Últimas Notícias

setembro, 2018

  • 20 setembro

    PT e PSTU: Nacionalismo ou parceria com as empresas (Parte 2)

    Mas a política de Lula contagiou mais gente. O caso da Boeing No sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos e também, oficialmente no CSP-CONLUTAS, há a exigência de que o governo impeça a venda da Embraer para a Boeing. A razão? A Boeing é uma empresa estrangeira controlada …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    O 30 de agosto no Paraná

    Um dia histórico de luta dos educadores contra os ataques à classe trabalhadora No estado do Paraná, o dia 30 de agosto tem um sentido de organização e luta dos trabalhadores em educação, pois há 30 anos o então governador, Álvaro Dias, hoje senador e candidato à presidência da república …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    Luca Cavalli-Sforza e a demolição do conceito de raças humanas

    Uma das primeiras pessoas a tentar categorizar os seres humanos em linhas de raça foi o alemão Johann Friedrich Blumenbach, em 1776. No decorrer do século 19 isso tomou corpo e toda uma linha científica se desenvolveu para tentar demonstrar a existência de raças humanas, tendo como principal expoente Joseph …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    Ciência, cultura e a barbárie capitalista

    A trágica maneira como o Museu Nacional do Rio de Janeiro foi ‘incinerado’, no dia 2 de setembro, escancara aos olhos do mundo o descaso com a cultura e a ciência por parte da burguesia e de seu Estado. Cada vez se tornam mais escassos para os jovens filhos da …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    Alemanha hoje e a luta dos marxistas

    Uma análise superficial da situação da Alemanha poderia levar a crer que o país vive uma estabilidade política e econômica. No entanto, as aparências enganam. A maior economia da Europa está em plena sintonia com as turbulências mundiais. Nas eleições de 2017, os dois partidos tradicionais sofreram perdas significativas de …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    100 anos do começo da Revolução Alemã

    Em 1918, a Alemanha viveu uma Revolução Operária.  Ao longo do século 20, a burguesia tentou a todo custo esconder e modificar a história desse evento magnífico da luta dos trabalhadores e, em especial, apagar os exemplos que dali podem ser tirados, tanto no que diz respeito à luta dos …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    Crise na Argentina e as tarefas da juventude

    A Argentina enfrenta atualmente uma de suas piores fases desde o ano de 2001. O dólar já atinge a marca de 42 pesos e as condições de vida dos argentinos têm se deteriorado rapidamente. A taxa de desemprego cresceu 9,1% só no primeiro semestre deste ano. Mauricio Macri se vê …

    Continue lendo... »
  • 12 setembro

    A prisão de Beto Richa (PSDB) e a nossa luta

    O candidato ao senado e ex-governador pelo PSDB Beto Richa foi preso na manhã desta terça-feira (11/9). O tucano é alvo de uma operação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e da Polícia Federal (PF). Junto ao ex-governador também o acompanham em sua “nova residência”, na prisão, a esposa Fernanda …

    Continue lendo... »
  • 7 setembro

    Solidariedade aos candidatos petistas Edna Dantas e Renato Almeida Freitas

    No dia 7 de setembro, durante o desfile Cívico, fomos informados da agressão e detenção sofrida pela candidata a deputada estadual pelo PT do Paraná Edna Dantas, enquanto panfletava e se manifestava pela liberdade de Lula. Na noite de domingo, dia 9, um episódio semelhante ocorreu com Renato Almeida Freitas, …

    Continue lendo... »
  • 4 setembro

    O Jornal e o Partido

    Os jornais burgueses Os petistas tem o (mau) costume de classificar a imprensa burguesa de PIG (Partido da Imprensa Golpista). É um erro teórico. Os jornais, e os burgueses em primeiro lugar, nasceram para expressar a opinião política de uma fração da sociedade. No caso da chamada “grande imprensa”, a …

    Continue lendo... »
  • 4 setembro

    Campanha em defesa dos trabalhadores em educação punidos

    A história recente de luta dos trabalhadores em educação e dos jovens paranaenses Os trabalhadores em educação e estudantes do Paraná vêm enfrentando corajosamente os ataques promovidos pelos governos federal e estadual contra a educação pública. Desde 2014 os educadores paranaenses vêm impulsionando mobilizações e greves com destaque para a …

    Continue lendo... »
  • 4 setembro

    80 Anos do Programa de Transição e sua atualidade

    “A crise atual da civilização humana é a crise da direção do proletariado”. Assim começa o documento redigido por Leon Trotsky e aprovado pelos delegados no Congresso de Fundação da IV Internacional em 1938, cujo título original é “A agonia do capitalismo e as tarefas da IV Internacional”. Relembrando: Lenin …

    Continue lendo... »
  • 4 setembro

    As Revoluções no Pós-Guerra

    Dentre os muitos escritos de Leon Trotsky, um dos que geraram mais influência e controvérsias ao longo da história, principalmente no período posterior à 2ª Guerra Mundial, foi “A Revolução Permanente”. Nesse pequeno livro, o revolucionário russo respondeu a uma das perguntas mais cruciais para os comunistas no século 20: …

    Continue lendo... »
  • 4 setembro

    O significado histórico da IV Internacional

    A IV Internacional foi fundada em 1938, numa conferência que aprovou o “Programa de Transição”. Depois da 2ª Guerra Mundial, após o assassinato de Trotsky (1940), os erros políticos levaram à destruição da IV como um organismo mundialmente centralizado. Os partidos que tinham crescido durante a 2ª Guerra, dividiram-se ou …

    Continue lendo... »
  • 4 setembro

    A campanha dos Marxistas

    Os marxistas estão em campanha com nossas candidaturas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal, todas candidaturas “contra o sistema, pela revolução socialista”. O que nos diferencia de outras candidaturas é que não guardamos nenhuma ilusão na farsa que é a democracia burguesa. …

    Continue lendo... »