Atividades discutem o que pensam os marxistas sobre as eleições em Joinville

Em Joinville, Santa Catarina, militantes e ativistas do movimento sindical e da juventude se reuniram neste sábado e neste domingo para discutir “O que pensam os marxistas sobre as eleições” e “O papel da juventude nas eleições”.

A camarada Maritania Camargo explicou no sábado a importância de os trabalhadores intervirem no parlamento burguês e se organizarem pela derrubada desse sistema.

Historicamente, esta foi e continua sendo a posição dos marxistas, como demonstram duas citações que introduziram o debate.

Na Mensagem da Direção Central à Liga dos Comunistas, de 1850, Marx e Engels explicavam:

“O proletariado deve aqui cuidar de que por toda a parte, ao lado dos candidatos democráticos burgueses, sejam propostos candidatos operários, na medida do possível de entre os membros da Liga e para cuja eleição se devem acionar todos os meios possíveis. Mesmo onde não existe esperança de sucesso, devem os operários apresentar os seus próprios candidatos, para manterem a sua democracia, para manterem a sua autonomia, contarem as suas forças, trazerem a público a sua posição revolucionária e os pontos de vista do partido”.

Da mesma forma, Lênin escreveu em seu livro Esquerdismo, Doença Infantil do Comunismo:

“Enquanto não tenhais força para dissolver o parlamento burguês e qualquer outra organização reacionária, vossa obrigação é atuar no seio dessas instituições, precisamente porque ainda há nelas operários embrutecidos pelo clero e pela vida nos rincões mais afastados do campo.”

A insurreição no Irã, que está levando massas às ruas em protesto contra o assassinato de Mahsa Amini, em defesa dos direitos das mulheres e contra a ditadura no país também permeou o debate. Trabalhadores presentes levantaram ainda outros importantes temas, como o processo dialético de transformação de quantidade em qualidade no que se refere à consciência da classe trabalhadora.

Antes do início da atividade de sábado, alguns militantes entregaram panfletos da candidata a deputada estadual da Esquerda Marxista em SC, Thaís Tolentino (50555), e conversaram com jovens e trabalhadores no Parque São Francisco de Assis. Já no domingo jovens se reuniram no Centro da cidade para discutir a eleição do ponto de vista das necessidades dos estudantes e dos filhos da classe trabalhadora.

A uma semana das eleições, este encontro impulsiona a reta final da campanha. Confira a plataforma da Esquerda Marxista nestas eleições, seus candidatos e o manifesto que articula sua atividade.