Geral

Lenin e o combate ao reformismo

Uma das marcas mais importantes da trajetória teórico-política de Lenin foi o combate ao reformismo. Essa discussão aparece logo no começo de uma das suas obras mais importantes, o livro Que fazer?, de 1902. Antes de iniciar a polêmica diretamente com os defensores do reformismo na Rússia, como parte da …

Leia Mais »

A pandemia e o capitalismo

A Covid-19 precipitou e agravou as condições de uma crise social e econômica que já estava em curso. A burguesia está confusa e dividida diante de um problema que ela não pode suportar, mas também não consegue resolver.  A tentativa inicial dos governos, como regra geral, foi a de ocultar …

Leia Mais »

Blumenau e a flexibilidade do isolamento social

Na semana passada, mais especificamente no dia 22 de abril, Blumenau foi destaque nas redes sociais e notícia no mundo por conta de imagens da reabertura de um de seus shoppings, localizado nas proximidades do centro da cidade. Na ocasião uma multidão de pessoas entrava no estabelecimento, caminhando sobre um tapete vermelho, ao som da música de um saxofonista que se apresentava ao vivo no saguão de entrada.

Leia Mais »

Em Brasília, Ibaneis flerta com Bolsonaro e sua demagogia pode expor milhares à contaminação por coronavírus

Alheio aos dados e indicativos que a quarentena tem apresentado, Ibaneis vem intensificando o flerte político com Bolsonaro. Assumiu nos últimos dias um discurso que se aproxima à desfaçatez reverberada pelo presidente a partir de uma boa parcela da burguesia nacional que tem latido pelas redes sociais seus sentimentos mais viscerais de horror à diminuição de seus lucros e de total desumanidade com relação à vida de milhões de trabalhadores.

Leia Mais »