Livros

Lula, eleições e luta de classes em 2018

O ano mal começou e grandes mobilizações populares tomaram o Irã. Manifestações que começaram com reivindicações econômicas passaram a se contrapor ao reacionário regime islâmico. Na Tunísia, jovens têm ido às ruas por emprego e contra as medidas de austeridade impostas pelo FMI. Esses dois casos relembram, uma vez mais, …

Continue lendo... »

A intimidação como prática política

O Presidente do PSDB de SP, deputado Pedro Tobias da cidade de Bauru, ingressou com processo judicial contra o ferroviário e presidente do PSOL Bauru, o ex-vereador Roque José Ferreira. Em sua ação por danos morais, o deputado Pedro Tobias alega que Roque José Ferreira ao exercer seu direito de …

Continue lendo... »

Movimento LGBT: Libertação e Revolução

Nos anos recentes, a luta contra a opressão de gênero e a discriminação com base na orientação sexual evoluiu para movimentos de massa em muitos países. Temos visto protestos em larga escala expressando descontentamento e revolta – acumulados por anos e décadas – contra a interferência exasperante de um sistema …

Continue lendo... »

A situação política e o Congresso do PSOL

O governo Temer e o podre Congresso Nacional aprovam duros ataques contra a classe trabalhadora. As direções conciliadoras do movimento bloqueiam a resistência da base. Ao mesmo tempo, sob a superfície, o que existe é indignação, ódio ao sistema e disposição de luta. A situação política nacional está em sintonia …

Continue lendo... »

Revolução Russa e a educação: a contribuição de Krupskaya

Neste texto apresentamos breve resenha do livro publicado no início de 2017 pela Editora Expressão Popular (1). Neste livro, Luiz de Carlos Freitas e Resoli Salete Caldart organizam textos da revolucionária russa Nadezhda Krupskaya de 1896 a 1938, culminando em um riquíssimo material com respeito aos debates antes, durante e …

Continue lendo... »

Defender a Revolução Russa e suas lições para a atualidade

Cem anos após a Revolução Russa, a burguesia tenta distorcer o seu legado, ligando a reação stalinista como consequência direta da conquista do poder pela classe trabalhadora. Alguns dizem que tudo não passou de um golpe organizado por um pequeno grupo liderado por um ditador (Lenin), enquanto diferentes organizações de …

Continue lendo... »

Seminário sobre Liberdade e Independência Sindical

Joinville-SC, de 24 a 26 de novembro de 2017 Inscrições até 10/11/2017 A Esquerda Marxista convida para o Seminário sobre Liberdade e Independência Sindical cujo objetivo é estudar e clarificar a atual situação no meio sindical, assim como a necessidade de clarificar a atuação revolucionária dos comunistas nos sindicatos. O …

Continue lendo... »

Crise no sistema. Novas explosões no horizonte

Michel Temer, em discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU na última terça-feira (19/9), tentou apresentar um quadro positivo da situação brasileira: “Com reformas estruturais, estamos superando uma crise econômica sem precedentes. Estamos resgatando o equilíbrio fiscal e, com ele, a credibilidade da economia. Voltamos a gerar empregos. Recobramos …

Continue lendo... »

Marxismo x Interseccionalidade

A crise do capitalismo deu vazão a um sentimento de questionamento e a movimentos de massa por todo o mundo. Dos Indignados da Espanha ao movimento da praça Syntagma na Grécia, e mais recente as Nuit Debout [Noites em Claro] na França, jovens começam a agir e desafiar o sistema …

Continue lendo... »

Homossexualidade não é doença

O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho do Distrito Federal, a pedido de uma da psicóloga Rozangela Alves Justino, censurada pelo Conselho Federal de Psicologia por aplicar terapias de reversão sexual, aprovou uma liminar que abre brecha para que determinados psicólogos apliquem a “Cura Gay” em seus pacientes. Mas desde quando …

Continue lendo... »

Politizar o ódio e organizar a indignação

Nota da redação: Publicamos abaixo o texto de Pedro Soares. Pedro é secundarista, militante do PSOL no Rio de Janeiro e simpatizante da Esquerda Marxista. O ódio é o ponto principal dos sentimentos das massas em relação à política. Ódio dos políticos corruptos e dos grandes empresários corruptores. Ódio de …

Continue lendo... »