Análises | Ver Mais

Aula presencial, só com vacina! Preparar a greve em defesa da vida

Mais de 212 mil pessoas morreram por Covid-19 no Brasil, com índices de contaminações e mortes batendo recordes em diversas regiões.  No mundo inteiro continuamos a ver a absoluta ineficiência capitalista em produzir e distribuir as vacinas e, no Brasil, ainda nos deparamos com setores obscurantistas, como do atual presidente …

Leia Mais »

A saúde mental que o governo Bolsonaro quer para o Brasil: um projeto de sucateamento

No início do mandato de Bolsonaro (fevereiro de 2019), foi anunciada pelo Ministério da Saúde a liberação de compras de eletroconvulsoterapia (eletrochoques) como forma de tratamento da saúde mental, incluindo crianças. A notícia certamente assustou boa parte da população quanto à possibilidade de regresso a um tempo em que a …

Leia Mais »

A ferrovia sob ataque

Feliz Ano Velho Conforme apresentado pelo camarada Allan Woods em artigo publicado pela Corrente Marxista Internacional (CMI), para um número sempre crescente de trabalhadores os desejos de um ano próspero não soam mais do que palavras vazias. No cenário atual de crise do sistema capitalista, a chegada de um novo …

Leia Mais »

A dor da gente sai no jornal?

Notas sobre a postura da mídia diante da violência contra a mulher As manchetes dos jornais de 18 de janeiro, sobre o suposto assassinato de um homem, que não por acaso teve seus atributos de bom cidadão enumerados um a um, causam espanto por um dado mencionado de forma rasa …

Leia Mais »

Atribuição de aulas 2021 em São Paulo e a situação dos professores de contrato temporário

A atribuição de aulas no estado de São Paulo para 2021 começou em dezembro de 2020. O processo apresentou inúmeras modificações e, para variar, prejudicando ainda mais a vida dos profissionais da educação. Os professores efetivos atribuíram aulas em meio a uma política intensa de fechamento de salas pelo governo …

Leia Mais »

Pelo direito ao aborto: que os ventos argentinos inspirem nossa luta em 2021

Pouco antes de encerrar 2020, no dia 30 de dezembro,  uma vitória da luta popular se deu na Argentina. O Senado  do país aprovou (depois de já ter sido votada pela Câmara de Deputados) a lei que legaliza o aborto, com 39 votos a favor e 29 contra, após quinze …

Leia Mais »

Para os ricos tudo, para os trabalhadores nada

PSDB mais uma vez corta direito dos trabalhadores no transporte público Logo antes do Natal, a prefeitura de São Paulo e o governo do estado anunciaram a retirada do direito à gratuidade no transporte para idosos com menos de 65 anos. Essa medida de João Doria e Bruno Covas, ambos …

Leia Mais »

A pandemia e “o negócio das vacinas”

Nos últimos dias, no Brasil, voltou a ser ultrapassada a marca de mil mortes diárias causadas pela Covid-19. Em um único dia nos Estados Unidos esse número chegou a 3.600 óbitos; no conjunto da Europa passou de cinco mil. Em menos de três meses, a soma global da contagem oficial …

Leia Mais »

Devemos saudar um editorial da Folha contra Bolsonaro e por vacinação já?

Os números de contaminados e mortos pelo coronavírus crescem, o país volta a ultrapassar o patamar de mil mortes por dia. Enquanto isso, o ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, pergunta: “para que essa ansiedade, angústia” por um plano de vacinação? Já o seu chefe, Bolsonaro, declara que não vai tomar …

Leia Mais »

O assassinato de NegoVila: a criminalização de todos os negros

Na madrugada de sábado, dia 28 de novembro, o artista Wellington Benfatti foi baleado por um policial. Ele era mais conhecido como NegoVila, 40 anos. Era famoso por sua atuação cultural na Vila Madalena. Artista plástico e grafiteiro, nasceu e cresceu nas ruas do bairro, e teve sua vida ceifada …

Leia Mais »