Educação

Volta às aulas, só com a vacina!

Um comitê formado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) apresentou, na última quinta-feira (30/7) um protocolo de retomada das aulas presenciais no Paraná. A perspectiva é de retorno no mês de setembro, começando pelas turmas dos terceiros anos do Ensino Médio e dos nonos anos do Fundamental, e progredindo …

Leia Mais »

Quem é e o que defende o atual ministro da Educação?

Após um período de impasse sobre quem seria o novo ministro da Educação, Bolsonaro decide nomear Milton Ribeiro, pastor presbiteriano e membro do conselho deliberativo da mantenedora da Universidade Mackenzie, instituição em que já ocupou o cargo de vice-reitor. Alguns setores, especialmente da burguesia que atua no campo da educação, …

Leia Mais »

Fundeb: o fundo do poço dos reformistas

Nas últimas semanas, o debate sobre o Fundeb voltou à baila. Ao que tudo indica o balcão de negócios da burguesia, o parlamento brasileiro aprovará na semana do dia 20 de julho o Novo Fundeb. Esse é um projeto de Emenda Constitucional de 2015, da deputada Raquel Muniz, do Partido …

Leia Mais »

IFSC: da intervenção à censura

No dia 24 de junho o coordenador da seção sindical do Sinasefe1 no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Odemir Vieira, recebeu comunicado de denúncia contra ele feita na Polícia Federal pelo reitor temporário da instituição, o professor André Dala Possa. O interventor de Bolsonaro no IFSC, numa clara ação …

Leia Mais »

O direito à educação em tempos de pandemia

Esse texto é um dos informes apresentados no Encontro Nacional Online da Juventude por Fora Bolsonaro, que ocorreu no dia 31/05. Leia o relato do encontro aqui. O sistema educacional que tínhamos, antes da pandemia, já era um sistema altamente problemático com profundas desigualdades e com milhões de estudantes excluídos …

Leia Mais »