#33 – 150 anos de Rosa Luxemburgo

 

           

O ano de 2021 marca os 150 anos do nascimento de Rosa Luxemburgo. Como não é possível ignorar ou apagar a história, a burguesia tenta ludibriar as verdadeiras lições de Rosa, bem como as verdadeiras lições legadas pelos revolucionários.

O capitalismo tenta de alguma forma transformar a imagem de Rosa Luxemburgo em um produto vendável, em especial tenta marcar Rosa como uma crítica da Revolução Russa de 1917, o que, vindo da propaganda burguesa, é a mais pura difamação.

Por outro lado, alguns movimentos vinculam a imagem dessa grande revolucionária alemã ao feminismo. Teria sido Rosa Luxemburgo uma feminista? Como foi sua trajetória política e quais foram seus principais combates dentro da poderosa social-democracia alemã e da Segunda Internacional? Mas afinal, quem foi e pelo o que lutou Rosa Luxemburgo?

No episódio de hoje, para fazer essa homenagem à grande revolucionária Rosa Luxemburgo nos 150 anos de seu nascimento, André Mainardi recebe Maritania Camargo, professora da rede estadual de Santa Catarina e dirigente da Esquerda Marxista em Joinville.

Leia mais:

Conheça o movimento Mulheres Pelo Socialismo

EXPEDIENTE:

Locução, técnica, produção musical, gravação e edição de áudio: André Mainardi.

Comissão do Podcast (Comitê Editorial da Esquerda Marxista): André Mainardi, Evandro Colzani, Flávia Antunes, Mateus Tavares e Luis Devegilli.

Música: Nina Hagen und Automobil

OUTROS EPISÓDIOS>>