#41 – Alemanha Oriental: do surgimento à destruição (parte 2)

           

PARTE 1

Como foi a recuperação da economia na Alemanha Oriental, após a construção do Muro de Berlim? Como os stalinistas dirigiam essa economia? A vida na República Democrática da Alemanha era, de fato, ruim? O que foi e quais as consequências da reunificação? Afinal, como foi destruída a Alemanha Oriental?

Na segunda parte do episódio que inaugura a 3ª temporada, traçaremos um panorama da economia da Alemanha Oriental. Explicaremos como esse país, “ressurgido das ruínas”, como dizia o seu lema nacional, se tornou, no curso de alguns poucos anos, um dos países mais industrializados e avançados tecnologicamente entre todos os regimes do Leste Europeu. Analisaremos também como se deu o declínio da República Democrática da Alemanha, bem como o de todos esses regimes no final dos anos de 1980, causado por anos de gestão burocrática do Estado e da produção, sem nenhum controle por parte dos trabalhadores.

Ouça também os episódios:

Adquira na Livraria Marxista:

Leia mais:

Filme e Seriados:

EXPEDIENTE:

Locução, técnica, produção musical, gravação e edição de áudio: André Mainardi.

Comissão do Podcast (Comitê Editorial da Esquerda Marxista): André Mainardi, Evandro Colzani, Flávia Antunes, Mateus Tavares, Edegardo de Freitas e Levy Sant’Anna.

Trilha Sonora: 

OUTROS EPISÓDIOS>>

Deixe Seu Comentário