Análises | Ver Mais

O combate às ideias alheias à classe trabalhadora: não existe atalho!

Um dos objetivos centrais da Universidade Marxista Internacional foi o combate às ideias alheias à classe trabalhadora, expressas por meio de teorias burguesas, pequeno-burguesas e antimarxistas. Esses temas estiveram presentes nas sessões que debateram o sectarismo, o pacifismo, o anarquismo e as teorias pós-modernas, expressas na teoria identitária e Queer. …

Leia Mais »

Volta às aulas, só com a vacina!

Um comitê formado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) apresentou, na última quinta-feira (30/7) um protocolo de retomada das aulas presenciais no Paraná. A perspectiva é de retorno no mês de setembro, começando pelas turmas dos terceiros anos do Ensino Médio e dos nonos anos do Fundamental, e progredindo …

Leia Mais »

Ópio do povo? Marxismo e Religião

Durantes os quatro dias da Universidade Marxistas Internacional 2020 os militantes da Esquerda Marxista, seção brasileira da Corrente Marxista Internacional (CMI) estão empenhados em disponibilizar em nossa página breves relatos dos 16 temas tratados na Escola. O objetivo é estimular nossos leitores a aprofundar o conhecimento sobre nossas posições e …

Leia Mais »