Educação

Bolsonaro, a pandemia e os ataques à ciência

No começo deste ano, Bolsonaro colocou na presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) um promotor das ideias criacionistas no meio acadêmico. Contudo, a indicação de um inimigo do conhecimento científico para ocupar a presidência de uma das principais agências de fomento à pesquisa do país …

Leia Mais »

Intelectuais, universidade e luta de classes

Introdução Desde a sua campanha eleitoral, Jair Bolsonaro apresentou a universidade pública como um problema a ser combatido. Chegou a ser noticiada pela imprensa a preocupação de alguns assessores do então candidato de que as medidas a serem implementadas pelo governo poderiam causar o que chamaram de “rebelião” nas universidades, …

Leia Mais »

Mais do mesmo no novo texto do Future-se

Recentemente o governo federal divulgou a nova redação da proposta do Future-se. O texto busca incorporar proposições realizadas durante o período de consulta pública, dialogando com as críticas feitas à proposta original por setores empresarias e por parte de algumas reitorias de universidades e institutos federais. O processo de reelaboração …

Leia Mais »

A autonomia imaginária das universidades

O princípio da autonomia das universidades está inscrito na Constituição de 1988, mas, na prática, não existe. Os ataques de Bolsonaro às universidades federais têm revelado claramente esse fato. O governo, por meio de cortes e bloqueios no orçamento, conseguiu criar uma situação de caos, que tem impactado principalmente os …

Leia Mais »