Mulheres

O marxismo e a questão trans

O Brasil é o país que mais mata pessoas transexuais e travestis no mundo. No ano de 2020 houve um aumento no número de casos, sendo o maior dos últimos quatro anos. Foram 175 pessoas trans – travestis e mulheres transexuais – assassinadas no Brasil. Segundo relatório da Antra1, não …

Leia Mais »

Pelo direito ao aborto: a vida das mulheres trabalhadoras e jovens importam!

A pesquisa “Aborto no Brasil: o que dizem os números oficiais?“, realizada pela Fiocruz permitiu traçar um perfil das mulheres mais vulneráveis, que recorrem ao aborto no Brasil, dentro dos poucos casos que são permitidos pelo Código Penal. De 1940! A pesquisa mostrou que as mulheres que mais sofrem com aborto …

Leia Mais »

Abaixo o “bolsa estupro”! Abaixo o PL 5435/2020! Pelo aborto seguro, legal e gratuito para todas!

Voltou a circular no Senado um projeto de lei que, como outras iniciativas anteriores, afronta o já combalido direito das mulheres realizarem abortos mesmo dentro dos casos já previstos na legislação brasileira. O PL 5435, de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos), dispõe sobre o que ele chama de “Estatuto …

Leia Mais »

A origem do Dia Internacional da Mulher Trabalhadora e o direito ao aborto

Não perca amanhã (sábado) às 15h, o debate virtual “Pelo direito ao aborto legal e público! Abaixo a violência contra a mulher! Fora Bolsonaro já!”. Confira programação completa no evento do Facebook e faça sua inscrição aqui! O dia 8 de março está intrinsecamente ligado à luta das mulheres trabalhadoras. Apesar …

Leia Mais »

A dor da gente sai no jornal?

Notas sobre a postura da mídia diante da violência contra a mulher As manchetes dos jornais de 18 de janeiro, sobre o suposto assassinato de um homem, que não por acaso teve seus atributos de bom cidadão enumerados um a um, causam espanto por um dado mencionado de forma rasa …

Leia Mais »

Pelo direito ao aborto: que os ventos argentinos inspirem nossa luta em 2021

Pouco antes de encerrar 2020, no dia 30 de dezembro,  uma vitória da luta popular se deu na Argentina. O Senado  do país aprovou (depois de já ter sido votada pela Câmara de Deputados) a lei que legaliza o aborto, com 39 votos a favor e 29 contra, após quinze …

Leia Mais »

Violência contra a mulher e a punição de estupradores: qual a posição dos marxistas?

Dois casos recentes de estupro tiveram grande repercussão: um envolvendo o jogador de futebol Robinho, reacendido a partir de sua tentativa de retorno ao Santos Futebol Clube, outro, o absurdo caso que teve Mariana Ferrer como vítima, em que a polícia e a justiça demonstraram sua podridão negligenciando provas, constrangendo …

Leia Mais »

O governo Bolsonaro e o direito ao aborto

Após o escandaloso caso da menina de 10 anos que foi perseguida e teve dados vazados por figuras políticas da direita, como Sara Winter e a ministra Damares, o Governo ataca mais uma vez os direitos das mulheres. No dia 28 de agosto publicou portaria que muda as normas para …

Leia Mais »

Pelo fim da violência sexual e pelo direito ao aborto: Abaixo a barbárie do sistema capitalista!

O procedimento de aborto realizado em uma criança de dez anos, sexualmente abusada pelo tio desde os seis, em São Mateus/ES, trouxe à tona uma série de aspectos que compõe a situação de violência e opressão à mulher e que precisam ser profundamente compreendidos. Em primeiro lugar, a violência sexual, …

Leia Mais »

Mulheres Pelo Socialismo ES/MG: primeiros e importantes passos!

Nosso objetivo nesse texto é apresentar o trabalho iniciado em ES e MG através do Movimento Mulheres pelo Socialismo (MPS), divulgando nossas ações e incentivando a participação daquelas companheiras e companheiros que desejam se organizar. O trabalho foi iniciado através da organização de um clube do livro e de debates …

Leia Mais »