Arte & Cultura

Liberdade e Luta, um passado presente

Neste domingo (04/10) foi anunciada a escolha do documentário “Libelu – Abaixo a ditadura” como melhor filme da mostra competitiva do festival É tudo Verdade. Dirigido por Diógenes Muniz, o documentário conta parte da história da organização de juventude Liberdade e Luta, impulsionada a partir da criação da Organização Socialista …

Leia Mais »

The Boys: super-heróis ou capitalismo?

A série The Boys da Amazon inverte o gênero de super-heróis ao retratar os protagonistas como mercadorias, possuídos, controlados e explorados por um enorme monopólio multinacional. Somente a força da classe trabalhadora pode lutar com o mal do capitalismo. Uma questão que é frequentemente discutida nas seções nerds da internet …

Leia Mais »

Guernica de Picasso, uma obra-prima da arte contemporânea e da arte politicamente comprometida

“Que crê você o que é um artista? Um imbecil que só tem olhos se é pintor, ouvidos se é músico, uma lira que ocupa todo o seu coração se é poeta, ou mesmo só músculos se é um boxeador? Pelo contrário, é um ser político, constantemente consciente dos acontecimentos …

Leia Mais »

As limitações da Lei Aldir Blanc e a luta por direitos dos trabalhadores da cultura

A Lei Aldir Blanc, cuja finalidade é socorrer artistas e espaços culturais prejudicados durante o período da pandemia da Covid-19, foi aprovada pelo Congresso em junho desse ano e deverá sair do papel apenas agora no mês de setembro. A grande demora do repasse da verba destinada ao setor da …

Leia Mais »

Política de identidades a serviço do capital: o Oscar e a ideologia dominante

Recentemente os organizadores do Oscar anunciaram novas regras para a premiação, incluindo critérios de representatividade para que os filmes possam concorrer pela estatueta. Trata-se de mais um movimento do capital em busca de lucro. O texto a seguir analisa como a política de identidades se torna parte desse processo de …

Leia Mais »

Snowpiecer: luta de classes e revolução… em um trem

A Netflix lançou recentemente uma adaptação do thriller distópico de ação Snowpiecer, de Bong Joon-ho, que oferece uma poderosa alegoria sobre a luta de classes na sociedade. Steve Jones relembra o filme original. O filme Parasita de 2019 do diretor coreano Bong Joon-ho – uma sátira mordaz ao capitalismo moderno …

Leia Mais »

Coronavírus: a indústria do cinema e da TV em queda livre

Um dos setores econômicos mais afetados pela pandemia provocada pela Covid-19 foi o da cultura, atingindo diretamente a situação de emprego e salário de milhões de trabalhadores em todo o mundo. Este texto, escrito em março de 2020 e publicado pela seção britânica da Corrente Marxista Internacional (CMI), apresenta alguns …

Leia Mais »

Aldir Blanc, um poeta contra a ditadura e a opressão

Aldir Blanc, compositor e escritor brasileiro, morreu na madrugada desta segunda-feira (4/5), no Rio de Janeiro, vítima do novo coronavírus. Uma de suas canções mais conhecidas, O Bêbado e a Equilibrista, feita em parceria com João Bosco, ficou famosa na voz de Elis Regina e tornou-se um hino contra a ditadura militar. 

Leia Mais »

A crise para os artistas: quarentena, desemprego e desalento

Os sistemas de saúde em todo o mundo estão ameaçados de colapso. Depois de terem destruído os serviços públicos por décadas, os governos capitalistas (e aqui deve-se incluir a China, a despeito daqueles que enxergam lá um governo comunista) bateram cabeça, divididos entre a pressão da burguesia para a manutenção …

Leia Mais »

Fado Tropical e o golpe militar de 1º de abril de 1964

Durante muito tempo era possível saber a posição política de uma pessoa no Brasil a partir da forma como ela designava este fato. Se falava em ‘Revolução de 31 de março’, já sabíamos que era alguém que apoiava os militares. Se, ao contrário, se referia ao ‘Golpe do 1° de …

Leia Mais »