#41 – Alemanha Oriental: do surgimento à destruição (parte 1)

           

Como surgiu e se consolidou a Alemanha Oriental? Era a República Democrática da Alemanha, de fato, um país socialista? Qual o caráter e o tipo de Estado ali implantado? Quais as principais crises políticas, as dores do parto e crescimento, que marcaram os primeiros anos dessa jovem república?

Na primeira parte do episódio que inaugura a 3ª temporada do Podcast da Esquerda Marxista, André Mainardi apresenta um apanhado dos primeiros anos dessa república, surgida dos territórios alemães ocupados pelas forças soviéticas após a Segunda Guerra Mundial. A partir de seu surgimento em 1949, o camarada faz um raio-x no modelo de Estado burocrático ali implantado, o diferenciando do Estado operário genuíno, proposto por Karl Marx e Vladimir Ilitch Lênin.

A transmissão ainda traz uma análise sobre a revolta popular de 16 de junho de 1953, esmagada pelo Exército Vermelho e as forças de segurança locais, comandadas por Lavrenti Beria, chefe da polícia secreta de Stalin, que marcou o início da escalada nas tensões entre os Estados Unidos e a União Soviética levando a Crise de Berlim em 1961. O limite dessa crise forçou a burocracia, comandada por Walter Ulbricht a fortificar as fronteiras e construir o famigerado muro entre as duas Alemanhas.

Ouça também os episódios:

Adquira na Livraria Marxista:

Leia mais:

EXPEDIENTE:

Locução, técnica, produção musical, gravação e edição de áudio: André Mainardi.

Comissão do Podcast (Comitê Editorial da Esquerda Marxista): André Mainardi, Evandro Colzani, Flávia Antunes, Mateus Tavares, Edegardo de Freitas e Levy Sant’Anna.

Trilha Sonora: 

OUTROS EPISÓDIOS>>

Deixe Seu Comentário