Geral

Nota de solidariedade a Christopher Rocha

O presidente do núcleo amazonense da União da Juventude Socialista (UJS), Christopher Rocha, foi preso pela Polícia Federal dentro do campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) na tarde desta quinta-feira (10). Christopher estava protestando contra a palestra do representante de uma entidade sionista, convidado para participar de um simpósio organizado pela UFAM. Outras duas mulheres que participavam da manifestação foram agredidas pelos policiais.

Leia Mais »

Oppenheimer: comunismo, macarthismo e a bomba

Dando uma pausa em seus habituais filmes Hollywoodianos visando grandes bilheterias, o último filme de Christopher Nolan oferece uma visão dramática e tensa da vida de J. Robert Oppenheimer, o "pai da bomba", e explora a política da era McCarthy na América ao longo do roteiro.

Leia Mais »

Pelo fim imediato da chacina na Baixada Santista!

Chamada de Operação Escudo, com a justificativa de investigar a morte de um policial da Rota, que fazia patrulha na região do Guarujá, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), e sua polícia, estão promovendo uma verdadeira chacina, causando terror aos moradores da região. Até agora são 16 mortos pelas mãos dos justiceiros da Polícia Militar. Com requintes de tortura, as pessoas assassinadas tinham marcas de queimaduras por cigarro, golpes na cabeça e vários tiros pelo corpo, de acordo com denúncias na ouvidoria do estado.

Leia Mais »

O capitalismo nos arrasta para a barbárie: pela vida de nossas crianças, ele precisa morrer

Um crime na cidade de Blumenau (SC) chocou todo o Brasil ontem (5). Um homem armado invadiu uma creche, assassinou quatro crianças e deixou outras quatro gravemente feridas. As vítimas tinham entre 3 e 7 anos de idade. Nos solidarizamos com as famílias das vítimas desse brutal atentado (incluídas aqui as crianças que presenciaram algo tão cruel) e com as trabalhadoras e os trabalhadores da creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau.

Leia Mais »

Prisões e torturas contra organizações e representantes do proletariado e campesinato: a violência contra Galo e os companheiros da FNL

A Esquerda Marxista manifesta toda solidariedade ao companheiro Galo (Paulo Roberto da Silva), liderança do movimento dos trabalhadores por aplicativo, e aos companheiros José Rainha e Luciano de Lima da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), vítimas recentes da repressão do Estado burguês.

Leia Mais »

O trabalho escravo e o combate dos revolucionários: um diálogo com Vladimir Safatle

No dia 22 de fevereiro, uma operação conjunta da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego com o Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) e a Polícia Federal resgatou 207 trabalhadores em situação análoga à escravidão em uma fazenda em Bento Gonçalves, no estado do Rio Grande do Sul. Essa não foi a primeira vez em que a empresa foi autuada por irregularidades em relação às condições de trabalho. Os trabalhadores eram explorados na colheita da uva por uma empresa que prestava serviço terceirizado para vinícolas do estado, como Salton, Garibaldi e Aurora.

Leia Mais »

Comunidades terapêuticas: a (re)manicomialização privada da saúde mental com dinheiro público

As comunidades terapêuticas (CTs) surgem na década de 1950 na Inglaterra, inspiradas no modelo concebido pelo psiquiatra sul-africano Maxwell Jones que viveu em um período de intensas transformações político-sociais após a II Guerra Mundial. Foi um período em que se experimentou a pressão da classe trabalhadora europeia que obrigou os …

Leia Mais »

Marxistas de todos os continentes realizam reunião histórica

No final de janeiro, a direção internacional da Corrente Marxista Internacional (CMI) se reuniu na Itália. Esta foi a primeira reunião presencial do corpo dirigente em exatamente três anos, a última ocorrendo em janeiro de 2020, no momento em que a COVID-19 estava se espalhando pelo mundo. Agora, finalmente, camaradas …

Leia Mais »

Demissão e Layoff nas BigTechs

Desde o começo do ano de 2022, mas mais acentuadamente neste janeiro de 2023, algo que é considerado sazonal neste período acontece em uma quantidade muito maior agora. É a demissão de funcionários nas gigantes da tecnologia, conhecidas em inglês pelo termo “Big Tech“. A manchete do dia 25 de …

Leia Mais »

Encontro define ações contra o golpe no Peru e se solidariza com manifestantes

Reuniram-se para debater a crise da situação política no Peru, da última terça-feira, no Rio de Janeiro, 15 companheiros. Estavam representados o mandato do deputado federal Glauber Braga, a Esquerda Marxista, além de PCB, RR e LRP. Discutiu-se sobre as últimas semanas desde o golpe de 7 de dezembro que …

Leia Mais »