Análises | Ver Mais

O grito preso na garganta 

A indignação paira no ar e qualquer ato ou faísca pode levar a uma explosão. Afinal, Bolsonaro acumula declarações e atos que deixam a burguesia muitas vezes em pânico, com medo da explosão. Suspender a compra de uma vacina do coronavírus (que ainda não tem aprovação, diga-se de passagem), preparar a privatização das Unidades …

Leia Mais »

O agro faz pobres e Paulo Guedes também

A alta inflacionária dos alimentos e o impacto sobre os trabalhadores Quem cumpre a tarefa semanal ou mensal de comprar os produtos que comporão sua alimentação e da família tem experimentado na prática o quanto seu esforço diário das horas de trabalho tem sido sistematicamente desvalorizado, para se dizer o …

Leia Mais »

Marcha, estudante, cabeça de papel

A militarização das escolas públicas do Paraná: controle social e ampliação das desigualdades educacionais No dia 28/9, deputados governistas da Assembleia Legislativa do Paraná aprovaram com larga vantagem o projeto de lei n. 543/20201, que institui o Programa dos Colégios Cívico-Militares do Paraná, proposto pelo poder Executivo estadual. O governador …

Leia Mais »

EUA e Brasil: eleições em meio à crise

O capitalismo é o responsável pela dor e sofrimento que se espalha pelo mundo. Mais de 1 milhão de mortes oficiais pela Covid-19, sem contar as subnotificações. Somam-se a essas vítimas os que morrem cotidianamente por fome, falta de saneamento, por doenças curáveis e tratáveis que continuam matando pelo insuficiente …

Leia Mais »

Marxismo, stalinismo e a burguesia

Em setembro Stalin e o stalinismo voltaram a ser um dos temas mais comentados pela esquerda no Brasil. Desta vez o motivo foi a referência que o músico Caetano Veloso fez, no programa apresentado por Pedro Bial, ao filósofo italiano Domenico Losurdo e aos vídeos de Jones Manoel. O músico …

Leia Mais »