Últimas Notícias

outubro, 2017

setembro, 2017

  • 27 setembro

    Esquerda Marxista debate a Internacional Comunista em Joinville

    Em comemoração ao centenário da Revolução Russa, a Esquerda Marxista em Joinville organizou quatro atividades de formação: “A Rússia Tzarista e a Revolução de 1905”, “Revolução Russa: fevereiro a outubro de 1917”, “A Revolução Traída (1921-1938)” e “A Internacional Comunista (1919-1922)”. A última atividade, sobre a Internacional Comunista, aconteceu no …

    Continue lendo... »
  • 27 setembro

    Chapa 2 é reeleita no Núcleo Curitiba Norte da APP-Sindicato

    No último dia 19 de setembro, a APP-Sindicato realizou a eleição para escolher novos dirigentes dos 29 núcleos regionais e da direção estadual. O maior sindicato do Paraná possui cerca de 70 mil filiados, sendo representante de professores e funcionários da rede estadual de ensino. Os militantes da Esquerda Marxista …

    Continue lendo... »
  • 25 setembro

    Lançamentos no Brasil do livro “Stalin” de Trotsky, com Alan Woods

    A Editora Marxista e a Editora Movimento trazem ao Brasil o último livro inédito de Leon Trotsky: a biografia de Stalin. Em 1946 foi publicada pela primeira vez uma biografia de Stalin em inglês, cuja autoria foi atribuída a Trotsky, que havia sido assassinado seis anos antes por um agente …

    Continue lendo... »
  • 22 setembro

    Crise no sistema. Novas explosões no horizonte

    Michel Temer, em discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU na última terça-feira (19/9), tentou apresentar um quadro positivo da situação brasileira: “Com reformas estruturais, estamos superando uma crise econômica sem precedentes. Estamos resgatando o equilíbrio fiscal e, com ele, a credibilidade da economia. Voltamos a gerar empregos. Recobramos …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    Marxismo x Interseccionalidade

    A crise do capitalismo deu vazão a um sentimento de questionamento e a movimentos de massa por todo o mundo. Dos Indignados da Espanha ao movimento da praça Syntagma na Grécia, e mais recente as Nuit Debout [Noites em Claro] na França, jovens começam a agir e desafiar o sistema …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    Homossexualidade não é doença

    O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho do Distrito Federal, a pedido de uma da psicóloga Rozangela Alves Justino, censurada pelo Conselho Federal de Psicologia por aplicar terapias de reversão sexual, aprovou uma liminar que abre brecha para que determinados psicólogos apliquem a “Cura Gay” em seus pacientes. Mas desde quando …

    Continue lendo... »
  • 18 setembro

    Politizar o ódio e organizar a indignação

    Nota da redação: Publicamos abaixo o texto de Pedro Soares. Pedro é secundarista, militante do PSOL no Rio de Janeiro e simpatizante da Esquerda Marxista. O ódio é o ponto principal dos sentimentos das massas em relação à política. Ódio dos políticos corruptos e dos grandes empresários corruptores. Ódio de …

    Continue lendo... »
  • 15 setembro

    Como responder à tragédia ruralista na Amazônia

    O país no mundo em que a média chega a 4 mortes por semana de pessoas que resistem contra devastação do meio ambiente é o Brasil, sendo que 9 em cada 10 ativistas da causa ambiental assassinados estão na Amazônia. Desde 2015, 132 pessoas foram mortas no Brasil por combater …

    Continue lendo... »
  • 14 setembro

    Trabalhadores do McDonald’s lutam contra os contratos de trabalho precários

    Em 4 de setembro, trabalhadores de dois restaurantes McDonald’s no Reino Unido saíram em greve em uma ação destinada a coordenar internacionalmente as lutas dos trabalhadores de fast-food. A data escolhida para as ações grevistas caiu no feriado do Dia do Trabalho nos EUA. Atos de solidariedade também ocorreram por …

    Continue lendo... »