Indicações de Leitura

História da Revolução Russa
Leon Trotsky

Nas suas páginas, os leitores encontrarão uma narrativa envolvente sobre a seqüência dos acontecimentos imponentes que levaram ao triunfo da primeira revolução socialista vitoriosa do século 20.

LEITURA ONLINE

O Ano I da Revolução Russa
Victor Serge

O ano I da Revolução Russa é um vibrante e engajado relato da revolução que mudou os rumos da história mundial. Os antecedentes, a luta e os conflitos revolucionários, a relação entre o Partido Bolchevique e o povo russo, a tomada de poder pelos sovietes, todos esses eventos são narrados por Serge poucos anos após terem acontecido.

LEITURA ONLINE – BREVE COMPRE

Mulher, Estado e Revolução
Wendy Goldman

A obra examina as mudanças sociais pela qual passou a sociedade soviética nas duas primeiras décadas pós-revolução, com foco nas mulheres, e na relação que estabeleceram com o Estado revolucionário.

COMPRE

Revoluções
Michael Löwy

Em um esforço inédito de compilação, Revoluções reúne os principais registros fotográficos dos processos revolucionários do final do século XIX até a segunda metade do século XX.

COMPRE

A Revolução Desfigurada
Leon Trotsky

O presente volume retrata as fases da luta de seis anos da facção dirigente na URSS contra a Oposição de Esquerda e particularmente contra Trotsky. Grande parte dele é consagrada à refutação das acusações contra o autor.

LEITURA ONLINE – BREVE COMPRE

1903 – Atas do II Congresso do POSDR

A primeira tradução para o português, e até o momento a única, com o registro integral do Segundo Congresso do Partido Operário socialdemocrata Russo (POSDR), realizado no exílio em 1903, em dois volumes.

VOLUME I – COMPRE VOLUME II – COMPRE PACOTE I E II – COMPRE

Esquerdismo – A Doença Infantil do Comunismo
Vladimir I. Lenin

Esquerdismo: doença infantil do comunismo, escrito e publicado em 1920, foi o último livro de V. I. Lenin. O título empreende uma crítica às correntes de esquerda na Europa com vista a consolidar uma força revolucionária que fizesse frente ao poder burguês e levasse ao triunfo a revolução em cada país.

LEITURA ONLINE – BREVE COMPRE

Três Concepções Sobre a Revolução Russa
Leon Trotsky

Este Livro cobra toda sua atualidade, toda sua importância política e teórica, especialmente no quadro político em que tendem a renascer ilusões com processos de “socialismo com empresários” como na Venezuela e todas as modalidades de governos de colaboração de classes.

LEITURA ONLINE – BREVE COMPRE

Trotski e a Luta das Mulheres
Leon Trotsky

Uma compilação de textos do revolucionário russo Leon Trotski em torno do tema da luta revolucionária contra a opressão às mulheres. Praticamente temos aqui uma antologia de todos os textos disponíveis de Trotski sobre o tema da luta das mulheres, incluindo também um texto seu inédito no Brasil.

LEITURA ONLINE – BREVE COMPRE

Últimos Escritos e Diários das Secretárias
Vladimir I. Lenin

Uma coletânea de cartas e artigos redigidos por Lenin entre setembro de 1921 e março de 1922, ou seja, nos seus 18 últimos meses de atividade política. A temática mais geral da coletânea, presente em praticamente todos os materiais reunidos, é a luta de Lenin contra a burocratização do Estado soviético e do Partido Bolchevique.

LEITURA ONLINE – BREVE COMPRE

EM BREVE NOVAS INDICAÇÕES!