dos setores estatais e controle democrático das empresas privadas.
Nós, sindicalistas da UNETE, nos comprometemos não somente a acompanhá-los no terreno legislativo e parlamentar, mais que isso, o combinaremos com a mais ampla mobilização dos setores sindicais e populares.
Somente a mobilização permanente dará a garantia de que as leis não sejam letras mortas ou dependam da vontade de alguns funcionários do estado.
Baseando-nos nestes compromissos, chamamos aos trabalhadores para estarem presentes nas próximas eleições e votar nos candidatos que estão com as lutas dos trabalhadores, para aprofundar suas conquistas.
Derrotaremos uma vez mais a Oposição imperialista!

Todos às eleições de 26 de Setembro para garantir nossas conquistas e o triunfo de Chávez em 2012!

Avancemos em nossas conquistas, pois o socialismo se constrói com os trabalhadores!

Por uma Central Unitária, a UNETE, para fortalecer os combates da classe trabalhadora!
UNT-Zulia, 12 de Setembro de 2010