Mulheres

A dor da gente sai no jornal?

Notas sobre a postura da mídia diante da violência contra a mulher As manchetes dos jornais de 18 de janeiro, sobre o suposto assassinato de um homem, que não por acaso teve seus atributos de bom cidadão enumerados um a um, causam espanto por um dado mencionado de forma rasa …

Leia Mais »

Pelo direito ao aborto: que os ventos argentinos inspirem nossa luta em 2021

Pouco antes de encerrar 2020, no dia 30 de dezembro,  uma vitória da luta popular se deu na Argentina. O Senado  do país aprovou (depois de já ter sido votada pela Câmara de Deputados) a lei que legaliza o aborto, com 39 votos a favor e 29 contra, após quinze …

Leia Mais »

Violência contra a mulher e a punição de estupradores: qual a posição dos marxistas?

Dois casos recentes de estupro tiveram grande repercussão: um envolvendo o jogador de futebol Robinho, reacendido a partir de sua tentativa de retorno ao Santos Futebol Clube, outro, o absurdo caso que teve Mariana Ferrer como vítima, em que a polícia e a justiça demonstraram sua podridão negligenciando provas, constrangendo …

Leia Mais »

O governo Bolsonaro e o direito ao aborto

Após o escandaloso caso da menina de 10 anos que foi perseguida e teve dados vazados por figuras políticas da direita, como Sara Winter e a ministra Damares, o Governo ataca mais uma vez os direitos das mulheres. No dia 28 de agosto publicou portaria que muda as normas para …

Leia Mais »

Pelo fim da violência sexual e pelo direito ao aborto: Abaixo a barbárie do sistema capitalista!

O procedimento de aborto realizado em uma criança de dez anos, sexualmente abusada pelo tio desde os seis, em São Mateus/ES, trouxe à tona uma série de aspectos que compõe a situação de violência e opressão à mulher e que precisam ser profundamente compreendidos. Em primeiro lugar, a violência sexual, …

Leia Mais »

Mulheres Pelo Socialismo ES/MG: primeiros e importantes passos!

Nosso objetivo nesse texto é apresentar o trabalho iniciado em ES e MG através do Movimento Mulheres pelo Socialismo (MPS), divulgando nossas ações e incentivando a participação daquelas companheiras e companheiros que desejam se organizar. O trabalho foi iniciado através da organização de um clube do livro e de debates …

Leia Mais »

O combate às ideias alheias à classe trabalhadora: não existe atalho!

Um dos objetivos centrais da Universidade Marxista Internacional foi o combate às ideias alheias à classe trabalhadora, expressas por meio de teorias burguesas, pequeno-burguesas e antimarxistas. Esses temas estiveram presentes nas sessões que debateram o sectarismo, o pacifismo, o anarquismo e as teorias pós-modernas, expressas na teoria identitária e Queer. …

Leia Mais »

A Revolução Alemã de 1918 e as lições para a luta das mulheres

A revolução alemã de 1918 é pouco estudada, talvez por ter sido derrotada, mas suas lições são fundamentais para nossa organização e luta nos dias de hoje.  Compreender os erros daqueles que levaram a classe trabalhadora alemã à derrota, abrindo caminho para a ascensão do nazismo e contribuindo decisivamente para …

Leia Mais »

Dia da saúde da mulher e da redução da mortalidade materna: nenhuma a menos! Nossa luta é de classe!

Hoje, 28 de maio, é o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, data indicada no 4º Encontro Internacional Mulher e Saúde que ocorreu em 1984, na Holanda, durante o Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos. A data também marca o Dia Nacional de Redução da …

Leia Mais »

As trabalhadoras não são bucha de canhão! Contra o assédio, a exploração e pelo direito à vida!

Na última segunda feira (27/4), a população de Campina Grande, Paraíba, presenciou um show de horrores nas ruas do comércio da cidade. Um ato chamado pelos comerciantes da cidade apresentou orações e trabalhadores ajoelhados, pedindo a reabertura do comércio. A ação se deu juntamente ao pedido da Câmara de Dirigentes …

Leia Mais »