Publicações Recentes

setembro, 2018

  • 20 setembro

    Alemanha hoje e a luta dos marxistas

    Uma análise superficial da situação da Alemanha poderia levar a crer que o país vive uma estabilidade política e econômica. No entanto, as aparências enganam. A maior economia da Europa está em plena sintonia com as turbulências mundiais. Nas eleições de 2017, os dois partidos tradicionais sofreram perdas significativas de …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    100 anos do começo da Revolução Alemã

    Em 1918, a Alemanha viveu uma Revolução Operária.  Ao longo do século 20, a burguesia tentou a todo custo esconder e modificar a história desse evento magnífico da luta dos trabalhadores e, em especial, apagar os exemplos que dali podem ser tirados, tanto no que diz respeito à luta dos …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    Crise na Argentina e as tarefas da juventude

    A Argentina enfrenta atualmente uma de suas piores fases desde o ano de 2001. O dólar já atinge a marca de 42 pesos e as condições de vida dos argentinos têm se deteriorado rapidamente. A taxa de desemprego cresceu 9,1% só no primeiro semestre deste ano. Mauricio Macri se vê …

    Continue lendo... »
  • 12 setembro

    A prisão de Beto Richa (PSDB) e a nossa luta

    O candidato ao senado e ex-governador pelo PSDB Beto Richa foi preso na manhã desta terça-feira (11/9). O tucano é alvo de uma operação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) e da Polícia Federal (PF). Junto ao ex-governador também o acompanham em sua “nova residência”, na prisão, a esposa Fernanda …

    Continue lendo... »
  • 4 setembro

    O Jornal e o Partido

    Os jornais burgueses Os petistas tem o (mau) costume de classificar a imprensa burguesa de PIG (Partido da Imprensa Golpista). É um erro teórico. Os jornais, e os burgueses em primeiro lugar, nasceram para expressar a opinião política de uma fração da sociedade. No caso da chamada “grande imprensa”, a …

    Continue lendo... »
  • 4 setembro

    Campanha em defesa dos trabalhadores em educação punidos

    A história recente de luta dos trabalhadores em educação e dos jovens paranaenses Os trabalhadores em educação e estudantes do Paraná vêm enfrentando corajosamente os ataques promovidos pelos governos federal e estadual contra a educação pública. Desde 2014 os educadores paranaenses vêm impulsionando mobilizações e greves com destaque para a …

    Continue lendo... »
  • 4 setembro

    80 Anos do Programa de Transição e sua atualidade

    “A crise atual da civilização humana é a crise da direção do proletariado”. Assim começa o documento redigido por Leon Trotsky e aprovado pelos delegados no Congresso de Fundação da IV Internacional em 1938, cujo título original é “A agonia do capitalismo e as tarefas da IV Internacional”. Relembrando: Lenin …

    Continue lendo... »
  • 4 setembro

    As Revoluções no Pós-Guerra

    Dentre os muitos escritos de Leon Trotsky, um dos que geraram mais influência e controvérsias ao longo da história, principalmente no período posterior à 2ª Guerra Mundial, foi “A Revolução Permanente”. Nesse pequeno livro, o revolucionário russo respondeu a uma das perguntas mais cruciais para os comunistas no século 20: …

    Continue lendo... »
  • 4 setembro

    O significado histórico da IV Internacional

    A IV Internacional foi fundada em 1938, numa conferência que aprovou o “Programa de Transição”. Depois da 2ª Guerra Mundial, após o assassinato de Trotsky (1940), os erros políticos levaram à destruição da IV como um organismo mundialmente centralizado. Os partidos que tinham crescido durante a 2ª Guerra, dividiram-se ou …

    Continue lendo... »
  • 4 setembro

    A campanha dos Marxistas

    Os marxistas estão em campanha com nossas candidaturas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal, todas candidaturas “contra o sistema, pela revolução socialista”. O que nos diferencia de outras candidaturas é que não guardamos nenhuma ilusão na farsa que é a democracia burguesa. …

    Continue lendo... »
  • 4 setembro

    Venezuela: Pode a reforma da moeda resolver os problemas da revolução?

    No dia 20/08 o governo de Nicolás Maduro na Venezuela anunciou um pacote de medidas, segundo o governo, para conter a inflação. O  pacote, que ficou conhecido como ‘Madurazo’, traz várias medidas e entre elas estão a reforma monetária, reforma do câmbio, aumento da gasolina e mudanças no salário mínimo. …

    Continue lendo... »
  • 4 setembro

    PT e PSTU: Nacionalismo ou parceria com as empresas (Parte 1)

    Há muito a maioria dos dirigentes sindicais entrou no caminho de coadministrar as empresas, especialmente as multinacionais. Os metalúrgicos de São Bernardo são um exemplo, mas não estão sozinhos. Sua pauta, em geral, está tomada por reivindicações dirigidas aos governos para que melhorem as condições da empresa competir no mercado …

    Continue lendo... »
  • 4 setembro

    O papel do Banco Mundial na destruição da educação pública e gratuita

    O Banco Mundial irá emprestar ao governo brasileiro cerca de 250 milhões de dólares para implementar a Reforma do Ensino nas escolas até o ano de 2022. O projeto de implementação começara já em 2019, inicialmente em 270 escolas, podendo chegar a mil até o final do mesmo ano. De …

    Continue lendo... »
  • 3 setembro

    Mantendo a internacional viva: uma história da Quarta Internacional

    A luta para acabar com o capitalismo e plantar as sementes do socialismo tem sido sempre uma tarefa internacional. Não foi por sentimentalismo que Marx e Engels proclamaram “Trabalhadores do mundo, uni-vos!”. O capitalismo é um sistema econômico internacional, portanto a luta contra ele precisa ser internacional. Embora para todos …

    Continue lendo... »

agosto, 2018

  • 28 agosto

    1936: A batalha de Cable Street

    O dia 4 de outubro marca o aniversário da Batalha de Cable Street, um evento importante em que a classe trabalhadora de Londres se uniu para dar um golpe decisivo contra a ameaça do fascismo britânico. Neste artigo nós comemoramos a brava posição daqueles trabalhadores que combateram os fascistas enquanto …

    Continue lendo... »