Livros

Defender a Revolução Russa e suas lições para a atualidade

Cem anos após a Revolução Russa, a burguesia tenta distorcer o seu legado, ligando a reação stalinista como consequência direta da conquista do poder pela classe trabalhadora. Alguns dizem que tudo não passou de um golpe organizado por um pequeno grupo liderado por um ditador (Lenin), enquanto diferentes organizações de …

Continue lendo... »

Seminário sobre Liberdade e Independência Sindical

Joinville-SC, de 24 a 26 de novembro de 2017 Inscrições até 10/11/2017 A Esquerda Marxista convida para o Seminário sobre Liberdade e Independência Sindical cujo objetivo é estudar e clarificar a atual situação no meio sindical, assim como a necessidade de clarificar a atuação revolucionária dos comunistas nos sindicatos. O …

Continue lendo... »

Crise no sistema. Novas explosões no horizonte

Michel Temer, em discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU na última terça-feira (19/9), tentou apresentar um quadro positivo da situação brasileira: “Com reformas estruturais, estamos superando uma crise econômica sem precedentes. Estamos resgatando o equilíbrio fiscal e, com ele, a credibilidade da economia. Voltamos a gerar empregos. Recobramos …

Continue lendo... »

Marxismo x Interseccionalidade

A crise do capitalismo deu vazão a um sentimento de questionamento e a movimentos de massa por todo o mundo. Dos Indignados da Espanha ao movimento da praça Syntagma na Grécia, e mais recente as Nuit Debout [Noites em Claro] na França, jovens começam a agir e desafiar o sistema …

Continue lendo... »

Homossexualidade não é doença

O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho do Distrito Federal, a pedido de uma da psicóloga Rozangela Alves Justino, censurada pelo Conselho Federal de Psicologia por aplicar terapias de reversão sexual, aprovou uma liminar que abre brecha para que determinados psicólogos apliquem a “Cura Gay” em seus pacientes. Mas desde quando …

Continue lendo... »

Politizar o ódio e organizar a indignação

Nota da redação: Publicamos abaixo o texto de Pedro Soares. Pedro é secundarista, militante do PSOL no Rio de Janeiro e simpatizante da Esquerda Marxista. O ódio é o ponto principal dos sentimentos das massas em relação à política. Ódio dos políticos corruptos e dos grandes empresários corruptores. Ódio de …

Continue lendo... »

Como responder à tragédia ruralista na Amazônia

O país no mundo em que a média chega a 4 mortes por semana de pessoas que resistem contra devastação do meio ambiente é o Brasil, sendo que 9 em cada 10 ativistas da causa ambiental assassinados estão na Amazônia. Desde 2015, 132 pessoas foram mortas no Brasil por combater …

Continue lendo... »

O Fim da Ciência

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) foi fundado em janeiro de 1949 por renomados cientistas brasileiros. Posteriormente, foi incorporado ao CNPQ. E neste mês de agosto de 2017 o CBPF publica um editorial em sua página web: “Ciência do Brasil pode estar perto da meia-noite”. O texto curto e direto …

Continue lendo... »

Economia no ponto zero

As explicações econômicas para o aumento no valor do imposto sobre combustíveis são por si incapazes de chegar ao fundo do que está por trás do decreto de Michel Temer. Se Temer tomou posse com a ilusão de que poderia fazer as “reformas”, a realidade caiu em cima de sua …

Continue lendo... »

A condenação de Lula na Lava Jato

A operação Lava Jato promove mais um capítulo de seu espetáculo: a condenação de Lula por Sérgio Moro. Como a Esquerda Marxista já analisou em outros textos, a Lava Jato é uma operação guiada por interesses da classe dominante. Seu objetivo político central é promover uma “faxina” e a renovação …

Continue lendo... »