Educação

O fracasso da Educação a Distância no Paraná

O estado do Paraná conta com 1.073.310 estudantes matriculados e 45.576 professores, 7,4 pedagogos, 4,2 mil diretores e 5,6 mil afastados por diversos motivos1. Ratinho Junior (PSD), junto com seu secretário de educação (Renato Feder), foi um dos primeiros governadores a adotar a Educação a Distância (EAD) durante o período …

Leia Mais »

IFSC: um interventor em tempos de pandemia

Na manhã desta segunda-feira (20), trabalhadores e estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foram surpreendidos com a notícia da nomeação de um novo reitor, cujo nome sequer havia aparecido no último processo eleitoral da instituição. O segundo turno do pleito, ocorrido no dia 05 de dezembro do ano …

Leia Mais »

O isolamento social como um direito dos trabalhadores: contra o confisco das férias escolares em Florianópolis

Vivemos em um cenário de fragilidade econômica, política e social, agravado em grande medida pelas mazelas impostas pelo sistema capitalista. Em tempos conturbados, de exposição e contaminação da população em escala mundial pelo novo coronavírus (Covid-19), pode passar despercebida a idéia de isolamento social como um direito de proteção à …

Leia Mais »

Bolsonaro, a pandemia e os ataques à ciência

No começo deste ano, Bolsonaro colocou na presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) um promotor das ideias criacionistas no meio acadêmico. Contudo, a indicação de um inimigo do conhecimento científico para ocupar a presidência de uma das principais agências de fomento à pesquisa do país …

Leia Mais »

Intelectuais, universidade e luta de classes

Introdução Desde a sua campanha eleitoral, Jair Bolsonaro apresentou a universidade pública como um problema a ser combatido. Chegou a ser noticiada pela imprensa a preocupação de alguns assessores do então candidato de que as medidas a serem implementadas pelo governo poderiam causar o que chamaram de “rebelião” nas universidades, …

Leia Mais »