Sintrasem se manterá filiado à CUT!

Publicamos anteriormente um artigo explicando a preparação do congresso do sintrasem. Aqui estão os resultados.

Encerrou nesta última sexta-feira o 7º Congresso do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público de Florianópolis (Sintrasem).

Como a nova diretoria do sindicato é formada por representantes do PSTU, PSOL e PCdoB, a principal discussão do congresso estava pautada na desfiliação da CUT. No final da quinta-feira, ao perceberem que não tinham a maioria no Congresso, tentaram uma proposta “mais amena”, como diziam nossos contatos: não desfiliar da CUT, mas autorização para mandar “ouvintes/aprendizes” para outras centrais sindicais.

A resolução da diretoria dizia: “… também oportunizará a estrutura necessária para que militantes da base, que tenham interesse, possam acompanhar outros espaços de debate sobre a reorganização sindical no Brasil”.

Nossa intervenção foi no sentido de que enquanto nosso sindicato está filiado à CUT, não daremos grana, de jeito algum, para outras centrais.

Nosso sentimento pode ser resumido na fala da companheira de base, Guilhermina, que é trabalhadora da limpeza pública, ao dizer “não sou muito estudada, mas me expliquem então o que quer dizer ‘também oportunizará a estrutura necessária’, se isso não é construir outras centrais sindicais? Eu acho que vocês estão manobrando? Já dissemos, não queremos outra central, queremos a CUT!”.

Com falas como esta, com muito trabalho de preparação para o congresso, conversando, explicando sem cansar nossa posição, ganhamos a votação por em torno de 60 votos, contra em torno de 40.

Nossa organização também contribuiu em outras votações importantes: plano de lutas em defesa dos direitos e do serviço público; continuidade da discussão sobre as leis raciais com novos debates e publicação de materiais prá base; pelo fim do imposto sindical (nosso sindicato já não utiliza); luta pelo socialismo.

Nos próximos dias faremos uma reunião com militantes e contatos com o objetivo de avaliar nosso trabalho no congresso, produzir um material para a base e discutir com todos nossa organização.

Deixe um comentário