Publicações Recentes

novembro, 2017

  • 7 novembro

    O papel da juventude na construção do Partido Bolchevique

    “‘Lênin está rodeado de garotos’, os liquidacionistas costumavam dizer com desprezo. Mas, precisamente naquilo, Lênin via a grande vantagem do seu partido. A revolução, assim como a guerra, coloca necessariamente a principal parte de seu fardo sobre os ombros da juventude. O partido socialista que for incapaz de atrair a …

    Continue lendo... »
  • 1 novembro

    Revolução Russa e a educação: a contribuição de Krupskaya

    Neste texto apresentamos breve resenha do livro publicado no início de 2017 pela Editora Expressão Popular (1). Neste livro, Luiz de Carlos Freitas e Resoli Salete Caldart organizam textos da revolucionária russa Nadezhda Krupskaya de 1896 a 1938, culminando em um riquíssimo material com respeito aos debates antes, durante e …

    Continue lendo... »

outubro, 2017

  • 30 outubro

    A Catalunha na encruzilhada espanhola e o “Movimento Sul É o Meu País”: distinções e tarefas

    Dia 1º de outubro de 2017, bem mais de dois milhões de habitantes da Comunidade Autônoma da Catalunha fizeram enormes filas e resistiram à brutal e desproporcional repressão para exercerem seu direito democrático, votando no referendo acerca da independência dessa região da Espanha. Deixe seu comentário

    Continue lendo... »
  • 25 outubro

    Impacto da Revolução Russa no Brasil

    Há 100 anos a “Conflagração” e a Revolução Russa atingiam o Brasil. A 1ª Guerra Mundial iniciada em 28 de julho de 1914 foi o fruto direto de uma tentativa de redivisão do mercado mundial pelas grandes potencias imperialistas europeias. A poderosa Grã-Bretanha que dominava os mares e terras incontáveis …

    Continue lendo... »
  • 20 outubro

    Defender a Revolução Russa e suas lições para a atualidade

    Cem anos após a Revolução Russa, a burguesia tenta distorcer o seu legado, ligando a reação stalinista como consequência direta da conquista do poder pela classe trabalhadora. Alguns dizem que tudo não passou de um golpe organizado por um pequeno grupo liderado por um ditador (Lenin), enquanto diferentes organizações de …

    Continue lendo... »
  • 17 outubro

    Seminário sobre Liberdade e Independência Sindical

    Joinville-SC, de 24 a 26 de novembro de 2017 Inscrições até 10/11/2017 A Esquerda Marxista convida para o Seminário sobre Liberdade e Independência Sindical cujo objetivo é estudar e clarificar a atual situação no meio sindical, assim como a necessidade de clarificar a atuação revolucionária dos comunistas nos sindicatos. O …

    Continue lendo... »
  • 13 outubro

    O que podemos aprender com a greve dos servidores de Joinville?

    Trabalhadores paralisaram por condições de trabalho e solidariedade. Foto: Francine Hellmann

    Os servidores municipais de Joinville, em Santa Catarina, fizeram, entre os dias 2 e 4 de outubro, uma greve por condições de trabalho. Ela durou três dias e contou com a adesão de aproximadamente 1,5 mil trabalhadores. Esta não foi uma grande paralisação em número de participantes nem em tempo. …

    Continue lendo... »
  • 12 outubro

    Lições dos quatro primeiros congressos da Internacional Comunista

    Discutiremos aqui os quatro primeiros congressos da Internacional Comunista (IC), ainda dirigidos por Lenin e Trotsky e ainda não burocratizados em consequência da contrarrevolução estalinista. Assim, discutiremos um dos períodos de maior riqueza teórica e prática para o desenvolvimento de uma prática revolucionária genuinamente comunista em nível mundial, de 1919 …

    Continue lendo... »
  • 10 outubro

    Por que os trabalhadores devem repudiar o PLS 116/17, que prevê a demissão de servidores?

    No dia 4 de outubro de 2017, foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Congresso Nacional o Projeto de Lei do Senado (PLS) 116/17, de autoria de Lasier Martins (PSD), um substituto ao projeto da senadora Maria do Carmo Alves (DEM), ambos prevendo a demissão de servidores públicos …

    Continue lendo... »
  • 4 outubro

    Defendendo a teoria, ou a ignorância nunca ajudou ninguém

    Em 1846, Weitling queixou-se de que Marx e Engels escreveram apenas “intelectualidades” sobre assuntos obscuros de nenhum interesse aos trabalhadores. A resposta de Marx, com as seguintes palavras, foi colérica: “A ignorância nunca ajudou ninguém”. Sua resposta continua ainda válida. A publicação da série The Class Struggle in the Roman …

    Continue lendo... »
  • 3 outubro

    A revolução que ainda borbulha sobre a evolução humana

    Em Arqueologia, as novas evidências e as suas explicações resultantes vêm confirmar tudo aquilo que os marxistas já sabiam há muito tempo ao explicar a correspondência do materialismo dialético com o mundo natural. A evolução tem sido um assunto de interesse dos marxistas desde sempre. Engels escreveu bastante sobre esse …

    Continue lendo... »

setembro, 2017

  • 22 setembro

    Crise no sistema. Novas explosões no horizonte

    Michel Temer, em discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU na última terça-feira (19/9), tentou apresentar um quadro positivo da situação brasileira: “Com reformas estruturais, estamos superando uma crise econômica sem precedentes. Estamos resgatando o equilíbrio fiscal e, com ele, a credibilidade da economia. Voltamos a gerar empregos. Recobramos …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    Marxismo x Interseccionalidade

    A crise do capitalismo deu vazão a um sentimento de questionamento e a movimentos de massa por todo o mundo. Dos Indignados da Espanha ao movimento da praça Syntagma na Grécia, e mais recente as Nuit Debout [Noites em Claro] na França, jovens começam a agir e desafiar o sistema …

    Continue lendo... »
  • 20 setembro

    Homossexualidade não é doença

    O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho do Distrito Federal, a pedido de uma da psicóloga Rozangela Alves Justino, censurada pelo Conselho Federal de Psicologia por aplicar terapias de reversão sexual, aprovou uma liminar que abre brecha para que determinados psicólogos apliquem a “Cura Gay” em seus pacientes. Mas desde quando …

    Continue lendo... »
  • 19 setembro

    Sapiens, uma breve história de mistificações (Parte 2)

    De Hegel a Marx, do Espírito ao Materialismo Histórico Marx e Engels escreveram no Manifesto Comunista que a história é a história da luta de classes. Os historiadores e filósofos capitalistas, assim como os revisionistas do marxismo, pretendem traduzir isso como se a história fosse a luta pelo domínio econômico. …

    Continue lendo... »