Sindical

Sindicalismo e democracia operária

“Quando os senhores burgueses e seus repetidores sem senso crítico, os socialistas reformistas, falam com tanta petulância da “educação” das massas, isto é geralmente entendido como algo escolástico e formalista, algo que desmoraliza as massas e instila nelas os preconceitos burgueses. A verdadeira educação das massas nunca pode ser separada …

Leia Mais »

Governo de SC reabre as escolas gradualmente enquanto Sinte deixa categoria à deriva

No dia 17 de julho, o governo de Santa Catarina anunciava, em seu site oficial, que o Comitê de Retomada das Aulas Presenciais havia concluído um documento que dava conta das normas de retomada das aulas presenciais em Santa Catarina. Na mesma publicação, o governo afirma que fizeram parte da …

Leia Mais »

CUT realiza encontro para garantir o capitalismo no Brasil por mais 10 anos

Foi realizado no dia 12 de agosto um encontro com representantes sindicais do setor da indústria para “propor plano de ações para a retomada do desenvolvimento industrial” diante da “crise econômica aprofundada pela pandemia”. Para a presidente da  Confederação Nacional do Ramo Químico (CNRQ-CUT), é preciso “salvar empregos e direitos …

Leia Mais »

Rodoviários de Brasília, Distrito Federal: entre o descaso e a tragédia

Há mais de três meses a categoria dos rodoviários de Brasília, Distrito Federal, vem sendo tratada com descaso. Primeiramente, foi tomada de surpresa com uma situação inusitada: sem informar nada antecipadamente (o que não justificaria o ato), as empresas de transporte público coletivo que operam na capital federal transformaram as …

Leia Mais »

A situação dos trabalhadores e os sindicatos em Blumenau

A prefeitura de Blumenau orientou para a cidade, desde o dia 18 de março, as medidas de restrições e isolamento social oriundas de decreto publicado pelo governo estadual. Com isso, além de fechamento de locais com grande aglomeração de pessoas, como shoppings, e a paralisação do transporte urbano, os serviços …

Leia Mais »

26º Congresso da Apeoesp: PT e PCdoB unidos por Fica Bolsonaro até 2022

Aconteceu, de 7 a 9 de fevereiro de 2020, o 26º Congresso do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). O Coletivo Educadores pelo Socialismo participou com sua delegação intervindo em todos os espaços. Sua principal tarefa era a luta para que o congresso aprovasse, …

Leia Mais »

Classe operária observa luta contra privatização da Casa da Moeda do Brasil

No dia 10 de janeiro de 2020 os operários da Casa da Moeda do Brasil (CMB) ocuparam a fábrica localizada no Distrito Industrial de Santa Cruz, Rio de Janeiro. Os trabalhadores reagiram após crescente assédio moral, retirada de benefícios e aumento de descontos no contracheque, tudo sem justificativa plausível. Após …

Leia Mais »

Conlutas: a organização dos trabalhadores e a falência do sectarismo

Em congresso realizado entre os dias 14 e 17 de novembro, em Brasília, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) deliberou, por ampla maioria dos delegados presentes, pela desfiliação da CSP-Conlutas, central à qual estava vinculado desde 2006. O Sinasefe é o sindicato nacional …

Leia Mais »

A categoria sob ataque: Greve Intermitente e Sindicalismo Negocial

Uma análise da Greve Unificada do Funcionalismo Público Paranaense em 2019 e ações do Governo Ratinho Júnior contra os servidores. Entre os dias 25 de junho e 13 de julho, o funcionalismo público do Paraná entrou em greve. Foi a maior paralisação desses servidores desde as gigantescas greves de 2015. …

Leia Mais »

Só a luta pode impedir a privatização da CPTM

Criada em 1992, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) se apresenta como uma colcha de retalhos. A Lei nº 7861 de 28/05/1992 unificou três malhas ferroviárias recém passadas da administração federal para o estado de São Paulo, sendo elas: Rede Ferroviária, antiga EFSJ, (linhas 7-Rubi e 10-Turquesa); FEPASA, antiga …

Leia Mais »