Juventude

PL 529/2020-SP: Doria prepara cortes de investimentos em pesquisa e ciência!

Tramita em regime urgente na Assembleia Legislativa de SP o PL 529/2020, cujo autor é o governador João Doria (PSDB) [1]. O Projeto de Lei prevê uma grande reforma administrativa e tributária, visando o “reequilíbrio” das finanças estaduais, no contexto do impacto da pandemia da Covid-19 sobre o Orçamento Público. …

Leia Mais »

Governo Bolsonaro corta R$ 4,2 bilhões da educação

Em anúncio realizado no dia 10 de agosto, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) afirmou que para 2021 o corte de orçamento deve chegar a R$ 4,21 bilhões. Isso afetaria diretamente a pesquisa e o funcionamento não só das universidades, mas das escolas públicas de ensino básico de todo …

Leia Mais »

Se o transporte é público, por que pagamos?

Esse texto é um dos informes apresentados no Encontro Nacional Online da Juventude por Fora Bolsonaro, que ocorreu no dia 31/05. Leia o relato do encontro aqui. Quando ouvimos a palavra “transporte”, logo nos vêm à mente imagens de ônibus, metrôs, bondes e outros que configuram o sistema de transporte …

Leia Mais »

Weintraub, o Enem e o acesso à educação pública 

Em reunião com senadores, o ministro da Educação Abraham Weintraub disse que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) “não foi feito pra corrigir injustiças” e que “algumas pessoas são mais inteligentes e outras menos”. Ao proferir tais palavras, o ministro apenas reforça o caráter do Enem, e dos próprios …

Leia Mais »

Nem trabalho nem escola: a privação de futuro no capitalismo

Com a crise do capital iniciada em 2008, os planos de austeridade e as contrarreformas entraram nas agendas de praticamente todos os governos do mundo. Essas medidas que destroem serviços públicos, retiram direitos, rebaixam salários e, consequentemente, jogam na miséria milhares de trabalhadores afetam com maior brutalidade uma importante camada …

Leia Mais »

Os estudantes contra a Polícia Militar nos câmpus das universidades

Volta e meia a discussão sobre deixar ou não a Polícia Militar entrar nos câmpus universitários reaparece. Isto acontece pois ela não tem a intenção de acabar com os crimes, como poderia pensar o estudante se ele fosse adepto do senso comum, mas sim de evitar o avanço do povo …

Leia Mais »

Escola Sem Partido quer atacar grêmios estudantis

Foi protocolado pela deputada Bia Kicis (PSL-DF) – mesmo partido de Bolsonaro – um novo Projeto de Lei da ONG Escola Sem Partido no Congresso Nacional, o PL 246/2019. O documento data do dia 4 deste mês de fevereiro. Depois do antigo projeto de lei ter sido derrotado e arquivado no Congresso Nacional, o …

Leia Mais »

Organizar e preparar o movimento estudantil do IA da Unesp

A eleição do diretório acadêmico no Instituto de Artes da Unesp A chapa Coletiva foi registrada recentemente para a disputa do Diretório Acadêmico Manuel Bandeira (Damb), no Instituto de Artes (IA) da Unesp. Dia 26 de novembro os estudantes se reuniram para formular seu programa, que reivindica, dentre outras coisas, …

Leia Mais »

Os ataques de Temer à educação: não basta falar, é preciso agir

Uma semana após o anúncio de que a Base Curricular contaria com apenas duas matérias obrigatórias, o Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão de assessoramento ao MEC, apresentou mais um ataque ao ensino público. As novas diretrizes curriculares autorizam o ensino à distância de qualquer conteúdo escolar previsto no novo …

Leia Mais »

As tarefas revolucionárias da Liberdade e Luta

“Toda a nossa geração olha para frente e só consegue ver um futuro de guerras, fome, refugiados, drogas, violência, desemprego, miséria, preconceito e opressão que o capitalismo impõe a toda a humanidade. Os jovens de hoje não podem aceitar isso como se não houvesse alternativa. É inevitável que cada vez …

Leia Mais »