Publicações Recentes

maio, 2018

  • 18 maio

    França: um convite à greve 50 anos depois

    Em maio de 1968, o mundo assistiu a uma série de eventos onde a classe operária e a juventude perturbaram a ordem capitalista. Essas mobilizações se gestaram abaixo do nariz de toda a burguesia, dos stalinistas e também dos sectários da esquerda. Quando se assustaram, milhões de trabalhadores e estudantes …

    Continue lendo... »
  • 18 maio

    Primavera de Praga: a Tchecoslovaquia se levanta contra o stalinismo

    O ano de 1968, sempre que nos vem à mente, é imediatamente associado com as grandes greves e barricadas nas ruas de Paris, a passeata dos cem mil contra a ditadura militar no Brasil ou as grandes mobilizações contra a Guerra do Vietnã nos EUA. Muitos se esquecem de que, …

    Continue lendo... »
  • 18 maio

    Escola de formação e 6º Congresso Nacional da Esquerda Marxista

    Um vitorioso Congresso que avança na preparação da organização revolucionária para os combates do próximo período A Esquerda Marxista (EM), seção brasileira da Corrente Marxista Internacional (CMI), realizou sua Escola Nacional de formação nos dias 28 e 29 de abril, sucedida pelo Congresso da EM, cuja abertura ocorreu no dia …

    Continue lendo... »
  • 18 maio

    As revoltas conquistaram a abolição, a revolução conquistará a emancipação

    Aprendemos nos bancos escolares que a Lei Áurea que aboliu a escravatura teria sido um gesto de caridade da Princesa Isabel. Essa narrativa histórica organizada intencionalmente pela classe dominante sequestrou as lutas e revoltas dos negros em mais de 300 anos de escravidão que construíram os caminhos para o vigoroso …

    Continue lendo... »
  • 17 maio

    Pela manutenção e por investimentos no Sistema Único de Saúde

    No dia 10 de abril, aconteceu em Brasília o 1º Fórum Brasil. Organizado pela Federação Brasileira de Planos de Saúde (Febraplan), o evento teve como tema a substituição do atual Sistema Único de Saúde (SUS) pelo “Novo Sistema Nacional de Saúde”. Longe de ser inovadora, essa proposta tem o objetivo …

    Continue lendo... »
  • 16 maio

    Por que lutar pelo Fim da Polícia Militar?

    No dia 14 de março, a vereadora do PSOL-RJ Marielle Franco e o motorista Anderson Pedro Mathias Gomes são executados. No dia 15, menos de 24 horas depois, as ruas do país estão tomadas por manifestações. Três palavras de ordem dão o tom da situação: “Marielle, presente!”; “Fora Temer!”; e …

    Continue lendo... »
  • 5 maio

    Karl Marx: o homem, o pensador, o revolucionário

    Os filósofos apenas interpretaram o mundo de diferentes maneiras; o que importa é transformá-lo. (Karl Marx, Teses sobre Feuerbach) Há 200 anos, em 5 de maio de 1818, na cidade alemã de Trier, nasceu uma das maiores figuras da história humana. Dois séculos depois, a despeito de todos os ataques …

    Continue lendo... »

abril, 2018

  • 26 abril

    “Frente democrática” ou Frente Única?

    No dia 18 de abril foi lançado o “Manifesto pela democracia, soberania nacional e direitos do povo brasileiro”, subscrito por seis partidos (PT, PCdoB, PSB, PDT, PSOL e PCB). Em fevereiro, as fundações dos mesmos partidos, exceto PCB, já haviam lançado um documento muito semelhante ao atual. O manifesto mais …

    Continue lendo... »
  • 26 abril

    Quando os suspeitos são os investigadores

    Prossegue a investigação da Polícia Civil sobre a execução da vereadora Marielle Franco (PSOL – RJ) e do motorista Anderson Gomes. Neste mês de abril o ministro da Segurança Pública, Raul Jugmann, foi a público explicitar que as investigações rumam para culpar as milícias. Uma série de ações policiais e …

    Continue lendo... »
  • 26 abril

    Lições das greves operárias no Brasil de 1978 a 1980

    Em 1978 a classe operária brasileira, protagonizada pelos metalúrgicos do ABC e Diadema, expressou um salto qualitativo na luta contra a estrutura sindical varguista e a Ditadura Militar. Essa estrutura, vigente até hoje na maioria dos sindicatos brasileiros, originou-se com Vargas e a CLT e se caracteriza essencialmente pelas cobranças …

    Continue lendo... »
  • 26 abril

    A decisão do STF (segunda turma) e as manobras judiciais

    O PT já decidiu o que fazer: Entrou em campanha de filiação ao Partido e a nota do seu Diretório Nacional termina com as palavras de ordem: Lula é inocente, Lula livre, Lula presidente. Os marxistas já explicaram a diferença entre o Lula de 1978 e o Lula de hoje, …

    Continue lendo... »
  • 26 abril

    130 anos depois do fim da escravidão

    Negros e capitalismo no Brasil Numa folha de papel uma aristocrata assinava a libertação de todos os afrodescendentes da escravidão, dizendo que o pacto social seguinte não estaria mais marcado por esse modo de exploração, mas pela escravidão assalariada. Nesse tipo de dominação a mercadoria não é mais o próprio …

    Continue lendo... »
  • 26 abril

    A rebelião dos negros arrancou a abolição no 13 de Maio

    A escravidão negra no Brasil foi impulsionada por duas explorações econômicas: primeiro a indústria do açúcar no Nordeste (o termo escravo é uma corruptela de eslavo, já que os escravos utilizados originalmente na indústria do açúcar no Mediterrâneo provinham deste povo. A sua generalização deveu-se à expansão da indústria para …

    Continue lendo... »
  • 26 abril

    O instrumento que faltou à greve geral de 1918 no Rio de Janeiro

    Em 2018 completam 100 anos da insurreição liderada pelos anarquistas em novembro de 1918 no Rio de Janeiro durante uma greve geral. Naquele momento o mundo estava balançado pela Primeira Grande Guerra Imperialista, pela Revolução Russa de Fevereiro de 1917 derrubou a monarquia russa e pela Revolução Bolchevique de Outubro. …

    Continue lendo... »
  • 26 abril

    Maio de 1968 na França: revolta no coração do capitalismo

    No início do ano de 1968, a burguesia francesa respirava uma calmaria ímpar. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a possibilidade de novos conflitos armados entre os estados europeus era nula, e as tensões entre americanos e soviéticos na cortina de ferro não passaram disso. Internamente, os serviços públicos …

    Continue lendo... »