Livros

Partidos de esquerda, “democracia” e a execução de Marielle

Frente à podridão escancarada do Estado burguês, que recentemente expressou de modo voraz suas entranhas corroídas com a execução de Marielle, mais uma vez desmoronam as ilusões das massas da classe trabalhadora nas instituições burguesas (sistema político, Poder Judiciário, Polícia Militar e Civil etc.) Apesar de representar uma oportunidade gigantesca …

Continue lendo... »

Quando a repressão não basta? Intervenção!

A intervenção federal por meios militares no Rio de Janeiro continua liberando sua cortina de fumaça para as contradições sociais, com apoio da grande mídia monopolizada. Assim como a classe dominante de uma época não consegue pensar em soluções para conflitos sociais que possam ameaçar no futuro o seu próprio …

Continue lendo... »

Um ano que abalou o mundo: 1968 no continente americano

Ao longo da história, certos acontecimentos abalam as estruturas das ordens vigentes de forma mais violenta que outros, a ponto de tornarem-se verdadeiros epicentros de terremotos políticos e sociais que se estendem por todo o mundo. Esta poderia ser uma definição breve e precisa do que foi o ano de …

Continue lendo... »

Plataforma das pré-candidaturas da Esquerda Marxista

A instabilidade política corre o mundo, fruto da crise do regime capitalista. Partidos tradicionais caem no descrédito, governos se enfrentam com forte oposição popular, a burguesia está dividida e a classe trabalhadora dá seguidas demonstrações de disposição de luta, apesar do bloqueio das direções reformistas e conciliadoras. Tudo isso se …

Continue lendo... »

Eleições 2018: A crise e o impasse da burguesia

As candidaturas da direita, com exceção de Bolsonaro (PSL), não empolgam ninguém. A burguesia está atônita e seus funcionários (a chamada “classe política”) mais ainda. Afinal, as lições da França, da Inglaterra e principalmente da Itália, ecoam nos seus cérebros de toucinho. Os políticos tradicionais, confiáveis, foram varridos e sobram …

Continue lendo... »

Uma justiça podre

Um dia um PM negro veio embaçar E disse pra eu me pôr no meu lugar (Racionais, Capitulo 4, Versículo 3) O juiz Sérgio Moro decretou a prisão de Lula, um dia após o STF negar o Habeas Corpus pedido pela defesa. Os advogados de Lula argumentam, com razão, que …

Continue lendo... »

Marielle Franco: Um rito fúnebre

I GUARDA Então vou falar! O morto… alguém há pouco o sepultou e foi-se embora; apenas pôs alguma terra seca recobrindo as carnes e praticou deveres outros de piedade CREONTE Que dizes? Quem? Que homem se atreveu a tanto? (Antígona de Sófocles, versos 281 a 285) Antígona não se dobrou …

Continue lendo... »

O petismo e o falseamento da realidade

Friedrich Engels já reiterava em algumas citações que não seria possível apreendermos todas as determinações do real e, na carta para Joseph Bloch em 21-22 de Setembro de 1890, ele afirmou: “As condições econômicas são a infraestrutura, a base, mas vários outros vetores da superestrutura (formas políticas da luta de …

Continue lendo... »

Notas sobre a dramaticidade conjuntural (Parte 2)

A entrevista de Lula a Mônica Bergamo para a Folha de São Paulo escancara as suas intenções, confirma as teses que levantamos na parte 1 deste texto. O principal líder petista mostrou que está realmente disposto a fazer de tudo para voltar a conciliar com a burguesia e com isso …

Continue lendo... »