Campanha de solidariedade contra as demissões de sindicalistas

Ajude enviando moções!

No dia 10 de junho de 2007 os metalúrgicos das cidades de Garuva e Itapoá, no nordeste de Santa Catarina, cidades distantes de Joinville cerca de 40 km, realizaram assembléia geral e fundaram o Sindicato dos Metalúrgicos.

Além dos trabalhadores destas cidades estiveram presentes na assembléia vários dirigentes de sindicatos da categoria da região, contrários à fundação da entidade, mas não resistiram à vontade da categoria da base territorial, que estava decidida a se organizar.

No dia seguinte os dirigentes eleitos do novo sindicato se dirigiram às empresas onde mantém o vínculo de emprego, para formalmente comunicar a fundação do sindicato e a sua eleição para a primeira direção.

Um dia depois, receberam o comunicado da demissão. Foram demitidos o presidente eleito Edson da Silva, o vice-presidente Francisco Lanzzarin, um membro do conselho fiscal Sebastião Inácio Filho, ambos da empresa Marcegaglia do Brasil, e José Wilson dos Santos, tesoureiro, da empresa Siloé Cerise.

Todos estes trabalhadores já entraram com processo na justiça do trabalho, e estão aguardando a decisão sobre o pedido de reintegração.

Campanha de e-mails pedindo a reintegração dos companheiros

No caso dos trabalhadores Edson da Silva, presidente, vice-presidente Francisco Lanzzarin, membro do conselho fiscal Sebastião Inácio Filho

Marcegaglia do Brasil – vendas@marcegaglia.com.br
Juiz do Trabalho César Nadal Souza – 1vara_jve@trt12.gov.br

No caso do trabalhador José Vilson dos Santos, tesoureiro
Juiz do Trabalho Antonio Silva do Rego Barros – 5vara_jve@trt12.gov.br

Deixe um comentário