#35 – A Revolução Mexicana: Zapata e a Comuna de Morelos

           

Quais as condições que levaram os camponeses mexicanos a utilizar a Convenção Revolucionária como instrumento de poder? Qual era o programa de Emiliano Zapata, e como a Comuna de Morelos, superando esse seu próprio programa, pôs em questão o ponto central de poder da classe dominante? Afinal, como e porque o governo revolucionário à frente da República Mexicana, foi derrotado?

Abrindo a programação do mês de abril, que marca o lançamento da edição de número 18 da Revista América Socialista, órgão teórico e político da Corrente Marxista Internacional nas Américas, publicado semestralmente pela Esquerda Marxista no Brasil, André Mainardi fala sobre América Latina, mais especificamente sobre a Revolução Mexicana, Zapata e a Comuna de Morelos.

O bloco “Nossas Lutas” traz um importante recado da camarada Lucy Dias, militante da Liberdade e Luta em São Paulo, sobre o 2º Seminário em defesa da educação pública, gratuita e para todos, que acontecerá online no próximo sábado, dia 17/04. Inscreva-se já!

EXPEDIENTE:

Locução, técnica, produção musical, gravação e edição de áudio: André Mainardi.

Comissão do Podcast (Comitê Editorial da Esquerda Marxista): André Mainardi, Evandro Colzani, Flávia Antunes, Mateus Tavares e Luis Devegilli.

Música: Paisagens Mexicanas (Variações Sinfônicas) – Carlos Chávez (1899-1978)

OUTROS EPISÓDIOS>>

Deixe Seu Comentário