Livros

Economia no ponto zero

As explicações econômicas para o aumento no valor do imposto sobre combustíveis são por si incapazes de chegar ao fundo do que está por trás do decreto de Michel Temer. Se Temer tomou posse com a ilusão de que poderia fazer as “reformas”, a realidade caiu em cima de sua …

Continue lendo... »

A condenação de Lula na Lava Jato

A operação Lava Jato promove mais um capítulo de seu espetáculo: a condenação de Lula por Sérgio Moro. Como a Esquerda Marxista já analisou em outros textos, a Lava Jato é uma operação guiada por interesses da classe dominante. Seu objetivo político central é promover uma “faxina” e a renovação …

Continue lendo... »

A Amazônia e a viagem de Temer à Rússia e Noruega

Michel Temer sem nada a perder porque já atingiu o fundo do poço viajou a Russia e Noruega. Foi determinado a mostrar algum controle sobre a estabilidade da economia ao mercado mundial que duvida sobre seu futuro. Enquanto no Brasil a burguesia se pergunta até que ponto vale a pena …

Continue lendo... »

Observações a caminho da universidade

Nota da edição: Publicamos o artigo do companheiro Dan Alves, do RJ, de denúncia sobre o transporte público e sobre a situação na universidade. Temos acordo de que a saída para mudar a realidade passa pela organização e acreditamos que seu texto ajuda jovens e trabalhadores nesse sentido. Ônibus 739 …

Continue lendo... »

Uma extraordinária adaptação no Congresso da CUT

A direção da CUT chama um “congresso extraordinário” em 2017 com o lema de “100 anos da primeira greve geral do Brasil”. O texto base divulgado, por sua vez, esquece os eventos de 100 anos. É, na verdade, uma adaptação da política socialdemocrata de conciliação de classes para o momento …

Continue lendo... »

A tática Black Bloc e o movimento operário

A grande imprensa utilizou as ações de pequenos grupos no ato em Brasília de 24 de maio para tentar justificar a brutal repressão policial ocorrida, enquanto as centrais sindicais que dirigiam o movimento disseram que não tinham relação com essas ações e indicavam as forças de repressão para coibir tais …

Continue lendo... »

Burguesia dividida. É hora de avançar!

O governo Temer tenta se segurar propagandeando avanços na economia e acelerando a aprovação dos ataques à classe trabalhadora. Ontem sua base no Senado conseguiu aprovar na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) o relatório da Reforma Trabalhista. O intuito é mostrar que este governo sem base social ainda tem alguma …

Continue lendo... »