Arte & Cultura

Liberdade e Luta, um passado presente

Neste domingo (04/10) foi anunciada a escolha do documentário “Libelu – Abaixo a ditadura” como melhor filme da mostra competitiva do festival É tudo Verdade. Dirigido por Diógenes Muniz, o documentário conta parte da história da organização de juventude Liberdade e Luta, impulsionada a partir da criação da Organização Socialista …

Leia Mais »

The Boys: super-heróis ou capitalismo?

A série The Boys da Amazon inverte o gênero de super-heróis ao retratar os protagonistas como mercadorias, possuídos, controlados e explorados por um enorme monopólio multinacional. Somente a força da classe trabalhadora pode lutar com o mal do capitalismo. Uma questão que é frequentemente discutida nas seções nerds da internet …

Leia Mais »

Snowpiecer: luta de classes e revolução… em um trem

A Netflix lançou recentemente uma adaptação do thriller distópico de ação Snowpiecer, de Bong Joon-ho, que oferece uma poderosa alegoria sobre a luta de classes na sociedade. Steve Jones relembra o filme original. O filme Parasita de 2019 do diretor coreano Bong Joon-ho – uma sátira mordaz ao capitalismo moderno …

Leia Mais »

Coronavírus: a indústria do cinema e da TV em queda livre

Um dos setores econômicos mais afetados pela pandemia provocada pela Covid-19 foi o da cultura, atingindo diretamente a situação de emprego e salário de milhões de trabalhadores em todo o mundo. Este texto, escrito em março de 2020 e publicado pela seção britânica da Corrente Marxista Internacional (CMI), apresenta alguns …

Leia Mais »