Início / Artigos / Brasil / Semelhanças entre Carne Fraca e Lava Jato

Semelhanças entre Carne Fraca e Lava Jato

A operação Carne Fraca investiga 21 frigoríficos, envolvendo a acusação de pagamento de propina a servidores do Ministério da Agricultura e uma série de irregularidades sanitárias. Entre as investigadas estão duas grandes do setor, a JBS (dona das marcas Big Frango, Friboi, Maturatta, Swift e Seara) e a BRF (das marcas Sadia e Perdigão).

Os efeitos dessa operação trouxeram imediatos impactos econômicos aos frigoríficos envolvidos. Diferentes países suspenderam a importação das carnes provenientes do Brasil. Temer e Blairo Maggi (Ministro da Agricultura) estão em campanha na defesa da carne nacional.

Assim como a Operação Lava Jato, essa nova operação tem objetivos políticos e econômicos. A Lava Jato busca dar a impressão de renovação e limpeza das instituições burguesas através de uma “faxina geral” com a investigação e prisão de políticos de diferentes matizes, por outro lado, desmancha as empreiteiras vampiras brasileiras, abrindo caminho para as gigantescas empreiteiras vampiras norte-americanas e europeias. A Carne Fraca tem objetivos políticos e econômicos semelhantes.

Blogs e analistas ligados ao PT difundem a ideia da defesa das empreiteiras nacionais, ou da carne nacional. Esta é mais uma face de sua adaptação ao sistema. Os revolucionários marxistas não estão em defesa nem das empresas, nem dos políticos corruptos. Nossa contraposição à Lava Jato sempre foi contra seus objetivos burgueses e os ataques às liberdades democráticas, abrindo caminho para a criminalização e repressão do movimento operário e popular. Não temos a mínima ilusão de que o judiciário burguês e sua polícia tenham qualquer capacidade ou interesses de acabar com a corrupção, pois ela é intrínseca ao capitalismo em decadência.

O que reivindicamos, de maneira imediata, é a estatização, sob controle de seus trabalhadores, tanto das empreiteiras corruptas, quanto dos frigoríficos que burlam as regras de saúde para elevar seus lucros. Este é um passo, mas o fim da corrupção, sabemos, só com o controle democrático da classe operária sobre toda a sociedade.

Deixe seu comentário

Leia também...

Eleição no AM: abstenções, brancos e nulos ocupam o vácuo deixado pela esquerda socialista

O primeiro turno da eleição suplementar para governador do Amazonas aconteceu no último domingo (6/8) …