Início / Política Nacional e Internacional | Ver Mais

Política Nacional e Internacional | Ver Mais

O reformismo e a revolução

Os governos e as derrotas eleitorais da “esquerda” As eleições na Suécia, realizadas no dia 9 de setembro, mostraram um recuo da socialdemocracia e um avanço da extrema direita. Se olharmos bem o mapa europeu, isso aconteceu em quase todos os países. Nos únicos lugares em que houve uma reação …

Continue lendo... »

A melhor forma de combater Bolsonaro (Parte 1)

A moral deles e a nossa A postura dos marxistas não é a de combater Bolsonaro usando a moral burguesa. A nossa moral reflete os interesses do conjunto da classe trabalhadora e nosso combate expressa a forma mais resoluta desse combate. É desse ponto que devemos partir. O tipo de …

Continue lendo... »

O passado, o presente e o futuro

Possivelmente a imagem mais marcante e triste da última semana foi a do incêndio que destruiu o prédio do Museu Nacional. Será preciso algum tempo para se ter certeza do que foi efetivamente destruído, mas já se sabe que foi atingida uma parte considerável do acervo, constituindo-se em uma gigantesca …

Continue lendo... »

Se as coisas estão tão mal, por que ainda não houve uma revolução?

O mundo marcha de forma concreta e não há nada de surpreendente sobre o atraso no processo da revolução. Os capitalistas construíram poderosas defesas. Ganharam, para a proteção do capital, partidos políticos da esquerda e dirigentes sindicais “responsáveis”.  Sem falar de jornalistas, professores universitários, advogados, economistas, bispos e outros. E, …

Continue lendo... »