Geral

A saúde mental que o governo Bolsonaro quer para o Brasil: um projeto de sucateamento

No início do mandato de Bolsonaro (fevereiro de 2019), foi anunciada pelo Ministério da Saúde a liberação de compras de eletroconvulsoterapia (eletrochoques) como forma de tratamento da saúde mental, incluindo crianças. A notícia certamente assustou boa parte da população quanto à possibilidade de regresso a um tempo em que a …

Leia Mais »

A ferrovia sob ataque

Feliz Ano Velho Conforme apresentado pelo camarada Allan Woods em artigo publicado pela Corrente Marxista Internacional (CMI), para um número sempre crescente de trabalhadores os desejos de um ano próspero não soam mais do que palavras vazias. No cenário atual de crise do sistema capitalista, a chegada de um novo …

Leia Mais »

Para os ricos tudo, para os trabalhadores nada

PSDB mais uma vez corta direito dos trabalhadores no transporte público Logo antes do Natal, a prefeitura de São Paulo e o governo do estado anunciaram a retirada do direito à gratuidade no transporte para idosos com menos de 65 anos. Essa medida de João Doria e Bruno Covas, ambos …

Leia Mais »

A pandemia e “o negócio das vacinas”

Nos últimos dias, no Brasil, voltou a ser ultrapassada a marca de mil mortes diárias causadas pela Covid-19. Em um único dia nos Estados Unidos esse número chegou a 3.600 óbitos; no conjunto da Europa passou de cinco mil. Em menos de três meses, a soma global da contagem oficial …

Leia Mais »

Devemos saudar um editorial da Folha contra Bolsonaro e por vacinação já?

Os números de contaminados e mortos pelo coronavírus crescem, o país volta a ultrapassar o patamar de mil mortes por dia. Enquanto isso, o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, pergunta: “para que essa ansiedade, angústia” por um plano de vacinação? Já o seu chefe, Bolsonaro, declara que não vai tomar …

Leia Mais »

O assassinato de NegoVila: a criminalização de todos os negros

Na madrugada de sábado, dia 28 de novembro, o artista Wellington Benfatti foi baleado por um policial. Ele era mais conhecido como NegoVila, 40 anos. Era famoso por sua atuação cultural na Vila Madalena. Artista plástico e grafiteiro, nasceu e cresceu nas ruas do bairro, e teve sua vida ceifada …

Leia Mais »

A Covid-19 em Santa Catarina e a importância da organização da juventude

Os números de Covid-19 em Santa Catarina estão assustadores. O sistema público de saúde está esgotado, o sindicato dos médicos do estado emitiu nota, na última sexta-feira (27/11), dizendo que não era possível que os governantes não tomassem nenhuma medida. Nessa terça (1º/12), o governo de Joinville, cidade que lidera …

Leia Mais »

De que lado você está, Guilherme Boulos?

Não é o objetivo deste breve artigo apresentar um balanço político do 1º turno das eleições de 2020 no Brasil ou mesmo em São Paulo. De forma geral, já fizemos isso quando publicamos esta análise: “Resultado das urnas indica derretimento do bolsonarismo e dos partidos da conciliação de classes”. E é dela que partimos agora para nos posicionar diante da disputa entre Boulos e Covas no 2º turno das eleições para a prefeitura da maior cidade do país.

Leia Mais »

Segunda onda da Covid-19, novos tremores no horizonte

A segunda onda da pandemia na Europa revela números trágicos. Na última terça-feira (24/11), a Espanha registrou 537 novas mortes, o Reino Unido 608 e a Itália 853 novas vítimas, o maior número de óbitos desde 31 de março no país. UTIs estão lotadas e os governos retomam medidas de restrição de circulação. Também nos EUA, o número de internações por Covid-19 bateu recorde nessa semana, o número de mortes em 24 de novembro chegou a 2.216 em um dia.

Leia Mais »

Camisa 10 e socialista: Maradona, presente!

Um dos maiores camisas 10 da história do esporte mais popular do mundo foi um socialista. Não escondia suas defesas e lutas, assim como não possuía capacidade de se desvencilhar da dor e da solidão pessoal. Uma vida dramática, bela e epopeica, como um tango de Gardel ou de Piazzolla. …

Leia Mais »